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Jeep Compass usado parte dos R$ 90.000; veja qualidades e defeitos

O SUV é bonito, bem equipado e está prestes a receber uma nova geração

Por Felipe Bitu
Atualizado em 20 mar 2024, 09h32 - Publicado em 20 mar 2024, 07h00
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  • Jeep Compass Trailhawk
    Jeep Compass Trailhawk (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Motivos não faltam para explicar o sucesso do Jeep Compass, que foi apresentado em 2016 já como modelo 2017. A própria Jeep deve ter se surpreendido com o sucesso do SUV, que logo se tornou o modelo mais vendido da marca (à frente do irmão menor Renegade).

    Os alvos dele, à época, eram muitos: além dos coreanos Hyundai ix35 e Kia Sportage, o Compass batia de frente com Mitsubishi ASX e as versões de entrada dos alemães Audi Q3, BMW X1 e Mercedes-Benz GLA.

    Jeep Compass Trailhawk
    Atrás, o visual remete ao Dodge Durango (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Lançado em 2016, sua nova geração está prestes a chegar.O SUV tem 4,41 metros de comprimento, 1,64 metro de altura, 1,82 metro de largura e 2,63 metros de distância entre-eixos, medidas um pouco maiores que as do Renegade e menores que as do Cherokee.

    Versões do Jeep Compass

    O Compass Longitude com motor 2.0 Flex com 166/159 cv e 20,5/19,9 kgfm tem câmbio automático de seis marchas, ESP, sensores e câmera de ré, banco do motorista elétrico, piloto automático, ar-condicionado digital bizona, chave presencial, faróis com luzes diurnas de led, rodas aro 18 e central multimídia com tela de 8,4”.

    Traseira lembra muito o Grand Crerokee
    Traseira lembra muito o Grand Cherokee (Pedro Bicudo)

    Foi a versão de maior sucesso do Compass, que cativou seu público com linhas sedutoras, acabamento premium, espaço para quatro adultos e um porta-malas de 410 litros. Quem roda por caminhos difíceis deve escolher o motor 2.0 diesel de 170 cv e 35,7 kgfm, sempre associado ao câmbio automático de nove marchas e à desejada tração 4×4 com quatro ajustes de condução.

    A Longitude serviu de base para a série Night Eagle, caracterizada pela pintura preta nas rodas, grade dianteira, friso das janelas, apliques do console central e saídas de ar-condicionado.

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    Jeep Compas Longitude Night Eagle 2.0 flex 2021
    Jeep Compas Longitude Night Eagle 2.0 flex (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Como o nome sugere, foi vendido em duas variações da cor preta (uma sólida e outra metálica) e traz ainda faróis de xenônio, bancos de couro, sistema de som Beats.

    A Limited acrescenta airbags laterais, de cortina e de joelho para o motorista, além de bancos de couro, sensores crepuscular e de chuva e painel de instrumentos configurável.

    Jeep Compass Limited 2.0 Turbodiesel
    Jeep Compass Limited 2.0 Turbodiesel (Divulgação/Jeep)

    No extremo oposto está a versão Sport, facilmente identificada pelo ar-condicionado de comandos manuais, pela central multimídia com tela de 5”e rodas aro 17. Para ser a opção mais em conta da linha, a vistosa central multimídia UConnect foi trocada pela mesma que equipava o Renegade – uma tela de 5 polegadas, menor que qualquer tela de smartphone.

    Jeep Compass Sport 2.0 flex
    Jeep Compass Sport 2.0 flex (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Algumas peças externas (como capas dos espelhos retrovisores e maçanetas) não vêm pintadas na cor da carroceria e o revestimento interno dispensa o couro.

    O modelo 2018 apresentou a versão Sport 4×4 a gasolina, que aliava o motor 2.0 a gasolina ao câmbio automático de nove marchas e à tração 4×4. Durou um ano e hoje é mico: vale menos que os 4×2 do mesmo ano.

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    Jeep Compass Sport flex
    Bancos do Compass Sport são de tecido (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Quem aprecia trilhas leves deve ir direto no Jeep Compass Trailhawk, disponível apenas com a motorização diesel. Seu nível de equipamentos é o mesmo da versão Limited, mas tem suspensão mais alta, protetores por baixo do cárter, câmbio e tanque de combustível, e ganchos para fixação da bagagem no porta-malas.

    Compass usados 741
    (Acervo/Quatro Rodas)

    A Trailhawk serviu de base para a requintada versão S, que chegou no modelo 2019 incorporando o Pack High Tech, com piloto automático adaptativo, aviso de colisão frontal com frenagem automática e monitoramento de mudança de faixa com correção ativa.

    O Compass Longitude diesel se saiu bem no teste de Longa Duração: sofreu apagões elétricos, ruídos nas suspensões e infiltração de poeira, mas se redimiu graças ao conforto e acabamento acima da média, além do conjunto mecânico confiável e bem acertado.

