VW Saveiro usada combina dinâmica de carro de passeio com caçamba
Vice-líder de um segmento esquecido, picapinha agrada pelo projeto menos defasado do que o das rivais, que garante conforto e estabilidade
Parece que foi ontem, mas já se passaram 13 anos desde que a quinta geração da Saveiro estreou. O modelo 2010 representou a maior evolução nos 37 anos da picape, marcada pela adoção do motor transversal, da cabine estendida e da dirigibilidade similar à de carro de passeio.
Responsável por 25% da produção nos primeiros anos, a versão aventureira Cross tem a maior aceitação no mercado de usados em função do bom nível de equipamentos: traz sempre cabine estendida, para-choque dianteiro exclusivo, faixas laterais, acabamento interno mais sofisticado, ar-condicionado e rodas de liga aro 15 com pneus de uso misto 205/60. Além do mais, é menos utilizada no trabalho pesado.
Prefira sempre o modelo 2013 em diante, que já traz freios ABS e airbags dianteiros.
A cabine simples fez muito sucesso na versão básica, ainda mais quando tem o pacote Trend: calotas integrais nas rodas de aço aro 14, para-choques na cor da carroceria, faróis de refletor duplo, chave canivete e painel com conta-giros e detalhes cromados.
Chamativa, a intermediária Trooper é mais rara e traz rodas de aço aro 15 com pneus 205/60, faróis com máscara negra e direção hidráulica. O motor é sempre o EA111, um 1.6 8V de 101/104 cv acoplado ao bom câmbio manual de cinco marchas.
Apesar de atraentes, os pneus de uso misto da Cross resultam em consumo maior e piora nas acelerações e retomadas.
A sexta ‘geração’ veio no modelo 2014, que adotou o padrão global VW com faróis, grade e para-choque novos. Recebeu interior com parte central do painel e difusores de ar redesenhados. A versão Trooper perdeu a cabine simples.
A linha 2015 trouxe freios a disco nas quatro rodas, para corrigir problemas de ruídos dos tambores traseiros, em todas as versões que passaram a ser Startline (cabine simples), Trendline (simples ou estendida) e Cross (estendida), esta com ABS com função off-road, ESP, sistema de assistência à frenagem, bloqueio eletrônico de diferencial, partida em rampa e o novo motor EA211, um 1.6 16V de 110/120 cv.
Logo depois veio a cabine dupla, a única para cinco ocupantes: a versão Highline agregou ar-condicionado, faróis de neblina e frisos laterais cromados.
Para se diferenciar de Gol/Voyage, faróis e grade ficaram mais altos na linha 2017 e o para-choque dianteiro tornou-se exclusivo da picape. As lanternas lembram as da Amarok, a tampa passou a ser aberta pelo logotipo da VW e a versão básica passou a ser a Robust.
Para 2022 a picape trocou o motor EA111 1.6 8V pelo EA211 com motor 1.6 16V em todas as versões. Esse motor estava presente apenas na Cross desde 2016 em configuração com 120 cv, mas a partir de 2022 a potência foi reduzida para 116 cv. Manteve, porém, o câmbio manual de cinco marchas. E para a linha 2024 recebeu mais uma reestilização, mas sem grandes melhorias no projeto de 13 anos atrás.
Em qualquer versão, a Saveiro é uma picape com bom comportamento dinâmico. Mesmo não sendo tão popular quanto a Fiat Strada, tem seus méritos: é fácil de comprar, de manter e de revender.
Problemas e defeitos da Volkswagen Saveiro
Câmbio: Trepidações são causadas, em geral, pelo fim da vida útil da embreagem, mas comece verificando se os coxins do câmbio não estão rompidos. Os dois reparos são simples, rápidos e de baixo custo.
Consumo de óleo: Algumas unidades do motor EA211 (1.6 16V MSI) apresentaram consumo excessivo de óleo lubrificante, o que levou a VW a substituir diversos componentes ou o motor inteiro nos casos mais graves. Verifique o histórico de manutenção e se o veículo ainda se encontra dentro do período de garantia.
Cabeçote: No motor EA111 (1.6 8V), o problema está na queda de pressão de óleo, evidenciada pelo forte ruído nos tuchos hidráulicos. A causa pode ser uma das duas válvulas do circuito (na bomba de óleo ou no cabeçote) ou folga excessiva nas bronzinas de biela, nas bronzinas de mancal e no comando de válvulas.
Ignição: A fonte mais comum de falhas no motor EA111 é a bobina de ignição, que pode apresentar trincas, oxidação ou problemas em seus conectores. Verifique a resistência e o sinal da bobina antes de trocar velas e cabos de vela.
