A ciência por trás da versatilidade dos pneus de uso misto
O desenho da banda de rodagem é a chave para o desenvolvimento dos pneus que encaram o off-road sem acabar com o conforto no asfalto
Embora viessem perdendo participação gradativamente há cerca de uma década, hatchbacks e sedãs ainda eram a maioria nas vendas de automóveis e utilitários leves zero quilômetro no Brasil até 2021. O jogo virou de vez em 2022, quando sua fatia foi reduzida a 45% – e na contramão dessa tendência, SUVs e picapes bateram em 55%.
Em 2023, essa tendência continua se acentuando, conforme os dados divulgados pela Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores.
SUVs e picapes caíram nas graças do consumidor por alguns motivos. O primeiro tem a ver com o design e o lifestyle aventureiro, que tem um apelo estético gigante para boa parte dos compradores, mesmo quando o uso é estritamente urbano. O outro está na sua versatilidade. Proporcionando o mesmo conforto e segurança, as picapes (em suas versões cabine dupla) e os SUVs oferecem maior robustez e espaço para os ocupantes e para carga.
E esse contexto que mistura versatilidade e lifestyle precisa ser acompanhado pelos pneus, que precisam atender a todas as necessidades desse segmento – desde aqueles que vão pegar no pesado, transportando cargas e nas condições off-road mais complicadas, até os que circulam apenas nas ruas e estradas asfaltadas.
O meio-termo
No entanto, entre o asfalto e o off-road, há um vasto meio-termo. Afinal, boa parte dos donos de picapes e SUVs acaba usando o veículo nas duas situações, em variadas condições de fora de estrada. Para que a conhecida versatilidade desses veículos se concretize, eles precisam estar calçados com os chamados pneus de uso misto. Como o nome diz, eles são destinados a diferentes tipos de uso.
“O maior desafio para se desenvolver um pneu de uso misto é conseguir o equilíbrio certo entre o conforto acústico, segurança e performances no on-road com a capacidade de tração no off-road”, explica Fábio Magliano, Gerente de Produto e Motorsport da Pirelli na América Latina. “Isso acontece, basicamente, em cima do desenho da banda de rodagem e na estrutura do pneu.”
Isso porque o tamanho dos blocos da banda de rodagem determina a capacidade de tração – quanto maiores e mais espaçados, melhor ele conseguirá tracionar em terrenos fora estrada. É o que acontece, por exemplo, nos pneus Pirelli Scorpion Mud, que são 100% voltados para o off-road.
Já a sua disposição determina o nível de conforto acústico. Se os blocos forem dispostos de forma padronizada – um exatamente atrás do outro, por exemplo, eles formam um padrão de frequência ao rodar. E é isso que causa o aumento no nível de ruído e o desconforto acústico. Então, essa disposição tem que ser feita de modo a quebrar esse padrão.
Scorpion AT Plus™
Por isso, a Pirelli conta com a linha Scorpion, exclusivamente desenvolvida para SUVs e picapes. Além dos pneus 100% off road e 100% para o asfalto, ela também conta com sete variantes de uso misto para atender diferentes aplicações. Nesse mix de opções, o Scorpion All Terrain Plus – AT Plus – se destaca por oferecer uma ampla versatilidade para picapes e SUVs 4×4. Segundo Magliano, há públicos bem distintos para este pneu.
Por exemplo, tem quem faça uso profissional do veículo, a trabalho, na fazenda ou rodando longas distâncias em estradas sem pavimentação, mas que também usa o mesmo veículo para andar na cidade ou na estrada, para passear com a família.
Outro exemplo é quem basicamente roda só no asfalto, mas é apaixonado pelo visual das picapes e SUVs e quer reforçar seu lifestyle aventureiro. Os grandes blocos da banda de rodagem transmitem robustez e entregam o estilo e design desejado por esse público.
O Scorpion All Terrain Plus oferece uma boa capacidade de drenagem da água e da lama. Isso representa segurança no asfalto molhado, seja em frenagens, resistência a aquaplanagem ou em mudanças de direção, com conforto acústico e ampla capacidade de tração em qualquer terreno. O desenho continuado da banda de rodagem até a lateral do pneu, além de ajudar na tração e na robustez contra impacto, torna seu visual mais agressivo.
Além disso, sua estrutura é inteiramente reforçada, tanto na banda de rodagem como nas laterais , para maior robustez, podendo suportar impactos maiores que, quando se anda no todo-terreno, invariavelmente acabam acontecendo.
O Scorpion All Terrain Plus é a melhor opção para SUVs e picapes para quem precisa de versatilidade sem comprometer o conforto e a segurança.