    Compass
    Interior do Compass é espaçoso e completo (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    A primeira fase do Jeep Compass seguiu à venda até o finalzinho de 2020, quando quando o SUV médio ganhou novos para-choques, faróis e lanternas, novo painel com quadro de instrumentos digital e central multimídia maiores. Além disso, o motor 2.0 a gasolina foi trocado pelo 1.3 GSE turbo flex bem mais potente: são 185 cv e 28,5 kgfm. Isso mudou o desempenho do SUV, mas trouxe complicações que o antigo motor não tinha. E o motor 2.0 turbodiesel sairá de linha em 2024.

    Longa Duração: Jeep Compass
    Atrás há espaço suficiente para três adultos (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Principais defeitos do Jeep Compass

    Suspensão: As buchas da barra estabilizadora apresentam folgas prematuras que resultam em barulhos muito acima da média para um projeto atual. Verifique também os amortecedores e seus respectivos batentes.

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    Pneus: Preste atenção no desgaste da banda: os pneus Pirelli Scorpion Verde All Season são extremamente sensíveis a problemas de alinhamento nos sistemas de suspensão e direção.

    Motor 2.0 Tigershark garante um desempenho melhor que o do Renegade 1.8
    Motor 2.0 Tigershark garante um desempenho mediano (divulgação/Jeep)

    Cabine: Odor constante de mofo é uma queixa comum entre os proprietários: o problema pode estar relacionado com a saturação do filtro de cabine (e falta de higienização do ar-condicionado) ou infiltração de água nas versões equipadas com teto solar.

    Câmbio automático: O câmbio ZF 9HP das versões com tração 4×4 pode apresentar trancos e irregularidades no funcionamento. Para sanar o problema, é preciso recorrer à rede autorizada e solicitar a atualização do software que gerencia a transmissão.

    Recalls: Foram cinco ao todo, envolvendo gerenciamento do motor diesel, relés dos sistemas de ignição e injeção de combustível, falha na injeção eletrônica/piloto automático, sistema de freios e sensor de pressão de combustível do motor.

    compass
    Ponto criticado no Renegade, o porta-malas, de 410 litros, do Compass é espaçoso (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Desempenho e consumo do Jeep Compass 2.0 flex:

    Desempenho e consumo do Jeep Compass 2.0 turbodiesel:

    A voz do dono

    Nome: Marcello Consolini
    Idade: 54 anos
    Profissão: empresário
    Cidade: Piracicaba (SP)

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    O que eu adoro: “Confortável para quatro adultos. O conjunto de motor e câmbio tem bom rendimento, aliando desempenho e baixo consumo. O painel de instrumentos é completo e a manobrabilidade para entrar em vagas é excelente.”

    O que eu odeio: “O porta-malas é insuficiente para uma família. A câmera de ré é um item indispensável. E, apesar do visual aventureiro, ele não gosta de vias acidentadas: o spoiler dianteiro raspa em qualquer ondulação.”

    Longa Duração do Jeep CompassRea

    Preços dos Jeep Compass usados (KBB)

    Modelo 2017 2018 2019 2020
    Compass Sport 2.0 flex 4×2
    R$ 89.943
    R$ 96.548
    R$ 100.658
    R$ 103.251
    Compass Sport 2.0 flex 4×4
    R$ 95.702
    Compass Longitude 2.0 flex 4×2
    R$ 97.601
    R$ 100.845
    R$ 99.120
    R$ 108.730
    Compass Night Eagle 2.0 flex 4×2
    R$ 102.597
    Compass Limited 2.0 flex 4×2
    R$ 99.818
    R$ 107.166
    R$ 113.420
    R$ 126.056
    Compass S 2.0 diesel 4×4
    R$ 133.249
    R$ 143.873
    Compass Longitude 2.0 diesel 4×4
    R$ 111.735
    R$ 117.452
    R$ 123.745
    R$ 126.640
    Compass Night Eagle 2.0 diesel 4×4
    R$ 120.055
    Compass Limited 2.0 diesel 4×4
    R$ 123.472
    R$ 137.044
    R$ 145.700
    Compass Trailhawk 2.0 diesel 4×4
    R$ 118.289
    R$ 127.245
    R$ 137.771
    R$ 144.599

    Nós Dissemos

    Nós Dissemos Compass 741
    (Acervo/Quatro Rodas)

    Outubro de 2016:  “Grande como um Hyundai ix35 e mais bem equipado que um Audi Q3, o Compass aposta no design sedutor (…). O Compass a diesel se comporta com desenvoltura na cidade, graças ao bom desempenho do motor 2.0 de 170 cv e 35,7 kgfm, associado ao câmbio automático de nove marchas – mesmos do Renegade.”

    Pense também em um…

    Audi Q3 pense também em um...
    (Acervo/Quatro Rodas)

    Audi Q3: O SUV premium não conta com motorização diesel, mas combina luxo, desempenho e boa capacidade para percorrer caminhos difíceis. Destaque para a versão Ambiente, com motor 2.0 TFSI de 170 cv (180 a partir do modelo 2016) com teto solar panorâmico, câmbio S Tronic de dupla embreagem e tração integral.

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