Uma versão esportiva para a velha Volkswagen Kombi nunca foi considerada por motivos óbvios. Porém, as gerações evoluem e uma configuração de alto desempenho já é realidade para a ID.Buzz. Ela passa por alterações visuais, ganha mais um motor e reduz os tempos de aceleração para merecer a sigla GTX, que identifica os esportivos elétricos da VW.
Por fora, a ID.Buzz GTX ganha um novo para-choque dianteiro, com grade em colmeia e nichos mais angulosos e rodas exclusivas, que são de 19 polegadas como padrão, mas podem ter 21 polegadas com pintura em preto ou acabamento diamantado. O tom de vermelho da carroceria também é exclusivo da versão esportiva e pode ser combinado com a parte superior em prata.
O interior adota a temática esportiva abusando do preto, inclusive nas colunas e no teto, combinado a detalhes em vermelho, como nos bancos e no volante. Caso o proprietário se incomode com a escuridão, porém, há um teto de vidro panorâmico disponível como opcional.
Dois motores e até sete passageiros
A ID.Buzz GTX empresta o conjunto mecânico do ID.7 GTX, que combina dois motores elétricos, um em cada eixo: o dianteiro tem 286 cv e, o traseiro, 109 cv. Juntos, eles entregam 340 cv e configuram tração integral.
Caso o comprador opte pela configuração com entre-eixos padrão (que leva até cinco pessoas em duas fileiras ou seis pessoas em três fileiras), a bateria é de 79 kWh, com recargas rápidas a até 185 kW. Para a versão de entre-eixos alongado, que leva até sete pessoas dispostas em três fileiras, a bateria é de 86 kWh, com recargas a até 200 kW.
A Volkswagen divulga que todas as versões vão de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos, algo curioso considerando os diferentes pesos de baterias e disposição de bancos. O tempo é próximo ao de um Golf GTI, que faz em 6,3 segundos, e consideravelmente menor do que na versão de entre-eixos curto, com cinco lugares e 204 cv, que faz a mesma aceleração em 10,2 segundos. A velocidade máxima é de 160 km/h.
Por ser mais potente e ter tração integral, a ID.Buzz esportiva também pode rebocar mais peso. Com entre-eixos padrão, a capacidade vai de 1.000 kg nas versões comuns para 1.800 kg na GTX, enquanto, com entre-eixos alongado, passa de 1.000 kg para 1.600 kg – ganho menor, já que o modelo é mais pesado.