O nome Fiat Uno tem uma longa história no Brasil, mas não com o mesmo carro literalmente falando. O “original”, com design do italiano Giorgetto Giugiaro, foi lançado em 1984, sendo a versão brasileira do carro apresentada na Itália um ano antes.
Mas em maio de 2010 foi lançado um novo Uno, que conviveu com o antigo até dezembro de 2013, quando o primeiro deixou de ser produzido. Assim o projeto 327, também conhecido como Uno Evo, desenhado pelo Centro Estilo Fiat e cuja plataforma era baseada na então utilizada no Palio, ganhou as ruas.
Inicialmente contava com os motores 1.0 e 1.4 Fire Evo, nas versões Vivace, Attractive e Way, sempre com quatro portas. O Sporting, com motor 1.4, só viria em dezembro de 2010, e a carroceria de duas portas em fevereiro de 2011.
O carro permaneceu em linha sem grandes mudanças ao longo dos anos, com o surgimento de várias séries especiais para ajudar nas vendas, como a Itália, de novembro de 2012, e a pouco conhecida Interlagos, feita sobre o Sporting 1.4 um mês depois, entre outras.
Em 2013, é lançada a versão Furgão, sem os bancos traseiros e voltada para carga e com opção de motor 1.0 ou 1.4. Em 2015, o carro é reestilizado pela primeira vez desde o lançamento, num processo denominado pelas montadoras como LCC (Life Cycle Change), mais popularmente conhecido como “facelift”.
E realmente não parecia, mas a frente inteira tinha mudado. Na parte interna as mudanças foram bem profundas também, mas muito mais visíveis, com painel remodelado.
Dois anos depois, para a linha 2017, o carro passa por novas atualizações visuais, num processo bastante incomum na indústria (por conta do tempo exíguo entre um e outro). Assim, uma nova grade e para-choque dianteiro foram usados para diferenciar a linha 2017.
Mas a maior mudança estava na nova motorização, com o emprego dos Firefly 1.0 de três cilindros e 77 cv, além do 1.3 de quatro cilindros e 109 cv. Com eles, o Fiat Uno consegue números de consumo de até 17 km/l.
Desempenho e consumo dos Fiat Uno Firefly
Uno Attractive 1.0 | Uno Way 1.3 | |
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Aceleração de 0 a 100 km/h | 15,6 s | 12,5 s |
Aceleração de 0 a 1.000 m | 36,8 s – 137 km/h | 34 s – 152,1 km/h |
Velocidade máxima | 154 km/h | 177 km/h |
Retomada de 40 a 80 km/h | 9,7 s (em 3ª) | 8,9 s (em D) |
Retomada de 60 a 100 km/h | 13,1 s (em 4ª) | 13,1 s (em D) |
Retomada de 80 a 120 km/h | 27,7 s (em 5ª) | 25,9 s (em D) |
Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0 | 16,3 / 29,3 / 69,4 m | 16,5 / 30,6 / 69,7 m |
Consumo urbano | 13,7 km/l | 13,0 km/l |
Consumo rodoviário | 16,9 km/l | 17,0 km/l |
Para a linha 2018 a Fiat desfere um golpe de marketing para transformar o mal-afamado Dualogic em GSR. E em dezembro de 2021 o Uno deixa de ser definitivamente produzido, em uma versão de despedida: Uno Ciao.
É um carro simples e robusto, com bom valor de revenda e liquidez, mesmo já fora de linha. Tem no acabamento simples sua maior fragilidade, mas no geral não apresenta falhas graves e custosas de reparar. E deve permanecer ainda “bom de mercado” por um bom tempo pela frente. É uma opção a ser considerada.
Principais defeitos do Fiat Uno
- Evaporador que vaza – Equipado com ar-condicionado, o evaporador pode apresentar vazamentos. Não é um conserto fácil e nem barato.
- Maçanetas frágeis – Por causa da qualidade do plástico envelhecido, as maçanetas internas quebram com muita facilidade.
- Alarme – Funciona sem motivo, em muitos casos. E o pior, as portas ficam destravadas quando o problema ocorre.
- Indicador de direção – Outro problema causado pela falta de qualidade de alguns plásticos e peças internas. O pisca para de funcionar, sendo necessário, em alguns casos, trocar a alavanca de acionamento.
- Ruídos de suspensão – Notado em carros mesmo com quilometragens mais baixas, é uma reclamação recorrente dos donos de Uno. Buchas de bandeja estão entre os principais vilões desse defeito.
- Ruídos internos – A baixa qualidade dos materiais empregados no acabamento faz com que o carro apresente rangidos variados, mesmo quando ele roda em pisos bem conservados. Esse problema exige paciência do motorista e é bem trabalhoso de resolver.
A voz do dono
Nome: Geraldo Alves Garcia Pereira
Idade: 38 anos
Profissão: comerciante
Cidade: Rio de Janeiro (RJ)
O que eu adoro:
“É confiável e econômico. O seguro é barato. E, mesmo sendo compacto, não é tão apertado por dentro. Como saiu de linha, vou até trocar o meu por um mais novo, pois o Mobi não me atende.”
O que eu odeio:
“O acabamento é péssimo, os plásticos são rígidos e depois de um tempo tudo quebra. As grades de ventilação e as maçanetas já quebraram. O banco traseiro e os forros das portas rangem…”
Preço médio dos Fiat Uno usados* (KBB Brasil)
Preço das peças do Fiat Uno
Nós dissemos
Novembro de 2016 “O Uno de segunda geração chegou com tudo […]. A segunda e atual geração teve apenas uma reestilização, em 2016, mas foi profunda. Mudou faróis, grade, para-choques, rodas e por dentro o painel foi inteiramente renovado, além da adoção de equipamentos importantes como controle de tração, ESP e auxiliar de partida em rampas.”
Pense também em um…
VW UP! Apesar do modelo da VW tradicionalmente ser mais caro, o Up! tem motor 1.0 de três cilindros flex, sem necessidade do tanquinho de combustível, de 82 cv. Tem na agilidade e economia de combustível pontos muito positivos e ainda conta com direção elétrica de série. Tem porta-malas compatível com a proposta do carro, com 285 litros de capacidade.