Peugeot 2008 usado é crossover com pinta de perua a partir de R$ 50.000
Com estilo interessante e dirigibilidade de perua, o Peugeot 2008 cativa pelo espaço interno e nível de equipamentos de série
Baseado no Peugeot 208, o crossover 2008 chegou ao mercado no primeiro semestre de 2015. Seu ponto forte, porém, está no espaço interno: mesmo com apenas 4,16 metros de comprimento, há espaço adequado para quatro adultos em razão dos 254,2 cm entre os eixos e do prolongamento do teto. A capacidade do porta-malas é de 355 litros.
A versão de maior sucesso é a topo Griffe com seu teto de vidro e um pacote com ESP, auxílio de partida em rampas, airbags frontais, laterais e de cortina, limpador de para-brisa e faróis com acionamento automático, sensores de estacionamento em ambos os para-choques e bancos revestidos de couro e tecido.
A maior novidade do modelo 2017 foi a versão Crossway, que se diferencia pelas caixas de roda em preto, grafismo nas laterais, rodas na cor cinza, bancos de couro com o nome da versão bordada e tapetes personalizados. Inicialmente limitada a 500 unidades, fez tanto sucesso que acabou assumindo o topo da linha.
Sob o capô está o conhecido motor FlexStart de aspiração natural e 1.6 16V de 115/122 cv e câmbio manual de cinco marchas. A única opção de câmbio automático até o modelo 2017 é o AT8, que tem quatro marchas e é problemático.
Quem não abre mão de desempenho deve priorizar o motor THP Flex de 1.6 Turbo, injeção direta e 165/173 cv (gasolina/etanol) vinculados ao controle de tração ajustável Grip Control. O câmbio manual de seis marchas foi o único oferecido até 2019, situação que ajuda a entender a baixa popularidade dessa versão.
Mais acessível, a Allure abre mão de comodidades, mas mantém quatro airbags, ar-condicionado bizona, piloto automático, sistema de som com tela de 7 polegadas e Bluetooth, volante multifuncional, sensores de estacionamento traseiros e rodas aro 16 de liga de alumínio.
A maior vantagem do modelo de 2018 em diante é a evolução técnica: o motor 1.6 16V foi recalibrado para render 115/118 cv em rotações mais baixas e finalmente recebeu um câmbio automático Aisin de seis marchas.
A maturidade do 2008 só foi atingida em meados de 2019, quando a empresa juntou o motor THP com o câmbio automático de seis marchas: uma leve reestilização foi apresentada nesse período, com grade e para-choques redesenhados.
Mas a produção cessou na virada de 2023 para 2024, e apenas unidades com motor 1.6 THP e câmbio automático seguem disponíveis em estoque. Tudo porque em breve será lançada a segunda geração do Peugeot 2008, com nova plataforma, motor 1.0 turboflex e produção argentina.
Também é inegável a evolução do pós-venda da Peugeot, marcado por uma nova política de preços para peças e mão de obra. O 2008 desfruta de boa reputação entre os reparadores independentes, que já conhecem a fundo sua mecânica.
Problemas e defeitos do Peugeot 2008
Turbo – Fumaça branca entre as trocas de marcha ou na marcha lenta é um indício de desgaste na turbina dos motores THP. Os danos são causados por mau uso ou por fragmentos ressecados do sistema de admissão do motor. O custo do reparo varia de R$ 3.500 a R$ 8.000.
Injeção direta – Os motores THP podem apresentar problemas nas bombas de baixa e alta pressão do sistema de injeção. Os dois casos são diagnosticados pelo mesmo código de falha, motivo pelo qual vale a pena solicitar uma revisão geral.
Câmbio automático – A transmissão AL4 de quatro marchas é notória pela sensibilidade: certifique-se de que não há códigos de falha no painel, se há trancos no funcionamento ou mesmo se está travada em terceira marcha (em modo de segurança). A troca do fluido a cada 80.000 km é mandatória.
Suspensão – Verifique se não há vazamento nos amortecedores e desgaste acentuado nas buchas, batentes e bieletas, que sempre apresentam barulhos e/ou batidas secas em pisos irregulares.
Recall – Foram apenas dois: o primeiro envolve o chicote elétrico (chassis FB022135 a GB022221) e o segundo relacionado ao sistema de injeção dos motores 1.6 Flex Fuel (chassis LB000746 a MB502300).
Preço médio dos Peugeot 2008 usados
MODELO | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 |
Allure 1.6 manual | R$ 51.230 | R$ 54.412 |
R$ 60.501
|
R$ 65.383
|
– | – | – |
Allure 1.6 Automático | R$ 55.325 | R$ 54.651 | R$ 62.333 |
R$ 65.813
|
R$ 69.375
|
R$ 73.793
|
R$ 75.045
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Allure 1.6 Business Automático | R$ 54.122 |
R$ 55.120
|
R$ 58.323
|
R$ 62.980
|
R$ 73.440
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– | – |
Crossway 1.6 Automático | R$ 58.970 |
R$ 63.330
|
R$ 67.470
|
R$ 70.294
|
R$ 47.347
|
–
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–
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Griffe 1.6 manual |
R$ 56.646
|
R$ 58.757
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–
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–
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– | – | – |
Griffe 1.6 Automático | R$ 56.692 | R$ 62.230 |
R$ 64.550
|
R$ 70.798
|
R$ 77.623 |
–
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–
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Style 1.6 automático | – | – | – |
R$ 69.257
|
– |
–
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Griffe 1.6 THP manual | R$ 55.837 | R$ 58.204 |
R$ 63.210
|
R$ 65.980
|
R$ 81.279
|
–
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Griffe 1.6 THP Automático | – | – |
–
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– | – |
R$ 86.234
|
R$ 91.387
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In Concert 1.6 THP Automático | – |
–
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–
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–
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R$ 85.031
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– | – |
Preço das peças do Peugeot 208
A voz do dono
Nome: Paulo Marques
Idade: 48 anos
Profissão: funcionário público estadual
Cidade: Limeira (SP)
O que eu adoro: “O nível de equipamentos é muito bom, com destaque para o teto panorâmico que deixa o interior mais claro. Dirigibilidade e porta-malas comparáveis aos de uma excelente perua.”
O que eu odeio: “O espaço é adequado para quatro adultos apenas, e há dificuldade de acesso ao banco traseiro. O câmbio automático de somente quatro marchas prejudica o consumo urbano e o rodoviário.”
Nós dissemos
Abril de 2015 “Com 4,16 metros de comprimento, 1,74 de largura e 1,58 de altura, o 2008 é um dos mais compactos dos SUVs compactos (…). Suave e silenciosa, a suspensão do 2008 foi nitidamente calibrada com ênfase no conforto. Colabora para essa impressão a maciez dos pneus 205/60 aro 16 um perfil alto para os padrões atuais.”
Pense também em um…
Honda HR-V – Seu motor 1.8 flex gera 140/139 cv e impulsiona bem seus 1.270 kg, quase sempre acoplado a um câmbio CVT (a versão LX com câmbio manual é rara). O consumo de gasolina é de 10,4 km/l na cidade e 13,1 km/l na estrada, e a suspensão garante dirigibilidade e conforto. Freios a disco e ESP contribuem para o notável comportamento dinâmico.