Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

VW Saveiro usada combina dinâmica de carro de passeio com caçamba

Vice-líder de um segmento esquecido, picapinha agrada pelo projeto menos defasado do que o das rivais, que garante conforto e estabilidade

Por Felipe Bitu
Atualizado em 4 abr 2024, 09h09 - Publicado em 25 nov 2023, 11h15
  • Seguir materia Seguindo materia
  • VW Saveiro Cross CD

    Parece que foi ontem, mas já se passaram 13 anos desde que a quinta geração da Saveiro estreou. O modelo 2010 representou a maior evolução nos 37 anos da picape, marcada pela adoção do motor transversal, da cabine estendida e da dirigibilidade similar à de carro de passeio.

    Responsável por 25% da produção nos primeiros anos, a versão aventureira Cross tem a maior aceitação no mercado de usados em função do bom nível de equipamentos: traz sempre cabine estendida, para-choque dianteiro exclusivo, faixas laterais, acabamento interno mais sofisticado, ar-condicionado e rodas de liga aro 15 com pneus de uso misto 205/60. Além do mais, é menos utilizada no trabalho pesado.

    QR 643 ZERO SAVEIRO 01.eps.jpg
    Dependendo da versão, a capacidade de carga da Saveiro chega a 715 kg (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Prefira sempre o modelo 2013 em diante, que já traz freios ABS e airbags dianteiros.

    Compartilhe essa matéria via:

    A cabine simples fez muito sucesso na versão básica, ainda mais quando tem o pacote Trend: calotas integrais nas rodas de aço aro 14, para-choques na cor da carroceria, faróis de refletor duplo, chave canivete e painel com conta-giros e detalhes cromados.

    Continua após a publicidade
    QR 643 ZERO SAVEIRO 02.eps.jpg
    (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Chamativa, a intermediária Trooper é mais rara e traz rodas de aço aro 15 com pneus 205/60, faróis com máscara negra e direção hidráulica. O motor é sempre o EA111, um 1.6 8V de 101/104 cv acoplado ao bom câmbio manual de cinco marchas.

    QR 643 ZERO SAVEIRO 05.eps.jpg
    (Christian Castanho/Quatro Rodas)
    643_saveiro_08.jpeg
    Volkswagen Saveiro Trendline CS (Acervo/Quatro Rodas)

    Apesar de atraentes, os pneus de uso misto da Cross resultam em consumo maior e piora nas acelerações e retomadas.

    Continua após a publicidade

    A sexta ‘geração’ veio no modelo 2014, que adotou o padrão global VW com faróis, grade e para-choque novos. Recebeu interior com parte central do painel e difusores de ar redesenhados. A versão Trooper perdeu a cabine simples.

    180413_saveiro_07.jpg
    Saveiro Trooper CE (divulgação/Volkswagen)

    A linha 2015 trouxe freios a disco nas quatro rodas, para corrigir problemas de ruídos dos tambores traseiros, em todas as versões que passaram a ser Startline (cabine simples), Trendline (simples ou estendida) e Cross (estendida), esta com ABS com função off-road, ESP, sistema de assistência à frenagem, bloqueio eletrônico de diferencial, partida em rampa e o novo motor EA211, um 1.6 16V de 110/120 cv.

    VW Saveiro Cross CD
    VW Saveiro Cross CD (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Logo depois veio a cabine dupla, a única para cinco ocupantes: a versão Highline agregou ar-condicionado, faróis de neblina e frisos laterais cromados.

    Continua após a publicidade
    VW Saveiro Trendline
    VW Saveiro Trendline (Divulgação/Volkswagen)

    Para se diferenciar de Gol/Voyage, faróis e grade ficaram mais altos na linha 2017  e o para-choque dianteiro tornou-se exclusivo da picape. As lanternas lembram as da Amarok, a tampa  passou a ser aberta pelo logotipo da VW e a versão básica passou a ser a Robust.

    VW Saveiro Cross CD
    Acesso à traseira exige esforço (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Para 2022 a picape trocou o motor EA111 1.6 8V pelo EA211 com motor 1.6 16V em todas as versões. Esse motor estava presente apenas na Cross desde 2016 em configuração com 120 cv, mas a partir de 2022 a potência foi reduzida para 116 cv. Manteve, porém, o câmbio manual de cinco marchas. E para a linha 2024 recebeu mais uma reestilização, mas sem grandes melhorias no projeto de 13 anos atrás.

    Fiat Strada Adventure x VW Saveiro Cross
    Motor 1.6 16V flex EA-211 (Marco de Bari/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Em qualquer versão, a Saveiro é uma picape com bom comportamento dinâmico. Mesmo não sendo tão popular quanto a Fiat Strada, tem seus méritos: é fácil de comprar, de manter e de revender.

    Problemas e defeitos da Volkswagen Saveiro

    Volkswagen Saveiro Cross
    Leia mais” data-image-title=”” title=”Volkswagen Saveiro Cross” data-image-source=””> Volante multifuncional é o destaque da cabine | Leia mais (Marco de Bari)

    Câmbio: Trepidações são causadas, em geral, pelo fim da vida útil da embreagem, mas comece verificando se os coxins do câmbio não estão rompidos. Os dois reparos são simples, rápidos e de baixo custo.

    Consumo de óleo: Algumas unidades do motor EA211 (1.6 16V MSI) apresentaram consumo excessivo de óleo lubrificante, o que levou a VW a substituir diversos componentes ou o motor inteiro nos casos mais graves. Verifique o histórico de manutenção e se o veículo ainda se encontra dentro do período de garantia.

