Zeekr 001 muda visual e fica mais potente antes de estrear no Brasil
Com lançamento no Brasil confirmado para 2024, o elétrico Zeekr 001 recebeu atualizações tecnológicas e novidades no visual
Modelo de entrada da chinesa Zeekr, o 001 passa por sua primeira atualização visual desde o seu lançamento, há três anos, para adequar-se à nova linguagem de design da marca. Tido como um liftback, ele foi o carro elétrico mais vendido da Rússia em 2023 e se pode estrear em breve no Brasil.
O novo desenho externo do carro foi inspirado na versão esportiva, a 001 FR, e traz atualizações nos para-choques, mantendo o estilo característico da marca vista em outros modelos, mas sem modificações muito bruscas. Na dianteira, permaneceram os faróis divididos, agora com as peças inferiores mais afiladas e horizontais. As peças superiores ficam na mesma posição, com iluminação vertical.
Atrás, o 001 tem lanternas totalmente iluminadas por leds e que atravessam toda a tampa do porta-malas. De lado é possível notar um formato que foge do visto em cupês, sedãs ou hatches. Por isso a classificação como um liftback.
As dimensões do veículo também foram ligeiramente ajustadas, com um aumento de 7 mm no comprimento, chegando a 4,97 m, com uma largura de 1,99 m. A largura e a distância entre-eixos permaneceram inalteradas, em 3,00 m, enquanto a altura na posição padrão da suspensão pneumática é de 1,54 m.
No interior, as mudanças são sutis, com pequenos retoques nos detalhes, como botões tradicionais que foram substituídos por alavancas. O sistema de desbloqueio das portas foi atualizado, e elementos como as saídas do ar-condicionado e os botões do volante foram redesenhados. Há poucos botões físicos, como os posicionados acima da alavanca de câmbio, e os do volante.
A maior novidade na cabine fica para a modernização da central multimídia, que agora é equipada com um processador Snapdragon 8295 e uma tela com mais de 15 polegadas.
O Zeekr 001 mantém sua construção na plataforma SEA, com a adição de motores elétricos mais potentes. Mesmo na versão básica, a potência do motor traseiro aumentou para 422 cv, enquanto a versão de tração integral agora conta com um motor dianteiro de 367 cv, podendo atingir uma potência total combinada de 789 cv.