PICAPE COMPACTA
1° Fiat Strada -14,11%
Difícil uma líder de segmento e que é a picape mais vendida do país por mais de 20 anos não ser bem valorizada no mercado de seminovos. Mesmo assim, a Strada vence a sua rival, a VW Saveiro, por pouco. Pesa a favor do veículo da Fiat a variedade de versões, desde uma opção para o trabalho com motor 1.4 até opções com cabine dupla e câmbio automático do tipo CVT.
2º VW Saveiro -15,82%
SEGMENTO: Fiat Strada; VW Saveiro
Picape média ou diesel
1° Toyota Hilux -14,71%
Aqui, a baixa desvalorização vai para a picape que exerce certo fetiche entre picapeiros e quem precisa do veículo para o trabalho – e com uma marca que tem fama de fazer carro que não dá problema. Por isso, nem surpreende a Toyota Hilux comemorar o tricampeonato na categoria – só ela venceu neste segmento desde que o Prêmio Melhor Revenda foi criado.
2º VW Amarok -15,35%
3º Mitsubishi L200 -15,65%
SEGMENTO: Chevrolet S10; Fiat Toro; Ford Ranger; Mitsubishi L-200; Nissan Frontier; Toyota Hilux; VW Amarok
VAN COMERCIAL
1° Mercedes Sprinter 416CDI -11,25%
A Sprinter é uma referência no segmento. No caso das vans, destaca-se pelo nível de requinte levemente superior ao da maioria das rivais, reforçado pelo status da marca. Além disso, a Sprinter tem a seu favor a engenharia alemã, o elogiado motor 2.3 turbo diesel de 163 cv e um trabalho bem executado de pós-venda, feito pela Mercedes-Benz.
2º Peugeot Boxer -14,27%
3º Renault Master Minibus Executive -22,38%
SEGMENTO: Mercedes-Benz Sprinter; Peugeot Boxer; Renault Master
FURGÃO COMPACTO COMERCIAL
1° Ford Transit -6,05%
O Transit foi bem relançado pela Ford, em 2021. Passou a ser montado no Uruguai, ficou com preços mais competitivos e isso se reflete na baixa desvalorização. Vendido em duas versões, o modelo ainda se destaca pelos equipamentos, como câmera de ré e controles de estabilidade, e usa sempre motor 2.0 turbo diesel da família Ecoblue, com 170 cv de potência.
2º Citroën Jumpy -22,14%
3º Peugeot Partner -23,49%
SEGMENTO: Citroën Jumpy; Ford Transit; Peugeot Expert e Partner
FuRGÃO COMERCIAL
1° Iveco Daily Furgão -8,09%
O Daily reinou entre os furgões comerciais. O modelo da Iveco desvaloriza bem menos que seu principal rival e líder do segmento, o Renault Master. Com fama de pós-venda eficiente, o comercial leve feito em Sete Lagoas (MG) também se vale de um conjunto mecânico com motor 2.3 Multijet turbo diesel com fama de manutenção descomplicada.
2º Renault Master -20,07%
3º Citroën Jumper -23,00%
SEGMENTO: Citroën Jumper; Iveco Daily Furgão; Renault Master
Conta certa
Em tempos de preços de carros zero-km cada vez mais instáveis e com reflexos diretos na tabela dos seminovos, saber quanto um veículo perde de valor tornou-se fundamental na hora de escolher um automóvel ou mesmo vendê-lo sem perder dinheiro. Por isso, o Prêmio Melhor Revenda 2023 chega à quarta edição no momento mais propício para ajudar o leitor a se atualizar e fazer o melhor negócio quando for comprar ou trocar de veículo.
Parceria da QUATRO RODAS com a Kelley Blue Book (KBB) Brasil, empresa especializada na avaliação e pesquisa de preços de automóveis, o Prêmio Melhor Revenda está na quarta edição e já se tornou uma referência quando o assunto é a desvalorização dos principais carros do mercado. A premiação tem como objetivo, além de ser um guia para o leitor, reconhecer os carros que mais preservam o investimento do dono.
Como funciona? O Melhor Revenda premia os automóveis de passeio e comerciais leves que tiveram a menor desvalorização no período de 12 meses. Para chegar a esse índice, os especialistas da KBB tomaram como base de cálculo o preço sugerido de fábrica de cada versão dos modelos participantes quando zero-km, em fevereiro de 2022. Esse número, então, foi comparado com o Preço de Troca KBB – que calcula os valores médios das negociações do veículo particular para um lojista (o chamado Consumer to Business) – de fevereiro deste ano. É feita uma média aritmética de todas as versões do carro para se chegar ao índice de desvalorização. As únicas versões que ficam de fora dessa média são as híbridas e elétricas, avaliadas em suas categorias específicas (um mesmo carro pode concorrer em mais de uma categoria).
A dança das categorias Na edição deste ano, foram analisados 141 modelos elegíveis distribuídos em 23 categorias. Importante ressaltar que as mudanças no mercado, a alteração da oferta e o crescimento (ou diminuição) de alguns segmentos impactaram diretamente a dinâmica do Melhor Revenda. Um exemplo é que as categorias de SUVs e de Híbridos cresceram em número de carros elegíveis. Já Hatches e Sedãs encolheram na oferta. Outras, como Subcompactos e Picapes Compactas, tiveram apenas dois competidores, cada uma. Segmentos com apenas um participante não entraram no prêmio.
Quem está apto a participar? Pelas regras do Melhor Revenda, foram considerados apenas os automóveis e comerciais leves vendidos em fevereiro de 2022 como zero-km e com preço sugerido de fábrica menor do que R$ 500.000. E que permaneceram à venda como zero-km nas listas oficiais das montadoras em fevereiro de 2023. O teto de preço só não foi aplicado nas categorias Híbrido e Elétrico, por conta do posicionamento desse segmento.
Modelos que passaram por reestilizações mais significativas, remodelações, novos motores ou que trocaram de geração ficaram de fora. Por isso, não estranhe a ausência de Honda HR-V, Jeep Compass, VW Polo ou Nissan Frontier, que passaram por grandes mudanças na linha 2022.
Da mesma forma, muitos veículos lançados no ano passado também não figuram nas categorias do Prêmio Melhor Revenda. É o caso de modelos como Citroën C3 e Fiat Fastback.
Confira agora todos os vencedores do Prêmio Melhor Revenda 2023. Veja quais os modelos que menos desvalorizaram após o último ano e como se comportou o carro que você tem ou pretende ter na garagem.