Peugeot 208 usado tem design francês, mecânica Fiat e parte dos R$ 59.000
Bem equipado, o hatch francês fabricado na Argentina usa motores confiáveis para reunir muitas virtudes e poucos problemas
Maior, mais largo e mais baixo que o antecessor, o Peugeot 208 de segunda geração chegou no final de 2020. O espaço interno é adequado para quatro adultos e o porta-malas tem apenas 265 litros. As suspensões seguem o padrão dianteira McPherson e traseira por eixo de torção, com um acerto suave que não compromete o comportamento dinâmico.
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A versão de maior sucesso é a Allure, com o motor 1.6 16V flex de 118/115 cv, com câmbio automático de seis marchas. Traz ar-condicionado digital e automático, airbags frontais e laterais, carregador de celular, partida por botão e rodas aro 16. Mas fique atento: em meados de 2021 a versão perdeu teto solar, quadro de instrumentos digital e airbags de cortina.
Quem pode deve investir um pouco mais na versão Griffe, que adiciona sensor de chuva, sensor de estacionamento, câmera de ré, faróis full-led automáticos, alerta de colisão, frenagem autônoma, leitor de placas, detector de fadiga e alerta de mudança de faixa.
Com preço mais em conta, a versão Active perde os airbags de cortina, mas mantém o ESP, DRL de led, rodas de 16” de liga leve, vidros, retrovisores e travas elétricas, central multimídia com tela de 7”, volante multifuncional, piloto automático, computador de bordo e assistente de partida em rampa.
Está com o orçamento limitado? Abra mão do câmbio automático e considere a versão Like, com câmbio manual de cinco marchas. Diga adeus às rodas de liga leve, mas mantenha o que importa: controles de tração e estabilidade, quatro airbags, piloto automático, ar-condicionado digital, central multimídia com tela de 7”, volante multifuncional e vidros e retrovisores elétricos. Esta, porém, saiu de linha em 2022.
Em 2022, o 208 ganhou duas versões impulsionadas pelo motor 1.0 6V Firefly de 75/71 cv: Like e Style, sempre com câmbio manual de cinco marchas. A primeira traz central de 10”, DRL de led, quatro airbags e ar-condicionado digital. A segunda vem com teto, faróis full-led, rodas aro 16 e câmera de ré .
Evite a rara versão Like Essencial, ainda mais procurada por locadoras (que, por sinal, andaram comprando muitos Peugeot 208). E considere a série especial Roadtrip: é basicamente um 208 Active recheado de equipamentos.
Apesar das críticas aos propulsores, o 208 se beneficiou da facilidade de manutenção: são motores consagrados e bem conhecidos por qualquer reparador e a grande oferta de peças afasta a fama negativa que os Peugeot ganharam nas oficinas ao longo dos anos.
Principais problemas do Peugeot 208 de 2ª geração:
Central multimídia – Em muitos casos ocorre o descolamento dos componentes internos, causando toques involuntários. O reparo não tem sido coberto pela rede autorizada e pode custar de R$ 450 a R$ 800 em técnicos especializados.
Freios – A maior parte dos 208 conta com transmissão automática, que naturalmente exige mais dos freios: pedal trepidando em velocidades mais altas é indício de disco empenado.
Suspensão – Recomenda-se trafegar em ruas de piso irregular para identificar folgas em buchas de bandeja, batentes e bieletas. Verifique também se os amortecedores não apresentam vazamento.
Transmissão automática – O câmbio Aisin não prevê a substituição do fluido, apenas verificação periódica do nível. Mas fique atento: contaminação do líquido de arrefecimento do motor é um indício de que o resfriador do fluido da transmissão está deteriorado.
Recall – Substituição da bomba de combustível (chassis NG516542 até NG518309) e verificação do eixo traseiro (chassis MG510819 até MG704358). Consulte a rede autorizada para checar se os procedimentos foram realizados.
O que dizem os donos de Peugeot 208:
O que eu adoro:
“Muito bonito e confortável, a suspensão é superequilibrada. A ergonomia é um ponto alto, contribui muito para a dirigibilidade e o prazer ao volante. A central multimídia é de excelente qualidade e tamanho.”
O que eu odeio:
“O motor antiquado deixa a desejar em rendimento: falta torque em rotações mais baixas e o consumo não é dos melhores. O nível de ruído na estrada incomoda: o isolamento acústico poderia ser mais caprichado.”
Nome: Elvio Cavalcante Barbosa
Idade: 36 anos
Profissão: empresário
Cidade: São Paulo (SP)
Preço médio dos Peugeot 208 usados (KBB):
Preço das peças do Peugeot 208
Nós dissemos:
Setembro de 2020 “Seu pacote de equipamentos já inclui aquilo que se tornou padrão entre os hatches compactos: quatro airbags, controles de estabilidade e tração, central multimídia com tela de 7 polegadas, Android Auto e Apple CarPlay, vidros elétricos, volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade e retrovisores com ajuste elétrico. (…) Os faróis são halógenos, mas as luzes diurnas de led estão mantidas.”
Pense também em um:
Volkswagen Polo O Polo leva vantagem sobre o 208 no espaço interno e no porta–malas de 300 litros. Vem sempre com ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos nas quatro portas e freios ABS. Os motores são os consagrados três-cilindros 1.0 de 84 cv; quatro-cilindros de 1.6 e 117 cv; três-cilindros 1.0 turbo e 128 cv; e quatro-cilindros turbo de 1,4 litro e 150 cv, exclusivo da versão esportiva GTS.