Promoção: Revista em casa a partir de 10,99
Continua após publicidade

Peugeot 3008 usado anda bem, gasta pouco e surpreende na manutenção

A antiga minivan ganhou aspecto de SUV em sua segunda geração, lançada no Brasil em 2017

Por Felipe Bitu Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 30 set 2024, 09h06 - Publicado em 30 set 2024, 09h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Peugeot 3008 de segunda geração usado - QUATRO RODAS
    A minivan virou um SUV na segunda geração. (Acervo/Quatro Rodas)

    A segunda geração do Peugeot 3008 chegou ao mercado brasileiro em 2017 e abandonou os ares de minivan em favor de um visual típico de SUV. É difícil ficar indiferente diante do avanço futurista dos faróis inspirados nas garras de um felino e das belas lanternas inseridas na traseira.

    O requinte se repete no interior, marcado pelo i-Cockpit, com o painel de instrumentos posicionado acima do aro do volante achatado. A versão única Griffe traz central multimídia compatível com CarPlay e Android Auto, carregador de celular por indução, ar-condicionado bizona, bancos dianteiros elétricos com massageador e memória de posição e teto solar panorâmico.

    Peugeot 3008 de segunda geração usado - QUATRO RODAS
    Lanternas remetem às garras do felino, símbolo da Peugeot (Acervo/Quatro Rodas)

    Revestido de couro, o interior acomoda cinco adultos e o banco traseiro conta com saídas de ar-condicionado. Suas suspensões proporcionam um rodar macio e silencioso, típico de automóvel de passeio, e contam com o apoio do controle de estabilidade. A lista de itens de segurança traz seis airbags, assistente de partida em rampa e faróis full-led.

    Sob o capô está o motor 1.6 THP de 165 cv, casado com o câmbio automático de seis marchas com modo Sport de condução e possibilidade de trocas manuais por aletas nas laterais do volante. Vai de 0 a 100 km/h em 9,8 s e retoma de 60 a 100 km/h em 5,4 s sem abrir mão dos 10,2 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada.

    Continua após a publicidade
    Peugeot 3008 de segunda geração usado - QUATRO RODAS
    (Acervo/Quatro Rodas)

    Em 2018, a Peugeot apresentou a versão Griffe Pack, que acrescentou teto e retrovisores na cor Black Diamond e um pacote de tecnologias semiautônomas como frenagem automática de emergência, alerta de colisão, alerta de mudança involuntária de faixa, detector de fadiga, leitor de placas de velocidade, piloto automático adaptativo e sensor de ponto cego.

    No ano seguinte, surgiu a versão de entrada Allure, que substituiu os faróis full-led em favor de unidades halógenas, maiores que as originais. Também foram eliminados os bancos com ajustes elétricos e o carregador de celular por indução. O único opcional é o teto solar.

    Peugeot 3008
    Peugeot 3008 2022 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Na reestilização lançada no Brasil em 2021, passou a seguir a identidade visual mais recente da marca, marcada pelas luzes diurnas que atravessam o para-choque dianteiro, imitando garras de um leão. A grade foi completamente redesenhada, ficou maior, perdeu a moldura prateada e ganhou efeito 3D com várias aletas que a compõem.

    Continua após a publicidade

    Peugeot 3008
    Peugeot 3008 2022 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

     

    Com os novos faróis passou a ter iluminação full LED adaptativa na versão topo de linha, batizada de GT Pack. Há ainda a função de iluminação em curvas (EVS), que otimiza a visibilidade até 90 km/h. A assinatura das garras de leão também está está presente na traseira com lanternas inteiras de LEDs e com setas sequenciais.

    Peugeot 3008
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O Peugeot 3008 deixou de ser vendido no Brasil em 2024, quanto apenas 32 unidades ainda remanescentes em estoque foram emplacadas. Uma nova geração é esperada para 2025.

    Continua após a publicidade
    Bancos de couro vêm com massageador
    Bancos de couro vêm com massageador (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    Independente da versão, o Peugeot 3008 é um veículo com vocação familiar, com espaço para cinco adultos, sistema Isofix para cadeirinha e porta-malas de 521 litros. O motor THP e o câmbio automático Aisin AT6 são bem conhecidos dos reparadores e não apresentam problemas crônicos.

