20 anos de Os Eleitos
O motorista pode escolher um carro por diferentes motivos: design, desempenho, segurança, preço. Mas é no dia a dia que ele vê se ficou satisfeito com a aquisição. É somente depois de usar o carro que o proprietário percebe características do veículo que nenhum vendedor, amigo entusiasta ou jornalista especializado pode antecipar, até porque cada motorista tem gostos, necessidades e níveis de exigência próprios.
Foi pensando nisso que QUATRO RODAS criou o prêmio Os Eleitos, que aponta os melhores (e os piores) carros do mercado na opinião dos donos.
Para isso, convidamos os motoristas a nos contar como eles avaliam seus carros sob diferentes aspectos relacionados ao desempenho, consumo, conforto, segurança, manutenção, custos e confiança na marca.
A pesquisa é feita pela internet e, para garantir a lisura dos resultados, todo entrevistado deve informar o número do CPF e o código Renavam de seu automóvel. Todos os dados são checados e as respostas são analisadas pela Pesquisa e Inteligência de Mercado da Abril Mídia.
Uma das razões que fazem Os Eleitos ser uma pesquisa diferente é seu critério de pontuação. Ele foi elaborado de modo que se possa comparar modelos de segmentos distintos, analisando sempre o que o proprietário esperava e o que ele obteve depois da compra. Com esse sistema, é possível analisar em igualdade de condições um veículo de segmento inferior contra um superior. Afinal, se um Civic entrega mais que um Ka Sedan, o dono do Honda vai esperar muito mais do seu carro.
Saiba como funciona o critério:
Índice acima de 100: o carro superou as expectativas
Índice em 100: satisfação corresponde exatamente à expectativa que o dono tinha antes da compra
Índice entre 100 e 80: expectativa foi razoavelmente atendida
Índice abaixo de 80: o proprietário está insatisfeito
Esta é a 20a edição do prêmio, que existe desde 2001. Este ano, selecionamos os 50 veículos mais vendidos do Brasil, incluindo automóveis e comerciais leves, para submeter ao crivo dos proprietários, os quais compareceram em peso. Ao todo, tivemos 3.246 entrevistas válidas, contendo respostas de motoristas de diferentes idades, gêneros e regiões do país.
Da amostra inicial de veículos, nem todos obtiveram o número mínimo de respostas considerado necessário pela pesquisa. Assim, reunimos aqui 35 finalistas, apresentados por segmento, por marca e também em um ranking geral do mercado.
Além de avaliarem os modelos, os entrevistados também responderam perguntas sobre a assistência técnica das fábricas, o que resultou em um ranking de qualidade dos serviços prestados pelas redes autorizadas. Afinal, o atendimento de pós-venda também faz parte da experiência da posse do veículo. Acompanhe a seguir os resultados.