A Volvo está acelerada no processo de eletrificação e também na sua aposta no mercado Chinês. A marca sueca, hoje propriedade do grupo chinês Geely, vai aproveitar essa relação com a China para lançar sua primeira minivan elétrica.
O modelo inédito em questão é a Volvo EM90, que será apresentada nos próximos meses. A estratégia é explorar a crescente busca por minivans luxuosas, especialmente na China. Ela está sendo criada com base no Zeekr 009, lançado em 2022.
É muito provável que o Volvo EM90 tenha sua própria identidade mas aproveite muito do Zeekr, que tem números bastante robustos. O modelo oferece opções de baterias de 116 kWh e 140 kWh, proporcionando uma autonomia de 701 km e 822 km. Seu par de motores sempre entrega 536 cv e 229 kgfm, permitindo acelerar de 0 a 100 em apenas 4,5 segundos, um número surpreendente para uma minivan.
Caso o EM90 ofereça números de autonomia e desempenho semelhantes ao Zeekr 009, será o carro mais potente da Volvo. A minivan da Volvo provavelmente terá capacidade para acomodar seis ou sete passageiros.
Enquanto o Zeekr já está em produção e disponível para compra apenas na China, a Volvo está se preparando para revelar a EM90 como um carro global, mas já sabendo que a China será seu maior mercado. Uma questão delicada será o preço, devido ao custo das baterias com capacidades tão grandes.
As minivans luxo vendidas hoje na Europa já têm um limite de preço bem estabelecido, o que pode tornar difícil a aceitação do novo modelo da Volvo.