Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Audi A3 Sedan usado tem motor do Golf e custa menos que um Onix 0km

Eficiente e confiável, o discreto sedã rapidamente tornou-se o modelo mais desejado da marca alemã no Brasil

Por Felipe Bitu
29 ago 2023, 17h40
QR 674 CARRO AUDI A3 FLEX 01.tif
O nacional A3 Sedan manteve este visual até (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Parte do sucesso da Audi no Brasil deve-se ao A3, ideal para quem gosta de sedãs e não precisa do farto espaço interno oferecido pelas versões mais caras de rivais japoneses.

O entre-eixos de 2,63 m oferece espaço apenas razoável para quatro adultos (e mais uma criança, no máximo) e o porta-malas de 425 litros só serve a solteiros ou casais sem filhos.

 

Produzido em São José dos Pinhais (PR) de 2016 até o início de 2021, o A3 Sedan nacional é o mais valorizado.

QR 674 CARRO AUDI A3 FLEX 02.tif
Porta-malas de 425 litros e espaço discreto fazem dele opção para casais sem filho (Christian Castanho/Quatro Rodas)

O mais procurado é o 1.4 TFSI flex (150 cv), sempre acoplado ao bom câmbio automático sequencial Tiptronic de seis marchas, conjunto bom o bastante para ir de 0 a 100 km/h em 9,4 s e atingir 215 km/h.

Compartilhe essa matéria via:

A versão básica Attraction traz faróis bixenônio autonivelantes com limpadores, sensor de ré, start-stop, computador de bordo, Bluetooth e freio de estacionamento elétrico.

Continua após a publicidade
Audi A3 Sedan
 Interior tem acabamento esmerado e pouco botões. Saídas de ar têm inspiração em turbinas e são parecidas com as do seu rival Mercedes CLA (Marco de Bari/Quatro Rodas)

 

A Ambiente acresce sensores de farol e de chuva, roda aro 17 e volante multifuncional com borboletas para troca de marcha. Vale pechinchar no modelo 2016, que traz o mesmo visual do A3 Sedan importado desde 2014.

Reestilizada, a linha 2017 ganhou novos faróis do A4, volante multifuncional de três raios de couro e itens aguardados como duas entradas USB e central de 7 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay.

Audi A3 Sedan
Espaço atrás é um dos pontos negativos. Túnel central atrapalha quem vai no meio (Marco de Bari)

O motor 2.0 TFSI (220 cv) veio em 2016 na Ambition, notória pelo câmbio S-Tronic de seis marchas e dupla embreagem (DQ250) e suspensão traseira multilink.

Vai de 0 a 100 km/h em 6,8 s e chega a 250 km/h. E o consumo ainda é ótimo: 10,5 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada contra 11,7 e 16,4 do 1.4 TFSI flex.

Audi A3 Sedan
Sedã tem capô de alumínio para reduzir o peso (Marco de Bari/Quatro Rodas)

A Ambition traz ar bizona, teto solar, Drive Select (seleção dos modos de condução), bixenônio com led, piloto automático, couro, banco do motorista elétrico, ESP, airbags laterais, de cortina e de joelho e chave presencial.

Continua após a publicidade

O pacote Assistance Plus é valorizado por incluir sensor de estacionamento dianteiro, câmera de ré, monitor de troca de faixa e sistemas Pre Sense e Park Assist.

Audi A3 Sedan
(Marco de Bari/Quatro Rodas)

Na linha 2019, as versões foram atualizadas: Attraction virou Prestige, Ambiente agora é Prestige Plus e a Ambition tornou-se Performance.

Foi um A3 Ambiente que superou facilmente os 60.000 km com o menor índice de carbonização no motor em toda a história do teste de Longa Duração. Câmbio, suspensão e freios seguiram o mesmo padrão.

audi-a3-sedan-ambition-2
Versões com motor 2.0 TFSI têm dupla saída de escape (dIVULGAÇÃO/Audi)

E cuidado com o A3 importado de 2014 a 2016: ele usa o barulhento câmbio DQ200 de sete marchas e dupla embreagem a seco, afetado por problemas crônicos.

As versões 1.4 TFSI têm o mérito de vir com a mesma suspensão multilink da versão Ambition, mas rendem apenas 122 cv com gasolina (não são flex)

Continua após a publicidade

Audi A3 Sedan – motor
(Christian Castanho/Quatro Rodas)

 

Principais defeitos do Audi A3 Sedan

Cabeçote – Motores com injeção direta costumam apresentar carbonização nas válvulas de admissão, causada pelo alto teor de enxofre da gasolina brasileira. Ruídos metálicos na partida a frio indicam problemas com o tensionador da corrente que aciona os comandos de válvulas.

