Mitsubishi Cup completa 25 anos de muita velocidade e adrenalina
Reunindo apaixonados pelo rally, maior categoria monomarca de velocidade da América Latina serve como laboratório de desenvolvimento dos veículos da marca
Parece que foi ontem, mas já se vão 25 anos desde a largada da primeira prova da Mitsubishi Cup, lá no ano 2000. Desde então, a categoria se consolidou não só como o maior rally monomarca cross country de velocidade da América Latina, mas também como símbolo da paixão nacional pelo off-road. Nesse tempo, mais de 14 000 participantes aceleraram em pelo menos uma etapa.
O evento reúne apaixonados pelo rally, que encontram um ambiente em que conciliam o seu hobby – e descomprimem as tensões do dia a dia – com uma estrutura para toda a família desfrutar de um fim de semana de adrenalina e diversão. A Mit Cup – como é carinhosamente chamada – permite a quem não é piloto regular experimentar o mundo do rally em sua plenitude, correndo uma única etapa. É o Sit and Drive, em que o participante, mediante uma taxa, recebe os equipamentos de segurança e as orientações técnicas e compete com o mesmo carro dos outros competidores da categoria ao lado de um navegador profissional.
A atual temporada da Mit Cup tem mais de 60 carros e 120 participantes por etapa. E um dos responsáveis pela organização é Guiga Spinelli, pentacampeão do Rally dos Sertões e diretor da Spinelli Racing, parceira da Mitsubishi no evento. O renomado piloto de off-road brasileiro também
orienta os participantes iniciantes e ajuda no desenvolvimento dos carros.
A Mit Cup utiliza cinco modelos: Outlander Sport R, Eclipse Cross R,
Triton ER, Triton Sport R e Triton RS. Eles competem em categorias próprias, subdivididas entre pilotos mais experientes (Pro) e os iniciantes. Todos
foram desenvolvidos pela engenharia da Mitsubishi e produzidos na sua fábrica em Catalão (GO) – a montadora é a única no Brasil a desenvolver e produzir carros de competição em sua planta. Muitos deles, aliás, são usados pelas equipes em outras competições, como o Rally dos Sertões e o Brasileiro de Cross Country.
Fato é que a Mit Cup é um laboratório de testes que ajuda a aprimorar os veículos que chegam às ruas. Todos os modelos são derivados dos carros de produção (com exceção da Triton RS, o modelo mais rápido e que usa chassi tubular), equipados com estrutura de segurança homologada pela CBA e com modificações para encarar as severas condições a que são submetidos nas provas – como molas e amortecedores reforçados. Que venham, então, os próximos 25 anos de velocidade e adrenalina.