Em 2022, a Xiaomi anunciou o financiamento da startup Gongjianpai Auto Technology. Seu primeiro produto acaba de chegar e não é um smartphone, mas o SSC SC-01, um esportivo elétrico mas com características de modelos clássicos a combustão.
O SSC é um roadster de duas portas com design genérico, mas que acaba remetendo a modelos como o Lotus Elise. Ao contrário de ousadias estéticas de outros EVs, aqui projetores em leds bem menores que a moldura dos faróis, lanternas arredondas e colunas C bem inclinadas.
Em chinês, o esportivo se chama XiaoPaoChe (小跑车), que, em português, é algo como “pequeno esportivo”; daí a sigla SSC (“small sports car”, em inglês). Ele pesa apenas 1.370 kg graças ao chassi de aço tubular. Dessa forma, os 431 cv (sem torque divulgado) e a tração integral provida pelos dois motores elétricos bastam para levá-lo de 0 a 100 km/h em 3,5 s.
As baterias do SC-01 tem capacidade de 60 kWh, com autonomia declarada de 520 km e carregamento de 30% a 80% feito em 25 minutos.
As rodas de aro 18 são acompanhadas de pneus Michelin Pilot Sport Cup2. Os freios a disco têm seis pistões à frente e quatro atrás. Segundo a marca, é um conjunto superior aos do Porsche 911 GT3. A dinâmica veicular é favorecida ainda pelos amortecedores pela suspensão pushrod e coluna de direção com juntas em alumínio.
No interior, há quadro de instrumentos em LCD e volante esportivo de três raios revestido em couro. O console central não está equipado com apoio de braço, com apenas o seletor de marcha rotativo e os comandos dos vidros elétricos. No teto há painel de botões que inclui os comandos do ar-condicionado e limpador do para-brisa, sistema VL2.
O SC-01 não é equipado com central multimídia. Os bancos do esportivo são em concha e revestidos de Alcantara, de modo que sua proposta é seguida fielmente.
O preço oficial do SSC SC-01 ainda não foi revelado, porém há relatos de que ele será vendido na faixa dos US$ 41.300 —equivalentes a R$205.905. Sua chegada ao mercado chinês é prevista para o próximo ano.