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Chevrolet Trailblazer é SUV de sete lugares usado parrudo e 4×4

Utilitário esportivo derivado da S10 é ótima escolha para quem compra carro por metro, com direito a 4x4, diesel, espaço para sete e robustez

Por Felipe Bitu
Atualizado em 4 abr 2024, 09h25 - Publicado em 3 dez 2023, 16h45
Trailblazer traseira
A versatilidade da suspensão foi útil nas trilhas (Christian Castanho/Quatro Rodas)
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Pelo preço de um SUV urbano novo, dá para comprar um utilitário maior e com força de picape
Pelo preço de um SUV urbano novo, dá para comprar um utilitário maior e com força de picape (Reprodução/Quatro Rodas)

Quase tão parruda quanto uma S10 usada, a Chevrolet Trailblazer chegou no final de 2012 para satisfazer quem achava a Captiva urbana demais para um utilitário esportivo. O tradicional chassi de longarina, aliado à tração 4×4 com reduzida, trouxe a robustez para trafegar nas piores estradas.

Versões do Chevrolet Trailblazer

A versão de maior sucesso é a Trailblazer LTZ a diesel. Seu motor 2.8 turbodiesel tem 180 cv a 3.800 rpm e 47,9 mkgf a 2.000 rpm para levar com facilidade sete pessoas e toda sua bagagem. Agrada pela autonomia de 836 km, apesar do alto nível de ruído.

Chevrolet Trailblazer 2
É possível engatar a tração 4×4 a até 120 km/h e a reduzida a até 40 km/h (Reprodução/Quatro Rodas)

Para quem roda pouco, a LTZ a gasolina é melhor. Além de bem mais barata, seu V6 3.0 com comandos variáveis gera 239 cv a 6.600 rpm e 33,5 kgfm a 3.200 rpm. Apresenta um comportamento mais ágil e cativa pelo ronco esportivo, mas o consumo oscila de 4 a 8 km/l.

Chevrolet Trailblazer
Painel é quase igual ao da S10. A diferença está na adoção da cor bege na parte inferior, nas portas e na forração de couro dos bancos (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Ambas trazem freios ABS com EBD, controles de tração e estabilidade, ar digital, computador de bordo, piloto automático com comandos no volante, rodas de liga leve aro 18 com pneus 265/60 e sistema de som CD/MP3, Bluetooth e entradas auxiliares.

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Chevrolet Trailblazer
Encosto de cabeça e cinto de três pontos para todos (Marco de Bari/Quatro Rodas)

O acabamento interno apresenta plásticos de qualidade abaixo do aceitável, mas os bancos de couro claro garantem uma atmosfera sofisticada. A tração 4×4 é acionada por um botão giratório e a segurança é reforçada por airbags frontais e de cortina.

Chevrolet Trailblazer
Terceira fileira comporta dois adultos de até 1,70 metro (Marco de Bari/Quatro Rodas)
Chevrolet Trailblazer
Passageiros da segunda e terceira fileiras contam com saídas de ar dedicadas (Marco de Bari/Quatro Rodas)

O modelo 2014 trouxe o motor 2.8 turbodiesel de segunda geração, reformulado para 200 cv a 3.600 rpm e 51,0 kgfm a 2.000 rpm. Outra novidade foram os airbags laterais e o sistema multimídia MyLink com tela de 7 polegadas e câmera de ré integrada.

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Chevrolet Trailblazer
Não houve mudanças estéticas na linha 2015 (Marcelo Spatafora/Quatro Rodas)

Em 2015, foi a vez de o V6 receber injeção direta, fazendo a potência saltar para 277 cv e o torque para 35,7 kgfm. Atendendo às críticas de ruídos e desgaste de pneu, a suspensão dianteira foi recalibrada, a direção ficou mais direta e foi adotado um novo pacote de isolamento acústico.

Grande e pesado, Trailblazer convive bem com os obstáculos
SUV foi reestilizado em 2017. Grande e pesado, Trailblazer convive bem com os obstáculos (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Reestilizado, o modelo 2017 incorporou a nova identidade visual da GM, caracterizada por faróis com luzes diurnas.

Trailblazer traseira
A versatilidade da suspensão foi útil nas trilhas (Christian Castanho/Quatro Rodas)
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Suspensão e freios receberam ajustes, a direção passou a ser elétrica e o MyLink agregou o serviço OnStar e as interfaces Android Auto e Apple CarPlay.

Trailblazer interior
Reestilização garantiu painel com aspecto mais moderno (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Mais rápido e econômico, o modelo 2018 recebeu o CPA (Centrifugal Pendulum Absorber), que reduz ruído e vibrações do conjunto motor/câmbio graças a contrapesos no conversor de torque. O motor V6 a gasolina deixou de ser oferecido em 2019.

