Promoção: Revista em casa a partir de 10,99
Continua após publicidade

Meu Automático: o bê-á-bá do câmbio automático

Conheça as características básicas e as dicas fundamentais de funcionamento

Por Abril Branded Content
Atualizado em 17 dez 2018, 11h00 - Publicado em 17 dez 2018, 11h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Se quando o assunto é transmissão automática você tem a sensação de estar diante da Esfinge de Tebas, aquele ser mitológico que dizia “decifra-me ou te devoro”, fique tranquilo. QUATRO RODAS e Ford se uniram para mostrar que o câmbio automático não tem nada de complicado.

    A operação do sistema é mais simples do que a do câmbio manual e oferece praticidade e conforto para o motorista. Como o próprio nome diz, as trocas de marcha são feitas de forma automática, sem a intervenção do motorista, que se preocupa apenas em acelerar, frear e controlar o volante.

    Para não restarem dúvidas, explicamos as principais características do câmbio automático e as dicas para utilizá-lo. Confira:

    Sopa de letrinhas

    Existem vários tipos de câmbios automáticos, mas todos possuem as seguintes posições universais:

    P – do inglês “parking”, utilizada quando o carro está estacionado. Uma vez selecionada, as rodas ficam travadas, impedindo a movimentação do veículo.

    D – do inglês “drive”, usada para fazer o veículo se movimentar. As trocas de marcha são realizadas automaticamente ao acelerar, sem a intervenção do condutor.

    Continua após a publicidade

    R – essa posição engata a marcha a ré.

    N – posição “neutra”, popularmente conhecida como ponto morto nos câmbios manuais.

    Em alguns modelos, existe a posição L, de “low”, que deve ser utilizada quando se necessita de mais força em baixa velocidade, como em uma subida íngreme, ou para acionar o freio-motor em uma descida de serra.

    Já outros modelos trazem as posições 1, 2 e 3, que indicam a marcha mais elevada a ser usada pela transmissão. Se for selecionada a posição 2, a transmissão avança apenas até a segunda marcha, por exemplo, seja em uma subida ou em uma descida.

    Continua após a publicidade

    Existem também carros cuja transmissão automática oferece a opção de o motorista realizar as trocas de marcha manualmente, como é o caso do recém-lançado Ford Ka 2019. Isso pode acontecer por meio da movimentação da alavanca (para os lados ou para frente e para trás), do acionamento de teclas ou ainda por meio de borboletas no volante.

    Seja diante da necessidade de mais força nas subidas, seja para usar o freio-motor em descidas, deve-se usar o controle manual para selecionar a marcha desejada.

    Há ainda alguns modelos que contam com uma opção S, de “sport”, que acabam por realizar as trocas de marcha em uma rotação mais elevada, ampliando a utilização da potência do motor e dando uma maior sensação de esportividade. Essa opção também está disponível no novo Ka.

    Dicas básicas

    Uma vez em D, o veículo já começa a se movimentar logo que você solta o pedal do freio, mesmo sem pisar no acelerador. O motorista iniciante precisa estar atento até se acostumar com essa reação, inexistente nos modelos manuais, para evitar pequenos acidentes.

    Continua após a publicidade

    Não tente frear com o pé esquerdo. A perna esquerda, acostumada a acionar a embreagem, não tem a sensibilidade necessária para o controle do freio. Para isso, seria necessário muito treino, como acontece com pilotos de corrida. Por isso, para acelerar e frear, use apenas o pé direito.

    Se em alguma situação você necessitar de mais força do motor, como para realizar uma ultrapassagem, mantenha o pedal do acelerador pressionado até o fundo por alguns instantes. A central eletrônica vai entender que você precisa de mais força no motor e reduzirá uma ou duas marchas. É o chamado “kickdown”, que permite a conclusão da manobra com segurança.

    Agora que não há mais charadas a serem desvendadas, é só aproveitar – o câmbio toma conta do resto.

    Confira aqui todos os conteúdos do guia Meu Automático.

    E clique aqui para baixar o guia completo.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    SEMANA DO CONSUMIDOR

    Assine o Digital Completo por apenas R$ 5,99/mês

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
    Apenas R$ 5,99/mês*
    ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

    Revista em Casa + Digital Completo

    Nesta semana do Consumidor, aproveite a promoção que preparamos pra você.
    Receba a revista em casa a partir de 10,99.
    a partir de 10,99/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.