    Há cinto de três pontos para todos
    Há cinto de três pontos para todos (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    Outro fator que surpreende positivamente é o valor das peças de reposição, mesmo na rede autorizada. Também vale a pena considerar o histórico de manutenção: atenção redobrada com exemplares que tiveram o chip do motor reprogramado para gerar mais potência.

    Principais problemas e defeitos

    Peugeot 3008
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Freios: O sistema dá conta de conter os 1.567 kg do 3008, mas cobra seu preço no elevado consumo de discos e pastilhas. Por outro lado, são componentes facilmente encontrados a pronta entrega mesmo no mercado paralelo.

    Motor:  Conhecido dos reparadores, o motor THP não admite negligência com as trocas de óleo: excesso de fumaça em marcha lenta ou no intervalo entre as trocas de marcha indicam danos no turbocompressor, reparo que em muitos casos ultrapassa os R$ 10.000.

    Suspensão: É robusta, mas o curso curto e a calibração firme abreviam a vida útil de componentes como buchas e batentes. E atenção: o controle de estabilidade não é capaz de conter a oscilação excessiva causada por amortecedores sem ação.

    Teto solar: Oxidação, odor de mofo e estalos durante a abertura e o fechamento indicam que os mecanismos precisam de uma revisão completa. Verifique se não há trincas no vidro causadas por mau uso ou choque térmico.

    Recall: Foram dois, envolvendo falha no posicionamento da tubulação de combustível (chassis não sequenciais de HS003128 a JSO13554) e falha no chicote elétrico do motor de arranque (HS003128 a JS007249). Em ambos os casos existe risco de incêndio.

    Continua após a publicidade
    Porta-malas tem piso que se nivela com rebatimento dos bancos
    Porta-malas tem piso que se nivela com rebatimento dos bancos (Leo Sposito/Quatro Rodas)

    A voz do dono

    Nome: Luis Otávio Duarte
    Idade: 25 anos
    Profissão: consultor automotivo
    Cidade: Pelotas (RS)

    O que eu adoro: “Extremamente bem equipado e espaçoso. A combinação do motor THP com o câmbio de seis marchas torna o carro ágil tanto na cidade quanto na estrada, sem contar a visibilidade com os faróis full-led.”

    O que eu odeio: “Um carro tão equipado e não conta com GPS integrado: a única forma de utilizar o recurso é com um celular conectado à central multimídia. Outra incoerência é a ausência da abertura elétrica do porta-malas.”

    Preço médio dos Peugeot 3008 usados (tabela KBB Brasil)

    2018 2019 2020 2022 2023
    3008 Griffe 1.6 THP R$ 122.980 R$ 134.980 R$ 185.465 R$ 197.790
    3008 Griffe Pack 1.6 THP
    R$ 135.675
    R$ 148.990
    R$ 201.120
    3008 Allure 1.6 THP R$ 132.206
    3008 GT Pack 1.6 THP R$ 208.470

    Preço das peças do Peugeot 3008

    preço médio das peças do Peugeot 3008 usado
    (Arte/Quatro Rodas)

    Nós dissemos

    QUATRO RODAS O que dissemos - 3008 usado
    QUATRO RODAS de setembro de 2019. (Arte/Quatro Rodas)

    “[…] os bancos são revestidos de couro legítimo, coisa cada vez mais rara no segmento do 3008 […]. No que diz respeito à segurança, a lista segue com seis airbags, ESP (…). O 3008 traz o motor 1.6 THP com turbo, injeção direta de gasolina e 165 cv de potência. O câmbio automático de seis marchas tem opção de trocas no modo manual no volante.”

    Pense também em um…

    Audi Q3

    Audi Q3  A maioria é impulsionada pelo motor 2.0 TFSI (com potência variando de 170 cv a 220 cv dependendo da versão) com câmbio S Tronic de sete marchas com dupla embreagem e tração integral quattro com Drive Select. Para gastar menos, opte pelas versões que trazem o motor 1.4 TFSI de 150 cv com câmbio S Tronic de seis marchas e tração dianteira.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    SEMANA DO CONSUMIDOR

    Assine o Digital Completo por apenas R$ 5,99/mês

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
    Apenas R$ 5,99/mês*
    ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

    Revista em Casa + Digital Completo

    Nesta semana do Consumidor, aproveite a promoção que preparamos pra você.
    Receba a revista em casa a partir de 10,99.
    a partir de 10,99/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.