Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Caoa Chery Tiggo 5x usado tem tecnologia, mas câmbio requer atenção

SUV de maior sucesso do fabricante se destaca pela relação pelo bom nível de equipamentos e suspensão confortável, mas câmbio pode dar dor de cabeça

Por Fábio Black
10 jul 2024, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Com mais de cinco anos no mercado, o Tiggo 5X foi um tiro certeiro da Caoa Chery entre os SUVs compacros para cativar donos de Jeep Renegade, Honda HR-V e Hyundai Creta.

    A garantia de três anos e a produção em Anápolis (GO) colaboraram para baixar a guarda do público ainda desconfiado com os chineses. Original em estilo, a carroceria tem 4,34 metros de comprimento e os 2,63 metros entre os eixos garantem espaço para quatro adultos. O porta-malas de apenas 340 litros deixa a desejar.

    Tiggo 5
    Tiggo 5 rodou 60.000 km em nosso teste de Longa Duração (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Para embalar seus 1.424 kg foi escolhido o motor Acteco flex de 1,5 litro com turbo, que rende 150/147 cv (e/g) e 21,4 kgfm. O ponto fraco do Tiggo 5X está no hesitante câmbio DCT automatizado de dupla embreagem e seis marchas. Mesmo confuso, faz o 0 a 100 km/h em 10,6 segundos e garante consumo de 11,2 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada.

    Tiggo 5x

    Na hora de parar, uma grata surpresa: freios a disco nas quatro rodas fazem uma diferença sensível. As suspensões também merecem destaque: a dianteira McPherson segue o padrão da indústria, mas a traseira multibraço é um diferencial relevante.

    Caoa Chery Tiggo 5X T
    Mesmo na básica T, o Tiggo é bem equipado (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Dê prioridade ao Tiggo 5x TXS, que oferece airbags laterais e de cortina (seis no total), teto solar, bancos de couro com seis ajustes elétricos para o motorista, rodas aro 18 e faróis de neblina.

    Continua após a publicidade

    Mais simples, o Tiggo 5X T conta com central multimídia com tela de 9 polegadas sensível ao toque e compatível com Apple CarPlay, partida por botão, piloto automático, volante multifuncional, ar-condicionado digital, freio de estacionamento elétrico com auto hold, faróis com acendimento automático, sensor de pressão dos pneus, quadro de instrumentos digital e câmera de ré.

    Caoa Chery Tiggo 5X T

    Reestilizado, o modelo 2021 recebeu novos faróis com leds incorporados atuando como luzes de uso diurno (DRL). A central multimídia, por sua vez, finalmente recebeu a interface Android Auto. A versão TXS recebeu câmera 360o, que mostra o entorno do carro para facilitar as manobras.

    Evolução importante ocorreu na linha 2023: o Tiggo 5X ganhou o sobrenome Pro, uma atualização de estilo, um interior com duas telas no painel e câmbio CVT com alavanca tipo joystick que simula nove marchas. Também marcou a estreia da versão Pro Hybrid, um híbrido leve. O sistema adiciona 10 cv e 4,1 kgfm.

    tiggo 5x
    Na dianteira, além da nova grade, os faróis ganharam iluminação com leds (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O Tiggo 5X foi aprovado no teste de Longa Duração: motor e suspensão passaram com louvor, auxiliados pelo bom serviço da rede autorizada. O polêmico câmbio também passou no teste, mas a carroceria apresentou pontos de ferrugem devido a falhas na vedação.

    Continua após a publicidade
    Caoa Chery Tiggo 5X Pro Hybrid
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Problemas e defeitos do Caoa Chery Tiggo 5X

    Câmbio DCT: Fornecida pela Getrag, a transmissão 6DCT250 requer atenção: a tendência é de que seu comportamento errático aumente com o avanço da quilometragem.

    Acabamento: O volante costuma descascar. Os poucos pontos de fixação do acabamento interno permitem que as peças sofram torção.

    Vedação: Verifique se há alguma infiltração de pó no habitáculo: o problema costuma ocorrer nas borrachas das portas.

    Suspensão traseira: O sistema multibraço é eficiente, mas requer reaperto periódico de todos os componentes.

    FreiosPode apresentar trepidações no pedal de freio, geralmente causadas por empenamento precoce dos discos.

    Continua após a publicidade

    Recall: As unidades produzidas entre 11 de janeiro e 12 de abril de 2019 (chassis de LB000224 a LB001159)
    foram convocadas para substituição dos balancins por conta de desgaste excessivo ou do cabeçote todo em casos mais severos.

    Desmonte carroa chery tiggo 5x longa duração teste 60.000 km
    A carroceria acabou sendo a parte mais surpreendente do SUV durante o desmonte (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    Compartilhe essa matéria via:

    O que diz o proprietário do Tiggo 5X

    Nome: Graziela Barros,
    Idade: 32 anos
    Profissão: empresária
    Cidade: São José dos Campos (SP)

    O que eu adoro:

    “O nível de equipamentos é muito superior ao de fabricantes tradicionais, principalmente o teto panorâmico. Também aprecio a segurança, o espaço interno e o conforto da suspensão.”

    O que eu odeio:

    “O câmbio é muito indeciso: lento quando mais precisamos e quando desistimos de acelerar ele reduz a marcha e o giro do motor vai lá em cima. As peças são baratas, mas nem sempre disponíveis.”

    Preço médio dos Caoa Chery Tiggo 5X usados (KBB Brasil)

    Tabela Usados Tiggo5
    (Reprodução/Quatro Rodas)

    Preço das peças:

    Peças Tiggo
    (Reprodução/Quatro Rodas)

    Nós dissemos:

    Quatro Rodas 721
    (Reprodução/Quatro Rodas)

    Maio de 2019  “[…] o Tiggo 5X é um bom exemplo de que alguns chineses evoluíram. (…)  Ao entrar no Tiggo, não se sente aquele cheiro característico de plástico (compostos fenólicos) comum nos chineses e que ainda se percebe no (JAC) T50. Isso demonstra que os materiais de acabamento têm qualidade superior. (…) Neste comparativo, o Chery surpreendeu quem o dirigiu e mostrou sua superioridade em vários rankings.”

    Continua após a publicidade

    Pense também em um:

    Automóvel T-Cross, da Volkswagen, durante Teste na revista Quatro Rodas.
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    VW T-Cross  A versão Highline é a única com o motor 250 TSI, 1.4 turbo flex de 150 cv e dá um show de eficiência: 12,3 km/l na cidade, 15 km/l na estrada e 0 a 100 km/h em 9,7 s. Os mais completos contam com teto solar Sky View e painel digital. Intermediária, a versão Comfortline usa o motor 200 TSI com 115/128 cv: faz 11,7 km/l na cidade, 16,9 km/l na estrada e 0 a 100 km/h em 11,2 s. Outra vantagem está no  porta-malas de 373 litros.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou
    ou ainda

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.