Seu próximo carro pode vir de um consórcio
Sem burocracia, com segurança e taxas competitivas, a modalidade completa 60 anos no Brasil e continua batendo recordes de procura
Quase 1,5 milhão de novos consórcios de veículos leves foi contratado em 2021, com um tíquete médio que ultrapassou os 50 000 reais. Os números, apurados pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), indicam que esse modelo de financiamento tem potencial para responder por 33,8% das vendas totais a cada ano.
Sinal de que o consórcio de carros continua a ser um favorito dos brasileiros quando se trata de adquirir automóveis. “A modalidade surgiu no Brasil há 60 anos, precisamente para facilitar a compra de veículos, e permanece muito popular”, avalia Luis Toscano, vice-presidente da Embracon – que atua no mercado desde 1988.
O formato apresenta uma série de vantagens. Não exige entrada, não cobra juros e é ajustável de acordo com a necessidade e as condições do comprador. “Se ele já tem algum dinheiro disponível, pode dar um lance. Se não tem pressa, pode parcelar o valor final em até 100 vezes”, diz Toscano.
Parceira das montadoras
O consórcio é uma ferramenta de inteligência financeira muito eficaz, e por isso mesmo alcançou, em 2021, os melhores resultados dos últimos dez anos na soma de todas as modalidades disponíveis, que incluem consórcio de imóveis e até mesmo de serviços, como viagens e o financiamento de festas de casamento e formatura.
“O consumidor está atento e não aceita pagar juros excessivos. Ele pesquisa muito, sabe avaliar as melhores alternativas. Essa postura explica o sucesso do consórcio de carros ao longo das décadas, assim como o aumento recente na procura”, lembra Toscano.
A Embracon disponibiliza o acesso ao produto de maneira inteiramente online. Para quem prefere o contato pessoal, a empresa também atende em cerca de 90 filiais. Somando todos os produtos oferecidos, são realizadas mais de 2 000 contemplações por mês. A companhia tem mais de 165 000 clientes ativos e já entregou mais de 550 000 bens ao longo de sua trajetória.
No caso dos automóveis, a Embracon é parceira direta de montadoras expressivas. “Disponibilizamos tecnologia e expertise para os fabricantes, que confiam na qualidade do nosso serviço”, informa o vice-presidente.
A empresa também atua com consórcio de motos, comercializando cartas de crédito acima de 10 000 reais, e de veículos pesados, utilizados principalmente pelo agronegócio e comercializados por intermédio de parceiros de grande porte que atuam próximo aos produtores.
Para saber mais sobre a Embracon, acesse www.embracon.com.br.