Na China, lançar um carro envolve enviar suas fotos para cadastro no Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação. Através desse formulário, vários modelos inéditos são revelados, e o mais recente deles é a Volvo EM90.
A minivan elétrica já havia sido confirmada pela sueca, mas sem muitos detalhes divulgados. Seu foco é justamente no mercado chinês, onde a procura por veículos do tipo, com muito luxo, vem crescendo bastante. Não é um produto tão inédito assim, porém: a EM90 é feita com base na Zeekr 009, produzida por outra marca que, assim como a Volvo, pertence à gigante chinesa Geely.
Seguindo o design geral de novos elétricos da Volvo, a EM90 se destaca pela ausência de grade frontal, com superfície branca marcada apenas por pequenos furos. Os faróis no formato do “martelo de Thor” estão mantidos, compostos por quadradinhos luminosos tal como nos EX90 e EX30.
É notável a semelhança com a Zeekr 009, incluindo formatos de janelas e colunas, maçanetas e outros apêndices da carroceria. Ambas também apostam nos pilares em preto a fim de dar efeito “flutuante” ao teto. Na traseira, assim como na frente, porém, o design escandinavo prevalece e se distancia da extravagância chinesa, com elementos luminosos discretos.
Detalhes internos não foram divulgados mas, segundo o governo chinês, a nova Volvo tem 5,2 m de comprimento, 2,0 m de largura e 1,9 m de altura, pesando 2.763 kg. São dimensões praticamente idênticas às da Zeekr, afinal de contas, não passa de um rebadge.
A EM90 terá motor elétrico traseiro de 272 cv e 35,5 kgfm, que corresponde, simplesmente, à metade da irmã. A Zeekr 009 repete esse propulsor no eixo dianteiro, dobrando sua potência e torque e oferecendo tração integral — indisponível no modelo da Volvo, ao menos inicialmente.
Dados de autonomia não foram revelados, mas serão utilizadas as poderosas baterias Qilin da CATL. Arranjos na disposição, química e gerenciamento térmico das células permitem alcance impressionante, que aqui devem exceder os 700 km.
A Volvo EM90 será apresentado junto com informações de especificações oficiais no dia 12 de novembro na China, onde será fabricada. Ainda não há planos de vendê-la em outros mercados.