Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Fiat Uno é carro usado popular fácil de manter; veja qualidades e defeitos

O compacto da Fiat se destaca pela economia e poucos defeitos graves, mas sofre com o acabamento; veja quanto custa um Fiat Uno

Por Alexandre Ule Ramos
14 jul 2023, 22h15
Fiat Uno
Fiat Uno (Marco de Bari/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

O nome Fiat Uno tem uma longa história no Brasil, mas não com o mesmo carro literalmente falando. O “original”, com design do italiano Giorgetto Giugiaro, foi lançado em 1984, sendo a versão brasileira do carro apresentada na Itália um ano antes.

Mas em maio de 2010 foi lançado um novo Uno, que conviveu com o antigo até dezembro de 2013, quando o primeiro deixou de ser produzido. Assim o projeto 327, também conhecido como Uno Evo, desenhado pelo Centro Estilo Fiat e cuja plataforma era baseada na então utilizada no Palio, ganhou as ruas.

Fiat UNO

Inicialmente contava com os motores 1.0 e 1.4 Fire Evo, nas versões Vivace, Attractive e Way, sempre com quatro portas. O Sporting, com motor 1.4, só viria em dezembro de 2010, e a carroceria de duas portas em fevereiro de 2011.

Continua após a publicidade

O carro permaneceu em linha sem grandes mudanças ao longo dos anos, com o surgimento de várias séries especiais para ajudar nas vendas, como a Itália, de novembro de 2012, e a pouco conhecida Interlagos, feita sobre o Sporting 1.4 um mês depois, entre outras.

Fiat UNO
Painel do Uno Evolution 1.4, modelo 2015, da Fiat, automóvel testato pela Revista Quatro Rodas. (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Em 2013, é lançada a versão Furgão, sem os bancos traseiros e voltada para carga e com opção de motor 1.0 ou 1.4. Em 2015, o carro é reestilizado pela primeira vez desde o lançamento, num processo denominado pelas montadoras como LCC (Life Cycle Change), mais popularmente conhecido como “facelift”.

E realmente não parecia, mas a frente inteira tinha mudado. Na parte interna as mudanças foram bem profundas também, mas muito mais visíveis, com painel remodelado.

Continua após a publicidade
Fiat Uno
a um Mille de 1990 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Dois anos depois, para a linha 2017, o carro passa por novas atualizações visuais, num processo bastante incomum na indústria (por conta do tempo exíguo entre um e outro). Assim, uma nova grade e para-choque dianteiro foram usados para diferenciar a linha 2017.

Fiat Uno Way 1.3

Mas a maior mudança estava na nova motorização, com o emprego dos Firefly 1.0 de três cilindros e 77 cv, além do 1.3 de quatro cilindros e 109 cv. Com eles, o Fiat Uno consegue números de consumo de até 17 km/l.

Continua após a publicidade

Desempenho e consumo dos Fiat Uno Firefly

Teste de pista (com gasolina)
Uno Attractive 1.0 Uno Way 1.3
Aceleração de 0 a 100 km/h 15,6 s 12,5 s
Aceleração de 0 a 1.000 m 36,8 s – 137 km/h 34 s – 152,1 km/h
Velocidade máxima 154 km/h 177 km/h
Retomada de 40 a 80 km/h 9,7 s (em 3ª) 8,9 s (em D)
Retomada de 60 a 100 km/h 13,1 s (em 4ª) 13,1 s (em D)
Retomada de 80 a 120 km/h 27,7 s (em 5ª) 25,9 s (em D)
Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0 16,3 / 29,3 / 69,4 m 16,5 / 30,6 / 69,7 m
Consumo urbano 13,7 km/l 13,0 km/l
Consumo rodoviário 16,9 km/l 17,0 km/l

Para a linha 2018 a Fiat desfere um golpe de marketing para transformar o mal-afamado Dualogic em GSR. E em dezembro de 2021 o Uno deixa de ser definitivamente produzido, em uma versão de despedida: Uno Ciao.

fiat uno
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

É um carro simples e robusto, com bom valor de revenda e liquidez, mesmo já fora de linha. Tem no acabamento simples sua maior fragilidade, mas no geral não apresenta falhas graves e custosas de reparar. E deve permanecer ainda “bom de mercado” por um bom tempo pela frente. É uma opção a ser considerada.

Fiat Uno Drive 1 (3)
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Principais defeitos do Fiat Uno

  • Evaporador que vaza – Equipado com ar-condicionado, o evaporador pode apresentar vazamentos. Não é um conserto fácil e nem barato.
  • Maçanetas frágeis – Por causa da qualidade do plástico envelhecido, as maçanetas internas quebram com muita facilidade.
  • Alarme – Funciona sem motivo, em muitos casos. E o pior, as portas ficam destravadas quando o problema ocorre.
  • Indicador de direção –  Outro problema causado pela falta de qualidade de alguns plásticos e peças internas. O pisca para de funcionar, sendo necessário, em alguns casos, trocar a alavanca de acionamento.
  • Ruídos de suspensão – Notado em carros mesmo com quilometragens mais baixas, é uma reclamação recorrente dos donos de Uno. Buchas de bandeja estão entre os principais vilões desse defeito.
  • Ruídos internos – A baixa qualidade dos materiais empregados no acabamento faz com que o carro apresente rangidos variados, mesmo quando ele roda em pisos bem conservados. Esse problema exige paciência do motorista e é bem trabalhoso de resolver.

A voz do dono

Nome: Geraldo Alves Garcia Pereira
Idade: 38 anos
Profissão: comerciante
Cidade: Rio de Janeiro (RJ)

O que eu adoro:

“É confiável e econômico. O seguro é barato. E, mesmo sendo compacto, não é tão apertado por dentro. Como saiu de linha, vou até trocar o meu por um mais novo, pois o Mobi não me atende.”

O que eu odeio:

“O acabamento é péssimo, os plásticos são rígidos e depois de um tempo tudo quebra. As grades de ventilação e as maçanetas já quebraram. O banco traseiro e os forros das portas rangem…”

Preço médio dos Fiat Uno usados* (KBB Brasil)

Usados Uno Evo
(Reprodução/Quatro Rodas)

Preço das peças do Fiat Uno

Preço das peças Uno

Nós dissemos

Novembro de 2016  “O Uno de segunda geração chegou com tudo […]. A segunda e atual geração teve apenas uma reestilização, em 2016, mas foi profunda. Mudou faróis, grade, para-choques, rodas e por dentro o painel foi inteiramente renovado, além da adoção de equipamentos importantes como controle de tração, ESP e auxiliar de partida em rampas.”

Continua após a publicidade

Pense também em um…

VW UP!
(Christian Castanho/Quatro Rodas)

VW UP!  Apesar do modelo da VW tradicionalmente ser mais caro, o Up! tem motor 1.0 de três cilindros flex, sem necessidade do tanquinho de combustível, de 82 cv. Tem na agilidade e economia de combustível pontos muito positivos e ainda conta com direção elétrica de série. Tem porta-malas compatível com a proposta do carro, com 285 litros de capacidade.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou
ou ainda

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.