A Suzuki, pelo menos aqui no Brasil, tem sua marca muito mais associada ao mundo das motos do que ao dos automóveis.
Já tentaram mudar essa situação, mas a ausência da empresa no Brasil entre os anos de 2003 e 2008 não ajudou muito. O fato é que logo após o retorno da Suzuki por aqui, em 2009 foi lançado o crossover SX4, sendo fabricado na Hungria e no Japão.
O Suzuki SX4 é compacto, com seus 4,13 metros de comprimento, e justamente por causa disso não conta com um porta-malas de grande capacidade, com 270 litros.
É um carro rústico, pois não tem recursos como controle de tração, controle de estabilidade ou assistente de rampa, e o teto solar elétrico, desejável, era opcional. Podia vir com câmbio manual ou automático de quatro velocidades.
Seu motor 2.0 16V J20A, somente a gasolina, era o mesmo do Suzuki Grand Vitara, com exatos 1.995 cc de cilindrada e 145 cv de potência. Detalhe interessante é que os comandos de válvulas eram acionados por corrente e não por correia dentada.
Um dos principais destaques desse modelo era a presença da tração integral de série. Denominada i-AWD, contava com três modos de operação: 2WD (tração dianteira), 4WD Auto (tração majoritariamente 4×2, com a tração 4×4 acionada automaticamente em caso de necessidade) e 4×4 Lock (4×4 permanente, mas até 60 km/h).
Também de série havia, além de ar-condicionado e direção assistida, airbag e sistema de freios com ABS. O modelo foi importado até o ano de 2015, quando deu lugar ao S-Cross.
Quando se fala de carro usado, a preocupação logo recai sobre os defeitos crônicos de determinado modelo, que podem ser leves ou mais caros de arrumar, como quebras de caixas de câmbio e por aí vai. Os carros japoneses em geral possuem boa fama nesse quesito.
E a melhor notícia é que no caso do SX4 essa tradição se mantém e não são comuns os defeitos mais graves, ou seja, os que dão problemas na maior parte dos casos são coisas simples e mais fáceis de arrumar (veja Onde o Bicho Pega).
Com tração nas quatro rodas, baixo índice de quebras graves, bom valor de revenda, além de ser muito discreto, o SX4 se revela um bom companheiro para uso diário.
O tanque de combustível muito pequeno, com apenas 45 litros, é um de seus poucos defeitos – além de o carro ser simples, como já foi dito, mas isso é uma característica.
Talvez sua maior fraqueza não esteja no produto em si, mas na rede de concessionárias muito acanhada e no fato de, no passado, essa marca já ter deixado os consumidores na mão. Peças de reposição são caras, como costuma ser comum em carros importados.
Principais defeitos do Suzuki SX4
Ruídos internos – Uma das maiores fontes de reclamações dos donos, os rangidos dos plásticos internos irritam, sendo necessária muita paciência para tirar todos os “grilos”.
Suspensão ruidosa – A fonte dos barulhos está principalmente na dianteira, em bieletas, nas buchas de bandejas e nas buchas da estabilizadora.
Trepidação dos vidros dianteiros – Os vidros vibram quando estão em meio curso. Não são todos os carros que apresentam esse problema, mas as reclamações são frequentes.
Folga na caixa de direção – Aparece principalmente por causa da qualidade do piso no Brasil. Antes de partir para a troca da peça, convém tentar uma regulagem para evitar maiores gastos.
Luz da injeção – Acende sem avisar. Há casos em que apaga sozinha, há casos em que é necessário passar o aparelho eletrônico de diagnose para resolver o defeito. E há casos em que é necessário trocar o catalisador.
A voz do dono
Nome: José Carlos Alves de Morais
Idade: 38 anos
Profissão: comerciante
Cidade: São Paulo (SP)
O que eu adoro: “Sem dúvida, a tração nas quatro rodas é o grande atrativo desse carro. Não somente para ser usado num pequeno percurso off-road, mas principalmente em estradas molhadas, com o 4WD sendo automaticamente ativado.”
O que eu odeio: “Os barulhos não param, mesmo com o carro já tendo passado pela concessionária e por outras oficinas com o intuito de tirar esses ruídos. Os plásticos internos dão rígidos e também riscam com facilidade.”
Preço médio dos Suzuki SX4 usados* (KBB Brasil)
Preço das peças do Suzuki SX4
Pense também em um…
Hyundai i30 Na época do lançamento do SX4 aqui no Brasil, a própria Suzuki apontava o i30 como um dos concorrentes diretos do modelo (talvez por estarem na mesma faixa de preço).
O i30 trazia motor 2.0 16V de 145 cv, a mesma potência do SX4. O coreano não tem grandes defeitos crônicos, mas na hora de comprar tem que ficar de olho nos opcionais, como teto solar e ar digital, que fazem com que o valor varie bastante.