Hyundai Creta usado é SUV automático mais barato que HB20
Além da valorizada garantia de fábrica de cinco anos, essa geração segue no catálogo mesmo depois do lançamento da sucessora
Coube ao Hyundai Creta colocar montadora coreana no mapa no segmento dos SUVs compactos e tem alguns argumentos fortes, como bom espaço interno, garantia cinco anos e revisões baratas.
Lançado em dezembro de 2016, já como modelo 2017, o Hyundai Creta é baseado na plataforma do antigo Elantra de quinta geração (2010-2015) e tem 4,27 metros de comprimento, 2,59 metros de entre-eixos, 1,78 metro de largura e 1,63 metro de altura.
Em sua primeira geração, o Hyundai Creta foi fabricado no Brasil com apenas dois motores, o 1.6 16V Gamma de 130 cv e o 2.0 Nu, de 166 cv, encontrados nas versões Attitude 1.6, Pulse 1.6, Pulse 2.0, Sport 2.0 e Prestige 2.0.
Há opção de câmbio manual ou automático de seis marchas nas versões 1.6, mas os Creta 2.0 sempre têm câmbio automático de seis marchas.
O pacote de equipamentos trazia desde rodas de aro 16, airbag duplo, ABS, ar-condicionado, conjunto elétrico e som com USB (Attitude), passando por ESP, faróis de neblina, assistente de partida em rampa e sensor traseiro (Pulse) e chegava a botão de partida, ar digital, sensor de acendimento dos faróis, bancos com ventilação e multimídia com tela de 7 polegadas (Prestige).
Ao longo do tempo, as maiores mudanças foram ocorrendo com as versões mais baratas do Creta, como o lançamento das versões Pulse Plus em agosto de 2018, Smart 1.6 AT em novembro de 2018, Action 1.6 em maio de 2020, Limited 1.6 em julho de 2020 e Smart Plus em agosto de 2020. A Pulse 2.0 foi substituída pela Sport 2.0 em novembro de 2017.
Para a linha 2020, o Hyundai Creta passou por uma leve atualização visual com mudanças nos faróis, grade e lanterna traseira de led na Prestige. Passou a seguir o design da versão fabricada na Índia.
Vantagens e desvantagens do Hyundai Creta usado
Entre os principais pontos positivos do Hyundai Creta estão o porta-malas, com 431 litros de capacidade, as revisões tabeladas e a já citada garantia, o que se traduz na maior facilidade de se encontrar carros revisados e em bom estado entre os usados à venda, já que para manter a garantia é imprescindível que o proprietário faça as revisões na rede autorizada.
Entre as maiores críticas estão o consumo, nos carros equipados com motor 2.0, e o desempenho: fraco em ambos motores, 1.6 e 2.0 litros, principalmente nos dias de hoje em que o rendimento dos novos modelos melhorou de forma geral. O Creta é um modelo com poucos defeitos graves, mas os que existem são insistentes.
Com tudo isso, na hora de procurar uma unidade entre as inúmeras seminovas disponíveis no mercado, fique atento às revisões. E sem dúvida opte por um carro que esteja na garantia, pois isso se traduz em um modelo mais conservado e, na hora da revenda, mais valorizado e com maior liquidez também. Além disso, foi um dos melhores carros em termos de durabilidade que passou pelo teste de Longa Duração.
E se serve de alento, essa primeira fase do Hyundai Creta continua à venda na versão Action 1.6. É uma garantia de que peças não faltam. Além disso, todos os Creta da primeira fase custam menos que o Hyundai HB20 novo mais barato com câmbio automático – o HB20 Comfort Plus 1.0T AT, de R$ 109.490.
Problemas e defeitos do Hyundai Creta
Barulho de válvulas: Não existe solução específica e o ruído chega sem avisar. Se está na garantia, a Hyundai até estuda uma tentativa de conserto, com troca de óleo e tuchos. Mas, se não estiver, a brincadeira pode sair cara e sem garantia de resultado.
Marcador de combustível: Defeito que surge sem dar sinais e pode demandar a troca da boia e do próprio marcador.
Ar que não refrigera: Problemas no compressor do ar-condicionado podem fazer com que pare de funcionar. A solução é a troca. O porquê do defeito é um mistério que até hoje não foi esclarecido.
Bateria insuficiente: A garantia da bateria é de um ano ou 20.000 km. Um dos sinais de problemas são trancos no câmbio automático, o que pode ser confundido com defeitos na transmissão.
Evaporador: Essa peça faz parte do sistema de ar-condicionado e por causa de problemas de corrosão prematura ocorrem vazamentos.
Faróis embaçados: Falha na vedação permite a entrada de água. A fábrica costuma lavar as mãos, com o perdão do trocadilho. Não tem nada com isso.
O que dizem os proprietários do Hyundai Creta
Nome: Dirce Dias de Figueiredo
Idade: 38 anos
Profissão: secretária
Cidade: Belo Horizonte (MG)
O que eu adoro:
“É bem prático para o uso no dia a dia. Acho o acabamento bem bom para o valor do carro. Não sinto muito os buracos, acho que a altura em relação ao piso faz com que a gente acabe não se preocupando muito com o asfalto cada vez pior.”
