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Smart ForTwo usado é minúsculo e estiloso, mas tem preço de carro grande

Prático e charmoso, o que falta em tamanho ao Smart ForTwo sobra em segurança e itens de série. Mas a rigidez da suspensão é dureza...

Por Felipe Bitu
Atualizado em 11 jan 2024, 14h49 - Publicado em 10 jan 2024, 19h35
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  • Smart Fortwo
    Smart ForTwo mhd Brazilian Edition (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Charmoso, prático e divertido, ele poderia ser confundido com um brinquedo. Assim é o Smart Fortwo, que teve importação oficial no Brasil de 2009 a 2015, quando a marca desistiu de atuar no Brasil.

    Se na Europa ele surgiu como um racional veículo urbano, aqui virou figurinha carimbada para quem abre mão da discrição em favor da personalidade: sua estrutura reforçada de aço forma uma célula de sobrevivência que transparece entre painéis de plástico colorido.

    Smart Fortwo
    (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    A robustez dessa estrutura é evidenciada pelas quatro estrelas no crash-test Euro NCAP, pelo menos nas regras da época. Há airbags frontais e laterais, ABS e ESP, que ajudam na condução de um carro curto, alto (1,54 metro) e estreito (1,56 metro). Por sinal, o que o Smart Fortwo tem de comprimento, os BYD Dolphin têm de entre-eixos: 2,70.

    Equipamentos do Smart ForTwo

    Oferecido no início só na versão Passion, o Smart ForTwo sempre tem ar-condicionado, direção elétrica, farol de neblina e som com MP3 nas opções Coupe (teto panorâmico plástico) e Cabriolet (capota de lona elétrica). O espaço é mais que suficiente para dois e o motorista dispõe de boa ergonomia, mesmo sem ajustes na direção.

    Smart Fortwo
    (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    O motor 1.0 turbo de três cilindros, sob o porta-malas de 220 litros, bebe pouco (13,3 km/l na cidade e 16,6 na estrada, no nosso teste de pista), mas seus 84 cv e 12,2 kgfm lhe conferem desempenho convincente, desde que se troquem as marchas manualmente, pois para o câmbio automatizado de cinco marchas o consumo sempre será a prioridade.

    Smart Fortwo
    (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Apesar de estável, o pequeno Smart sofre na estrada com o deslocamento de ar de veículos pesados e com a buraqueira de nossas ruas, devido à suspensão muito dura – seu dono precisa se acostumar com pancadas e batidas secas, agravadas pelos pneus de perfil baixo 155/60 R15 na frente e 175/55 R15 atrás.

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    Smart Fortwo
    (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Em 2010 veio a série Brazilian Edition, com 300 carros amarelos cuja decoração era baseada na bandeira brasileira. Perdia o turbo (o motor ficou só com 71 cv e 9,4 kgfm), a direção elétrica, as borboletas no volante e o teto panorâmico. Porém adotava o start-stop, que desliga o motor abaixo de 8 km/h.

    Smart Fortwo
    (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Para a linha 2013, o Smart ForTwo ganhou uma leve atualização visual. A logomarca da smart saiu do capô e foi para a grade, enquanto as tomadas de ar passam a exibir novo design e tela em formato hexagonal. A versão de entrada mhd tem grade superior emoldurada por um friso preto. As demais versões, têm luzes de leds.

    Smart Fortwo
    (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Por dentro, o destaque é a central multimídia com tela de 6,5 polegadas sensível ao toque, com direito a GPS, leitores de CD, MP3 e DVD, entrada para SD card e conexão Bluetooth para telefone celular e streaming de áudio. 

    Smart Fortwo
    Smart Fortwo Cabrio (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    O alto custo da mão de obra e a falta de preparo da rede de três concessionárias incomoda, mas suas peças de reposição não são tão caras e quase sempre se encontram disponíveis.

    Smart ForTwo usado é minúsculo e estiloso, mas tem preço de carro grande
    (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Fuja da roubada

    No nosso teste de Longa Duração, nem a rede autorizada Smart foi capaz de fornecer um serviço adequado. por isso, tome cuidado com
os carros importados por independentes: é possível achá-los no mercado a preço de popular básico, mas a falta de um plano de revisões
não permite obter um confiável histórico de manutenção.

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    Com menos de 10 cm de flanco nos pneus, as rodas do Smart sofrem com a buraqueira das
ruas brasileiras. Cheque se os aros estão amassados ou empenados, pois cada um custa pelo menos 1500 reais na autorizada.