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Chevrolet Trailblazer Premier 2022
A Chevrolet Trailblazer segue à venda apenas na versão Premier 4×4 com motor 2.8 turbodiesel (Divulgação/Chevrolet)
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O SUV mudou novamente para a linha 2021, quando recebeu visual renovado e com a grade dianteira idêntica ao da S10 High Country 2021. Na ocasião, também ganhou a central MyLink III, com tela de 8 polegadas e espelhamento sem fio tanto para Apple CarPlay quanto para Android Auto, além de conexão Wi-Fi 4G. O SUV continua sendo oferecido em versão única, a Premier, com sete lugares e motor turbodiesel.

Chevrolet Trailblazer
Trailblazer: a traseira não muda desde 2012 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Fuja da raríssima versão LT com motor 2.8 turbodiesel: ela perde a terceira fileira de bancos, o revestimento interno de couro, o ar-condicionado digital e o multimídia MyLink. A versão básica vem com rodas de 16 polegadas de aço estampado e câmbio manual de seis marchas.

Problemas e defeitos do Chevrolet Trailblazer

Chevrolet Trailblazer câmbio
Mesmo sem a previsão de troca do fluido, vale a pena substituí-lo a cada 80.000 km. (Reprodução/Quatro Rodas)

Tração 4×4: O sistema não tem diferencial central, indispensável no asfalto seco. Presença de limalha no óleo dos diferenciais é indício de mau uso do sistema. O nível do fluido na caixa de transferência deve ser verificado a cada três anos ou 80.000 km.

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Motor: Baixo desempenho, marcha lenta irregular e consumo excessivo de óleo indicam anormalidade no funcionamento da válvula de recirculação dos gases (EGR). Há risco de danos na turbina e componentes do sistema de injeção mesmo a curto prazo.

Câmbio automático: Verificar nível do fluido e o funcionamento, que não deve apresentar trancos ou retenções desnecessárias. Mesmo sem a previsão de troca do fluido, vale a pena substituí-lo a cada 80.000 km.

Vibrações no volante: O empenamento dos discos de freio é comum e pode revelar a necessidade de troca. Se os discos forem novos, a vibração indica uma oscilação de média intensidade nas rodas dianteiras provocada pelo desgaste da suspensão.

Pneus : Sempre cheque-os antes da compra: um jogo de pneus novos de boa qualidade varia de R$ 3.600 a R$ 7.000 e pode ser um ótimo argumento na negociação.

Recalls: Foram quatro nos anos/modelos 2013 a 2016: cintos da terceira fileira de bancos, cabo da bateria, estrutura do encosto da segunda fila e airbags de cortina.

Chevrolet Trailblazer
Capacidade do porta-malas é de 500 l (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A voz do dono

  • Nome: Antônio Marcos Vidal
  • Idade: 58 anos
  • Profissão: professor
  • Cidade: Gonçalves (MG)

O que eu adoro

“A relação custo/benefício é das mais favoráveis: robustez de picape e sete lugares por um valor bem abaixo do da concorrência. O câmbio automático tem trocas suaves e o motor turbodiesel. oferece grande autonomia.”

O que eu odeio

“A suspensão dianteira sofreu alteração na geometria, o que provoca ruídos e desgaste acentuado dos pneus, mas foi reparada em garantia. O modelo 2017 perdeu os práticos porta-copos.”

Preço médio dos Chevrolet Trailblazer usados (tabela KBB Brasil)

Modelo 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020 2021
Trailblazer LTZ 3.6 V6 R$ 100.225 R$ 106.384 R$ 111.757 R$ 120.340 R$ 151.226 R$ 153.360 R$ 158.930
Trailblazer LTZ 2.8 TDI R$ 122.026 R$ 130.867 R$ 133.241 R$ 171.816 R$ 169.471 R$ 173.309 R$ 185.611
Trailblazer Premier 3.6 V6 R$ 174.300
Trailblazer Premier 2.8 TDI R$ 204.350 R$ 248.820

Preço das peças

Peças Original Paralelo
Para-choque dianteiro R$ 2.429 R$ 1.390
Farol completo (cada um) R$ 2.450 R$ 1.800
Disco de freio (par dianteiro) R$ 710 R$ 400
Pastilhas de freio (par dianteiro) R$ 1.990 R$ 470
Amortecedores (os quatro) R$ 1.816 R$ 1.650

Nós dissemos

Chevrolet Trailblazer em 2012
(Arte/Quatro Rodas)

Dezembro de 2012: “Por ora a Trailblazer será vendida só na versão LTZ, com tração 4×4 e câmbio automático de seis marchas. O motor turbodiesel 2.8 de 180 cv vem da picape, mas um V6 3.6 a gasolina de 239 cv também pode ser adquirido. (…) A ideia é posicioná-la em um segmento de alto luxo, no patamar de Toyota SW4 e Mitsubishi Pajero Dakar.”

Pense também em um…

Toyota Hilux SW4
(Marco de Bari/Quatro Rodas)

Toyota Hilux SW4 usado: Renovada em 2016, é um dos SUVs mais vendidos do país, com três opções de motores em duas versões. O 2.7 flex é exclusivo da versão SR, com tração só na traseira e opção de câmbio automático e sete lugares. A SRX é só automática e traz um V6 4.0 a gasolina (com sete lugares) ou 2.8 turbodiesel (com cinco ou sete lugares).

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