Encontrar um sedã zero-quilômetro abaixo de R$ 30.000 tornou-se missão impossível: cientes disso, os consumidores voltaram os olhos aos seminovos, entre os quais o Versa ganhou destaque.
Importado do México, ele chegou ao Brasil no fim de 2011 (já linha 2012), com excelente custo-benefício proporcionado pela isenção do imposto de importação. Derivado do March, ele também adota um estilo controverso, priorizando a funcionalidade típica dos carros japoneses.
Com pouco mais de 1.000 kg, ele oferece ótimo desempenho e baixo consumo, graças ao motor HR16DE: bloco em alumínio, duplo comando de válvulas acionado por corrente, 1,6 litro, 111 cv e 15,1 mkgf.
Com 1,69 m de largura e 2,6 de entre-eixos, o espaço interno é generoso até para cinco adultos, além de um farto porta-malas de 460 litros. O acabamento é superior ao do March: tem arremates bem-feitos e bom isolamento acústico. Airbags e cintos com pré-tensionador são padrão.
Cuidado com a versão básica S: tem ABS de série só a partir do modelo 2014 e o ar-condicionado era opcional. Mas há trava elétrica, alarme, computador de bordo e direção elétrica, elogiada pela leveza. A SV traz ar, vidros e espelhos elétricos, maçanetas cromadas, Isofix, abertura interna do porta-malas e cintos traseiros com três pontos.
A partir do 2014, ganhou o painel Fine Vision (velocímetro e conta-giros simétricos) e ABS com distribuição e assistência de frenagem. Dê prioridade à top SL, com assistência de frenagem desde o 2012, além de rodas de liga, faróis de neblina. Bluetooth e volante multifuncional chegaram na versão 2014.
A reestilização veio na linha 2016 (não houve a 2015), já como nacional (ele é feito em Resende, RJ) e com a opção do mesmo motor de três cilindros, 1 litro e 77 cv do March.
O Versa é uma das compras mais racionais entre os sedãs usados: os mais novos ainda estão na garantia (três anos), sua manutenção não dá trabalho e as peças de maior desgaste são facilmente encontradas a pronta entrega na rede por valores justos.
A VOZ DO DONO
Nome: Maria Lúcia Schiavinato
Idade: 55 anos
Profissão: funcionária pública
Cidade: Rio Claro (SP)
O que eu adoro: “Oferece muito espaço para os passageiros e o acabamento é bem-feito. Tem um motor potente, econômico e silencioso: a dirigibilidade é favorecida pela estabilidade e pela direção elétrica.”
O que eu odeio: “Faltam equipamentos como sensor de estacionamento, central multimídia e volante multifuncional. A manutenção é barata, mas algumas peças não são encontradas a pronta entrega.”
ONDE O BICHO PEGA
Volante – Problema crônico já abordado na seção Autodefesa: o revestimento do volante se desgasta e começa a descascar com pouco tempo de uso. O problema foi reconhecido pela Nissan, que vem substituindo a peça em garantia.
Recall – Unidades produzidas entre julho de 2011 e setembro de 2014 apresentaram falha nos airbags decorrente da montagem incorreta do gerador de gases. Consulte a numeração do chassi (3N1CN7AD4EK390001 a 3N1CN7AD1CL864719) e confira se o reparo foi efetuado.
Câmbio – Verifique o engate de todas as marchas, especialmente a ré e a quinta: em alguns casos o trambulador pode apresentar problemas, comprometendo o correto funcionamento da transmissão.
Suspensão – Fique atento a vazamentos nos amortecedores, batentes, buchas e bieletas. Oscilações na carroceria e ruídos anormais são indícios de que esses componentes chegaram ao fim da vida útil.
Embreagem – Não costuma apresentar problemas crônicos, mas o desgaste excessivo do material de atrito do disco é facilmente identificado pela trepidação excessiva nas arrancadas.
2012 | 2013 | 2014 | |
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Versa S 1.6 16V | R$ 29.230 | R$ 31.910 | R$ 34.833 |
Versa SV 1.6 16V | R$ 29.899 | R$ 35.041 | R$ 36.200 |
Versa SL 1.6 16V | R$ 31.560 | R$ 35.315 | R$ 37.138 |
Original | Paralelo | |
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Para-choque (dianteiro) | R$ 599 | R$ 440 |
Farol (cada um) | R$ 653 | R$ 480 |
Retrovisor (cada um) | R$ 381 | R$ 330 |
Discos de freio (par) | R$ 398 | R$ 180 |
Pastilhas de freio (jogo) | R$ 155 | R$ 140 |
Kit de embreagem | R$ 807 | R$ 700 |
Amortecedores (os quatro) | R$ 1.475 | R$ 1.350 |
NÓS DISSEMOS…
Dezembro de 2011 – “Ele não tem espaço interno tão amplo quanto o Cobalt nem vem com ABS de série, como o Logan. Mas o Versa foi superior na maioria dos outros aspectos analisados. Seu motor 1.6 fez valer o cabeçote multiválvulas e os 111 cv de potência (com etanol ou gasolina) e andou na frente dos rivais.”
PENSE TAMBÉM EM UM…
Chevrolet Cobalt – É a resposta da GM para o Versa: a versão LTZ traz computador de bordo, rodas de liga, faróis de neblina e Bluetooth. Mas a básica LS já vem com ar e direção. O motor 1.4 é só mediano: o 1.8 é bem superior em torque (17,1 x 13 mkgf). Oferece ainda 563 litros de porta-malas e opção de câmbio automático. Clique aqui para ler nosso Guia de Usados com ele.