VW vai abandonar sigla GTX e vender esportivos GTI elétricos
Sigla GTI identifica esportivos com tração dianteira e injeção eletrônica, mas passará a ser usada até em elétricos com tração traseira e integral
Três anos atrás a Volkswagen começou a usar a sigla “GTX” para identificar seus carros elétricos de alto desempenho, esportivos mesmo. Agora a fabricante mudará essa identificação para estender o uso da tradicional insígnia GTI também para os carros elétricos.
A sigla GTX surgiu mesmo década de 1980, em modelos como o Scirocco GTX. Depois, só voltou a ser reutilizada com o ID.4 GTX em 2021, iniciando a linha de esportivos elétricos GTX, que recentemente passou a ser integrada pelo ID.7 GTX.
A marca acredita que usar a sigla GTI em modelos elétricos não afetará em nada, ainda que tenha surgido para identificar esportivos com motor de injeção eletrônica e tração dianteira. Isso porque até elétricos com tração traseira ou integral também receberiam o sobrenome GTI. Seria resumida a uma identificação para versões esportivas, independente do conceito mecânico.
Pelo menos o Golf GTI 2029, que foi previsto pelo conceito ID.GTI do ano passado, também seria um modelo de tração dianteira, e se trata de uma evolução do anterior show car ID.2all. Porém, o GTI poderia ser um problema para os elétricos de maior porte, que necessitem de dois motores para ser justificado como um GTI.
Muito provavelmente a Volkswagen manterá a sigla GTI para esportivos de tração dianteira, e manterá o emblema R para modelos de tração integral, que além disso promete ser uma linha totalmente elétrica até 2030. A marca também afirma que os modelos já existentes nomeados como GTX não terão seus nomes alterados.