Esses carros foram fabricados com materiais bem alternativos
Em nome do design, dos custos e do planeta, eles dispensaram os materiais convencionais
O maior barato
O Lotus Eco Elise é todo ecologicamente correto. Seus tapetes são de sisal e os assentos, forrados com lã virgem. Mas o que chama mais atenção é o painel de resina de poliéster reciclada e fibras da planta Cannabis, cultivada para fins industriais. O esportivo tem painéis solares no teto. E mesmo assim ficou 32 kg mais leve que o Elise S convencional, para reduzir sua pegada de CO2.
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Luxo com lixo
Uma das opções de acabamento do Volvo XC60 T8 Inscription usa tecido de lã (30%) e poliéster reciclado (70%), de garrafas PET, lixo removido de oceanos e roupas de material sintético descartadas.
O joio e o trigo
O Ford Flex era feio mas limpo, além de espaçoso e versátil. Os plásticos da cabine tinham palha de trigo na composição, o que reduzia as emissões de CO2 na produção em até 15 toneladas por ano, segundo a fábrica.
Fonte de fibras
O BMW i3 troca plásticos por Kenaf, mais leve e feito de fibras de malva, planta que captura CO2 da atmosfera. O carro ainda tem bancos revestidos de lã ou couro tingido com extrato de oliveira, que não é tóxico.
Material misto
Com design assinado pelo estúdio IDEA, o Fiat Tipo tinha tampa traseira que também compunha o design da lateral. Isso só foi possível porque a peça é de fibra de vidro reforçada com plástico de alta resistência.
Receita Secreta
Protótipo de 1941, o Ford Soybean Car trocava o aço (escasso naquela época) por plásticos que levavam soja em sua composição. A receita exata é um mistério até hoje. O carro foi destruído nos anos 1950.
Para-lamas do sucesso
O Renault Clio inovou por ter para-lamas de Noryl GTX, um polímero termoplástico resistente e mais leve que o aço. A receita deu tão certo que uma versão com resina reciclada é usada hoje no Renault ZOE.
Natural, mas polui
Símbolo da Alemanha Oriental, o Trabant (1957-1991) tinha carroceria de Duroplast, material feito de resíduos de madeira e algodão prensados com resina. Esse composto revelou-se tóxico, no entanto.
Oferenda do mar
Os revestimentos dos Jaguar e Land Rover atuais são feitos de Econyl, uma espécie de náilon feito com resíduos plásticos retirados dos oceanos e aterros. Cem toneladas de Econyl evitam a emissão de 651 t de C02.
Quase vegano
O conceito Bentley EXP 100 GT tem interior feito com laminados de cascas de uva, rejeitos da indústria do vinho. O couro ainda é natural, mas a fabricante estuda o uso de couro feito de cogumelos.
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