Recalls: Foram quatro: airbag do passageiro (2017), alternador (2016 a 2017), pinças dos freios traseiros (2014 a 2018) e uma inusitada falta do registro de liberação (2009, 2015, 2017 e 2018).
A voz do dono
Nome: Felipe Timm Raffi
Idade: 27 anos
Profissão: produtor rural
Cidade: Pelotas (RS)
O que eu adoro
“O que mais agrada é o estilo, o mais bonito e atual entre as rivais. E o conforto de rodagem e o comportamento dinâmico merecem destaque, pois nem parece um utilitário. Está resistindo bem ao uso diário no trabalho.”
O que eu odeio
“O rendimento do motor EA111 poderia ser melhor: falta potência e o consumo é alto, em especial na estrada. O acabamento continua sendo o maior problema dos VW: plásticos duros e muitos ruídos internos.”
Preço das Volkswagen Saveiro usadas:
Modelo | 2013 | 2014 | 2015 | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 |
CS Trendline 1.6 6V | R$ 41.000 |
R$ 40.000
|
R$ 44.000 |
R$ 46.900
|
R$ 52.200
|
R$ 54.200
|
R$ 58.500
|
R$ 60.100
|
CE Trooper 1.6 8V |
R$ 40.052 |
R$ 46.100
|
– | – | – | – | – | – |
CE Cross 1.6 8V |
R$ 49.300 |
R$ 61.300
|
– | – | – | – | – | – |
CE Cross 1.6 16V | – | – |
R$ 67.200
|
R$ 69.900
|
R$ 70.100
|
R$ 77.800
|
R$ 82.300
|
R$ 85.200
|
CD Trendline 1.6 8V | – | – |
R$ 49.387
|
R$ 51.500 |
R$ 57.000
|
R$ 60.789
|
– | – |
CD Highline 1.6 8V | – | – | R$ 55.679 |
R$ 59.080
|
R$ 67.000
|
R$ 70.000
|
– | – |
CD Cross 1.6 16V | – | – |
R$ 65.000
|
R$ 68.000
|
R$ 74.000
|
R$ 72.473
|
– | – |
CS Robust 1.6 8V | – | – |
–
|
–
|
R$ 48.100
|
R$ 49.500
|
R$ 54.100
|
R$ 59.900
|
- Valores em reais calculados pela KBB Brasil para compra pelo particular
Desempenho e consumo da Volkswagen Saveiro
Saveiro Cross | |
ACELERAÇÃO | |
de 0 a 100 km/h: | 12,4 s |
de 0 a 1.000 m: | 34,1 s – 148,2 km/h |
VELOCIDADE MÁXIMA: | 178 km/h |
RETOMADAS | |
de 40 a 80 km/h (3ª) | 8,2 s |
de 60 a 100 km/h (4ª) | 14,1 s |
de 80 a 120 km/h (5ª) | 24,4 s |
FRENAGENS | |
de 60 / 80 / 120 km/h a 0: | 14,4 / 26,2 / 59,7 m |
CONSUMO | |
Urbano: | 9,9 km/l |
Rodoviário: | 15,5 km/l |
RUÍDO INTERNO | |
Neutro / RPM máximo: | 41,3 / 70,2 dBA |
80 / 120 km/h: | 65,4 / 73,4 dBA |
AFERIÇÃO | |
Velocímetro real a 100 km/h: | 96,6 km/h |
Rotação do diferencial a 100 km/h em 5ª marcha: | 2.800 rpm |
Preço das peças
Peças | Original | Paralelo |
Para-choque dianteiro | R$ 1.550 | R$ 800 |
Farol (cada lado) | R$ 430 | R$ 290 |
Pastilhas de freio (jogo dianteiro) | R$ 150 | R$ 80 |
Disco de freio (par) | R$ 320 | R$ 100 |
Amortecedores (o jogo) | R$ 1.290 | R$ 934 |
Nós dissemos
Abril de 2016 “A carroceria renovada combina com o interior repaginado do Gol, marcado pelos traços horizontais e melhor acabamento. (…) Traz recursos de segurança inexistentes na Strada, como auxiliar de partida em rampa e ABS com função off-road (que permite um leve travamento das rodas para acumular terra e facilitar a frenagem).”
Pense também em uma…
Fiat Strada: foi a primeira a ter três opções de cabine. As mais simples, com o motor Fire 1.4 EVO (85/88 cv), são mais indicadas para frotistas e uso profissional. A maior novidade do modelo 2011 foi o motor E.torQ 1.8 16V (130/132 cv). Robusta e fácil de manter, a Strada é unanimidade entre donos, mecânicos e lojistas, mas é inferior em estabilidade.