O que eu odeio:
“Os ruídos. Começou na direção, depois foi na suspensão e finalmente o motor começou a apresentar um barulho. Primeiramente era baixo, mas depois foi aumentando. Esse até hoje está lá.”
Preço médio dos Hyundai Creta (KBB Brasil)
Versões | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | 2023 |
Creta Action 1.6 AT | – | – | – | – |
R$ 93.588
|
R$ 98.012
|
R$ 102.989
|
Creta Attitude 1.6 MT |
R$ 74.450
|
R$ 81.132
|
R$ 83.845
|
R$ 86.728
|
R$ 90.585
|
–
|
– |
Creta Attitude 1.6 AT |
R$ 79.920
|
R$ 83.320
|
R$ 86.990
|
R$ 90.120
|
R$ 98.870
|
–
|
– |
Creta Pulse 1.6 MT |
R$ 78.941
|
R$ 85.137
|
– | – | – | – | – |
Creta Pulse 1.6 AT |
R$ 82.842
|
R$ 84.709
|
– | – | – | – | – |
Creta Smart 1.6 AT |
–
|
–
|
R$ 85.610
|
R$ 90.125
|
R$ 99.257
|
– | – |
Creta Pulse Plus 1.6 AT |
–
|
R$ 90.210
|
R$ 90.706
|
R$ 95.147
|
– | – | – |
Creta Pulse 2.0 AT |
R$ 85.540
|
– | – | – | – | – | – |
Creta Sport 2.0 AT |
–
|
R$ 90.401
|
R$ 93.695
|
– | – | – | – |
Creta Prestige 2.0 AT | R$ 88.487 |
R$ 92.466
|
R$ 96.877
|
R$ 103.688
|
R$ 108.942
|
– | – |
Desempenho e consumo do Hyundai Creta 1.6 (com gasolina)
- Aceleração de 0 a 100 km/h: 12,6 s
- Aceleração de 0 a 1.000 (segundos/km/h): 34,2 s/148,9
- Velocidade máxima: 172 km/h
- Retomada de 40 a 80 km/h (em D): 5,5 s
- Retomada de 60 a 100 km/h (em D): 6,9 s
- Retomada de 80 a 120 km/h (em D): 9,5 s
- Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0: 16,4 / 28,2 / 64,6 m
- Consumo urbano: 10,3 km/l
- Consumo rodoviário: 13,7 km/l
Ficha técnica – Hyundai Creta Pulse 1.6
- Motor: flex, dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 1.591 cm³, 16V, 77 x 85,4 mm, 11:1, 130/123 cv a 6.000 rpm, 16,5/16 mkgf a 4.500 rpm
- Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira
- Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
- Freios: discos ventilado (diant.), tambor (tras.)
- Direção: elétrica, 2,7 voltas entre batentes; diâmetro de giro, 10,6 m
- Pneus: 215/60 R17
- Dimensões: comprimento, 427 cm, largura, 178 cm; alt., 163,5 cm; entre-eixos, 259 cm. Porta-malas, 431 l; tanque decombustível, 55 l; peso, 1.359 kg; peso/potência, 10,45 /11,05 kg/cv; peso/torque, 82,36/84,94 kg/mkgf
- Garantia/assistência 24h: 5 anos/1 ano
Ficha técnica – Hyundai Creta Prestige 2.0
- Motor: flex, diant., transv., 4 cil., 1.999 cm3, 16V, DOHC, CVVT, 166/156 cv a 6.200 rpm, 20,5/19,1 mkgf a 4.700 rpm
Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira - Suspensão: McPherson (diant.) e eixo de torção (tras.)
- Freios: discos ventilados (diant.) / tambor (tras.)
- Direção: elétrica
- Rodas e pneus: 215/60 R17
- Dimensões: comprimento, 427 cm; largura, 176, cm; altura, 163 cm; entre-eixos, 259 cm; peso, 1.399 kg; tanque, 55 l; porta-malas, 521 l
Desempenho e consumo do Hyundai Creta 2.0 (com gasolina)
- Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,8 s
- Aceleração de 0 a 1.000 m: 32,1 s
- Retomada de 40 a 80 km/h (em D): 4,4 s
- Retomada de 60 a 100 km/h (em D): 5,8 s
- Retomada de 80 a 120 km/h (em D): 7,4 s
- Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0: 16,7 / 28,3 / 64,3 m
- Consumo urbano: 8,2 km/l
- Consumo rodoviário: 12,7 km/l
Preço das peças do Hyundai Creta
Pense também em um…
VW T-Cross usado: Não teve mudanças drásticas desde que foi lançado, ao contrário de Nissan Kicks, Chevrolet Tracker, Renault Duster, Honda HR-V… Enfim, baseado na plataforma do Polo, denominada MQB, o carro tem boa liquidez e revenda, em suas versões 200 TSI, Comfortline 200 TSI e Highline 250 TSI. O consumo é baixo em todas as motorizações.