DSG 7 marchas – O câmbio DQ200 equipa os A3 importados (1.4 e 1.8) e pode sofrer com ruídos, perda de potência, retenção de marchas e trepidação causados pelo desgaste das embreagens ou defeito na unidade mecatrônica. O reparo varia de R$ 8.000 a R$ 25.000 (troca completa).

DSG 6 marchas – O câmbio DQ250 equipa o A3 2.0 e, por ser banhado a óleo, sofre menos problemas que o DQ200 desde que a troca do óleo seja feita a cada 60.000 km. O procedimento custa menos de R$ 2.000.

Adulteração na ECU – O remapeamento da central eletrônica do 1.4 TFSI e 2.0 TFSI elevam a pressão do turbo e aumentam torque, potência e dores de cabeça. Não vale a pena, especialmente quando o motor trabalha em conjunto com o câmbio DQ200.

Continua após a publicidade

Recalls – Foram três: bomba de combustível (modelo 2014, motores 1.4 e 1.8), airbag dianteiro do passageiro (um único exemplar modelo 2015) e elementos de fixação dos terminais da barra de direção (modelo 2016 com motor 2.0). Consulte o site do fabricante para mais informações.

Audi A3 Sedan
Bagageiro é menor que o de um Honda Civic, com 425 litros (Marco de Bari/Quatro Rodas)

A voz do dono

Nome: Caetano Manfrini
Idade: 34 anos
Profissão: advogado
Cidade: Indaiatuba (SP)

O que eu adoro? “Seu conjunto mecânico é maravilhoso. O motor 1.4 TFSI garante bom desempenho e baixo consumo. E a dirigibilidade é favorecida por uma suspensão estável sem abrir mão do conforto.”

O que eu odeio? “O pós-venda é extorsivo: o pacote de revisões e manutenção é quase digno de um Audi A8. O nível de equipamentos também não é dos melhores: não há câmera de ré nem controle de cruzeiro.”

Desmonte do Audi A3
Desmonte do Audi A3 do Longa Duração (Xico Bunny/Quatro Rodas)

Preço médio dos Audi A3 Sedan usados (Tabela KBB Brasil)

Modelo 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020 2021
1.4 TFSI S Tronic R$ 77.320 R$ 80.739
1.4 TFSI S Tronic Attraction
R$ 79.800
R$ 83.200
R$ 94.000
1.8 TFSI S Tronic
R$ 88.500
R$ 93.249
1.8 TFSI S Tronic Ambition R$ 89.559
R$ 95.565
R$ 103.550
1.4 TFSI S Tronic Ambiente
R$ 87.500
1.4 TFSI Tiptronic Ambiente Flex
R$ 85.995
R$ 94.315
R$ 105.415
1.4 TFSI Tiptronic Attraction Flex
R$ 84.925
R$ 92.250
R$ 104.800
2.0 TFSI S Tronic Ambition
R$ 105.959
R$ 127.750
R$ 139.500
1.4 TFSI Tiptronic Prestige
R$ 119.685
R$ 133.395
R$ 151.459
1.4 TFSI Tiptronic Prestige Plus
R$ 126.000
R$ 148.100
R$ 167.159
2.0 TFSI Tiptronic Performance
R$ 177.469
R$ 195.900
R$ 218.600

Preço das peças

Peças Original Paralelo
Para-choque dianteiro R$ 4.788 R$ 3.200
Farol completo (cada um) R$ 4.856 R$ 2.300
Disco de freio (par dianteiro) R$ 2.200 R$ 1.150
Pastilhas de freio (par dianteiro) R$ 1.388 R$ 270
Amortecedores (os quatro) R$ 4.406 R$ 1.800

Nós dissemos

QR_656_ZERO KM_A3
(Acervo/Quatro Rodas)

Maio de 2014:  “Por fora, o sedã não dá pinta de básico. O Audi de entrada tem faróis bixenônio, lanternas de led e rodas de liga.

Continua após a publicidade

Por dentro, mantém a pose no estilo e no acabamento, no que se refere à qualidade dos materiais e da confecção das peças.

A escassez de detalhes de materiais nobres como alumínio, madeira ou fibra de carbono (…) é o primeiro sinal de despojamento. O segundo é o banco de tecido.

Pense também em um…

QR 708 CAR JETTA 8148.tif
(Christian Castanho/Quatro Rodas)

VW Jetta

O primo pobre é melhor em espaço interno, porta-malas e nível de equipamentos – e a versão Trendline usa o mesmo motor 1.4 turbo do A3 Sedan.

Tem opção de câmbio manual ou automático e traz sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e central multimídia com espelhamento de celular. A versão Highline é a preferida graças ao 2.0 Turbo de 200 cv (211 cv em 2014).

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou
ou ainda

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.