    Problemas e defeitos do Smart ForTwo

    Smart Fortwo
    Motor do Smart Fortwo (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Smart ForTwo usado é minúsculo e estiloso, mas tem preço de carro grande
    (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Turbo – Vale pedir a um mecânico que verifique se não há vazamentos na linha de pressurização (causa queda no desempenho) ou se a turbina se encontra em bom estado, sem folga nos mancais. Fumaça branca em marcha lenta é indício de que algo não vai bem.

     

    Carbonização – O plano de manutenção pede a troca de velas a cada 60 000 km, mas nosso teste de Longa Duração mostrou que esse intervalo prolongado acaba por impeder a queima ideal da mistura, provocando o acúmulo de carvão nas válvulas de admissão.

    Embreagem – Como em todo automatizado, é bom verificar o estado de atuadores e solenoides. O kit completo de embreagem não sai por menos de 3 100 reais.

    Capota elétrica – O Cabrio não costuma apresentar infiltração de água ou poeira, mas é sempre melhor verificar sua estanqueidade antes da compra. Abra e feche a capota para verificar se o motor e as articulações estão funcionando: qualquer defeito obriga a troca do teto inteiro.

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    NÓS DISSEMOS Maio de 2009

    “O câmbio automatizado do Smart
foi programado para vencer maratonas de economia de combustível. (…) Mas basta trocar as marchas por conta própria, no paddle-shift, para o Fortwo mudar da água para o vinho.
(…) O acabamento interno aposta na beleza do design, em lugar de cromados ou superfícies macias. Mas algumas economias incomodam. como não há ajuste de altura para banco e cintos de segurança, pessoas mais baixas ficam com a tira roçando o pescoço. Falta tampa no porta-luvas, computador de bordo e rádio com sistema Bluetooth.”

    Qual o preço do Smart ForTwo?

    Modelo 2009 2010 2011 2013 2014 2015
    ForTwo 1.0 Turbo
    R$ 69.300
    R$ 78.400
    R$ 92.500
    ForTwo Passion R$ 53.500
    R$ 57.200
    R$ 61.400 R$ 88.197
    ForTwo Cabrio
    R$ 55.500
    R$ 57.700
    R$ 65.600
    R$ 80.000
    R$ 88.000

    R$ 89.800
    ForTwo Cabrio Passion
    R$ 59.900
    R$ 62.900
    R$ 65.000
    ForTwo MHD
    R$ 50.000
    R$ 54.000 R$ 65.000 R$ 66.000 R$ 79.000

    Pense também em um Fiat 500 usado 

    fiat 500
    Teto solar elétrico passa a ser de série no compacto (Divulgação/Divulgação)

    Menos radical que o Fortwo, o 500 se baseia na tradicional mecânica de motor transversal com tração dianteira e seu estilo apela para a onda retrô. A suspensão é mais adequada ao Brasil e ele sofre menos que o Smart na estrada. O acabamento merece destaque, com peças internas da mesma cor do carro, simulando partes metálicas. Bem equipado, impressiona pelos sete airbags e itens de segurança como ABS, EBD, ASR e ESP. Leva vantagem ainda na enorme rede autorizada Fiat, mas deixa a desejar em exclusividade: a última fornada dos Fiat 500 passou a vir do
México a preço convidativo, o que aumentou sua presença nas ruas.

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    A VOZ DO DONO

    Smart Fortwo
    (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    “É um carro urbano por excelência: fácil de estacionar, cabe em qualquer vaga, tem desempenho adequado e é muito econômico. Na estrada anda junto de carros mais potentes e seu porta-malas basta para um casal, pois acomoda duas bolsas grandes. Tem a suspensão muito dura, mas é um carro robusto, tanto que pretendo trocar o meu por outro zero.”

    Denis Silva, 23 anos, comerciante, Santo andré (SP)

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    O QUE EU ADORO

    “Rápido nas arrancadas e ágil no trânsito urbano, ele tem suspensão bem firme, altíssimo nível de equipamentos e
baixo consumo na cidade e na estrada.”

    Fernando Noronha, 54 anos, técnico judiciário, porto alegre (RS)

    O QUE EU ODEIO

    “A depreciação é alta, há ruídos internos desde novo e a suspensão é muito seca em pisos ruins. Na estrada, balança quando passam os caminhões.”

    Felipe Ramos Pereira Bruel, 28 anos, advogado, Brasília (DF)

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