Dez carros exóticos que usaram o motor a ar dos VW Fusca e Kombi
Famoso pelos modelos Fusca e Kombi, o motor de arrefecimento a ar da fabricante alemã também deu vida a esses curiosos projetos
Trabalho Artesanal
Da austríaca Kohlruss Karosseriewerke, veio o Kohlruss VW, surgido no pós-guerra para uma Europa empobrecida. Usava chassi e mecânica do jipe VW Kübelwagen. Havia duas versões do motor boxer de quatro cilindros: 985 e 1.131 cm³. A carroceria era adaptada do modelo Steyr 50, tudo feito a mão.
Reprovado no Campo
Da união dos VW Tipo 1 e Tipo 2, a Volks da Austrália fez o Country Buggy em 1967, mas o projeto não obteve o sucesso desejado. Apesar de aprovado nos testes da matriz alemã, apresentou inúmeros problemas posteriormente e só durou um ano!
Luxo a Seu Tempo
O Type 34, ou Karmann-Ghia alemão, foi vendido em muitos países da Europa. Vinha com novo motor de 1.500 cm³ e design do italiano Sergio Sartorelli. Por muitos anos foi o VW mais rápido, luxuoso e caro, até ser substituído pelo VW-Porsche 914.
Caixa Postal
Desenvolvido em 1962 para os correios alemães, o VW Type 147 Kleinlieferwagen (apelido: Fridolin) tinha portas deslizantes e fácil acesso ao compartimento da correspondência. O motor? Um boxer com quatro cilindros e 1.192 cm³, de 34 cv.
Kombi Ancestral
O Plattenwagen foi feito pela Volks para transportar peças, dentro da fábrica, na Alemanha. Sua maior contribuição: servir de inspiração para o concessionário holandês Bernardus Marinus (Ben Pon) esboçar o desenho do que viria a ser a Kombi.
Utilidade Pública
O Basistransporter surgiu em 1973, como alternativa de utilitário simples, bom e barato. Seu chassi é próprio, mas o motor é o VW 1.600 do Fusca, posicionado na dianteira. A cabine e a caçamba eram feitas por uma empresa local independente.
Transformer
O representante da VW nas Filipinas resolveu refazer o Country Buggy (aposentado na Austrália). Para isso, resgatou o estoque parado do carro e lhe adicionou novos componentes vindos da Alemanha. O modelo estreou em 1968, batizado de Sakbayan.
O Coisa
O Thing, um jipe militar da VW fabricado entre 1969 a 1983 (as vendas a civis cessaram em 1980), assumiu o posto deixado pelo Kübelwagen. A base era a do Fusca, assim como o motor a ar.
Toro Filipino
O esportivo Toro (não o da Fiat), da filipina DMG, ganhou motor 1.600 de 55 cv que, associado à carroceria de fibra de vidro, dava ao cupê maior agilidade. Apesar disso, só durou três anos, de 1979 a 1982.
Trabalha Feito Formiga
Achou algo familiar com o nosso Fusca? É outro Basistransporter alemão (Hormiga, no México). Proposta: utilitário bom e barato. Assim como o modelo de 1973 (acima), usa o motor 1.600 a ar montado na dianteira.