A Volkswagen apresenta na CES, em Las Vegas, o seu primeiro sedã elétrico. Antecipado pelo conceito ID.Aero, agora ele já tem carroceria definitiva e um nome: VW ID.7. Com o Passat fora de linha desde 2022, caberá a este novo modelo ocupar essa lacuna.
Por pertencer à família ID., dos ID.3 e ID.4, o sedã ID.7 também é baseado na plataforma modular elétrica MEB, mas traz uma série de tecnologias e sistemas inéditos na família de carros elétricos da Volkswagen.
A camuflagem esconde elementos finais da carroceria, mas permite notar que faróis e lanternas ganharam formatos mais realistas, os retrovisores são maiores, os para-choques foram redesenhados e as rodas de liga leve são menores.
Mas a camuflagem também é uma atração do protótipo, por ser eletroluminescente e por mudar de cor, assumindo grafismos inspirados em QR codes. O carro recebeu 40 camadas de tinta com propriedades condutoras ou isolantes, permitindo que 22 áreas da carroceria se iluminem de forma independente acompanhando o sistema de som.
Na cabine, porém, não fazem mistério. Esta é a versão de produção e se destaca por ter a tela do quadro de instrumentos encravada no painel, atrás do volante, com informações repetidas no head-up display.
A central multimídia de 15 polegadas permanece com comandos deslizantes sob ela para funções de som e climatização, mas que agora são iluminados. O volante também mantém os botões sensíveis ao toque. Isso merece essa ênfase, porque são elementos muito criticados em outros carros da família ID. e que a VW já se mostrou disposta a corrigir.
Uma função diferente é a de ajustar eletronicamente, por meio da tela, a direção dos jatos do ar-condicionado, como no Porsche Panamera. O carro também é capaz de reconhecer se o motorista quer que resfrie ou aqueça o carro de acordo com o perfil do motorista, por meio da chave ou por comandos de voz.
O Volkswagen ID.7 ainda não teve todos os detalhes mecânicos revelados, mas está confirmado que o sedã já é baseado na plataforma MEB+, com maior autonomia e capaz de aceitar maior potência de recarga. Ele terá versões com um ou dois motores elétricos e a enorme bateria montada no assoalho tem autonomia estimada em mais de 700 km em ciclo WLTP simulado.
A VW também antecipou que o ID.7 tem distância entre eixos de 2.97 m, ou seja, 16,5 cm mais longo que o de um VW Passat, 2 cm maior que um Hyundai Ioniq 6, ou quase 10 cm maior que o de um Tesla Model 3.
O que é certo é que o VW ID.7 será vendido apenas na Europa, Ásia (China) e na América do Norte, com lançamento previsto para o segundo trimestre de 2023.