    Cabeçote: No motor EA111 (1.6 8V), o problema está na queda de pressão de óleo, evidenciada pelo forte ruído nos tuchos hidráulicos. A causa pode ser uma das duas válvulas do circuito (na bomba de óleo ou no cabeçote) ou folga excessiva nas bronzinas de biela, nas bronzinas de mancal e no comando de válvulas.

    Continua após a publicidade

    Ignição: A fonte mais comum de falhas no motor EA111 é a bobina de ignição, que pode apresentar trincas, oxidação ou problemas em seus conectores. Verifique a resistência e o sinal da bobina antes de trocar velas e cabos de vela.

    Recalls: Foram quatro: airbag do passageiro (2017), alternador (2016 a 2017), pinças dos freios traseiros (2014 a 2018) e uma inusitada falta do registro de liberação (2009, 2015, 2017 e 2018).

    Fiat Strada Adventure x VW Saveiro Cross
    Rodas diamantadas também são exclusivas da versão Cross (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    A voz do dono

    Nome: Felipe Timm Raffi
    Idade: 27 anos
    Profissão: produtor rural
    Cidade: Pelotas (RS)

    O que eu adoro

    “O que mais agrada é o estilo, o mais bonito e atual entre as rivais. E o conforto de rodagem e o comportamento dinâmico merecem destaque, pois nem parece um utilitário. Está resistindo bem ao uso diário no trabalho.”

    O que eu odeio

    “O rendimento do motor EA111 poderia ser melhor: falta potência e o consumo é alto, em especial na estrada. O acabamento continua sendo o maior problema dos VW: plásticos duros e muitos ruídos internos.”

    Fiat Strada Adventure x VW Saveiro Cross
    VW Saveiro Cross Cabine Dupla (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Preço das Volkswagen Saveiro usadas:

    Modelo 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020
    CS Trendline 1.6 6V R$ 41.000
    R$ 40.000
    R$ 44.000
    R$ 46.900
    R$ 52.200
    R$ 54.200
    R$ 58.500
    R$ 60.100
    CE Trooper 1.6 8V

    R$ 40.052

    R$ 46.100
    CE Cross 1.6 8V

    R$ 49.300

    R$ 61.300
    CE Cross 1.6 16V
    R$ 67.200
    R$ 69.900
    R$ 70.100
    R$ 77.800
    R$ 82.300

    R$ 85.200
    CD Trendline 1.6 8V
    R$ 49.387
    R$ 51.500
    R$ 57.000
    R$ 60.789
    CD Highline 1.6 8V R$ 55.679
    R$ 59.080
    R$ 67.000
    R$ 70.000
    CD Cross 1.6 16V
    R$ 65.000
    R$ 68.000
    R$ 74.000
    R$ 72.473
    CS Robust 1.6 8V
     –
     –
    R$ 48.100
    R$ 49.500

    R$ 54.100
    R$ 59.900

    Desempenho e consumo da Volkswagen Saveiro

    Saveiro Cross
    ACELERAÇÃO
    de 0 a 100 km/h: 12,4 s
    de 0 a 1.000 m: 34,1 s – 148,2 km/h
    VELOCIDADE MÁXIMA: 178 km/h
    RETOMADAS
    de 40 a 80 km/h (3ª) 8,2 s
    de 60 a 100 km/h (4ª) 14,1 s
    de 80 a 120 km/h (5ª) 24,4 s
    FRENAGENS
    de 60 / 80 / 120 km/h a 0: 14,4 / 26,2 / 59,7 m
    CONSUMO
    Urbano: 9,9 km/l
    Rodoviário: 15,5 km/l
    RUÍDO INTERNO
    Neutro / RPM máximo: 41,3 / 70,2 dBA
    80 / 120 km/h: 65,4 / 73,4 dBA
    AFERIÇÃO
    Velocímetro real a 100 km/h: 96,6 km/h
    Rotação do diferencial a 100 km/h em 5ª marcha: 2.800 rpm
    VW Saveiro Robust
    VW Saveiro Robust (Acervo/Quatro Rodas)

    Preço das peças

    Peças Original Paralelo
    Para-choque dianteiro R$ 1.550       R$ 800
    Farol (cada lado) R$ 430        R$ 290
    Pastilhas de freio (jogo dianteiro) R$ 150         R$ 80
    Disco de freio (par) R$ 320          R$ 100
    Amortecedores (o jogo) R$ 1.290          R$ 934

    Nós dissemos

    ED-QRODAS-681-51-[10814924_2].pdf
    (Marco de Bari/Quatro Rodas)
    Abril de 2016  “A carroceria renovada combina com o interior repaginado do Gol, marcado pelos traços horizontais e melhor acabamento. (…) Traz recursos de segurança inexistentes na Strada, como auxiliar de partida em rampa e ABS com função off-road (que permite um leve travamento das rodas para acumular terra e facilitar a frenagem).”

    Pense também em uma…

    QR 650 ZERO KM STRADA 05.tif.jpg
    (Acervo/Quatro Rodas)

    Fiat Strada:  foi a primeira a ter três opções de cabine. As mais simples, com o motor Fire 1.4 EVO (85/88 cv), são mais indicadas para frotistas e uso profissional. A maior novidade do modelo 2011 foi o motor E.torQ 1.8 16V (130/132 cv). Robusta e fácil de manter, a Strada é unanimidade entre donos, mecânicos e lojistas, mas é inferior em estabilidade.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou
    ou ainda

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.