Guia de compras: carros automáticos (de verdade) por até R$ 55.000
Na briga entre o recém-lançado Volkswagen Gol com Toyota Etios e Chevrolet Onix, qual opção tem melhor custo-benefício?
![Volkswagen Gol 1.6 16V MSI automático](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/07/221.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Já dá para comprar um Volkswagen Gol com motor 1.6 16V e câmbio automático – mesmo conjunto usado pelo Polo – por R$ 54.580.
A novidade é a segunda opção mais barata a garantir vida mansa ao pé esquerdo e uma das três disponíveis no mercado até R$ 55.000.
Mas um detalhe para explicar o “de verdade” no título: consideramos apenas transmissões automáticas convencionais – aquelas com conversor de torque.
Por isso não entram na conta modelos com câmbio automatizado, como Fiat Mobi 1.0 Drive GSR (R$ 46.990) e VW Move Up! 1.0 MSI I-Motion (R$ 53.690).
E na disputa do novato com os rivais Toyota Etios X 1.3 automático e Chevrolet Onix 1.4 Advantage, qual tem o melhor custo-benefício?
![88](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/07/88.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Volkswagen Gol 1.6 16V MSI automático – R$ 54.580
Muitos leitores de QUATRO RODAS ficaram indignados com o preço do hatch, mas é preciso levar em consideração todo o contexto.
O próprio Move Up! 1.0 MSI I-Motion – menor, menos potente e com câmbio automatizado – é só R$ 890 mais barato que a novidade.
Além disso, a versão (realmente) automática custa quase o mesmo que o finado Gol Rallye I-Motion lançado em 2013 por R$ 53.080.
De série há ar-condicionado, direção hidráulica, regulagem de altura do banco do motorista, travas e vidros dianteiros elétricos.
![44](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/07/44.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Itens opcionais
Por R$ 3.000 dá para incluir o pacote Urban Completo, com chave canivete, vidros traseiros elétricos e direção com ajuste de altura.
No visual, o pacote também acrescenta rodas de liga leve aro 15, faróis de dupla parábola com máscara negra e faróis de neblina.
Há também duas opções com volante multifuncional, seis alto falantes, sistema multimídia e computador de bordo.
Comparada à mais barata, vendida a R$ 2.000, o pacote “Discover Media” tem navegador integrado e custa R$ 100 a mais.
Segurança
Esse é o verdadeiro calcanhar de Aquiles do Volkswagen, que ainda não recebeu os controles eletrônicos de estabilidade e de tração.
O Gol mantém o mesmo projeto de 2008, que conquistou três das cinco estrelas possíveis nos testes do Latin NCAP feitos em 2010.
Na época, o órgão criticou o deslocamento dos pedais. Melhoria de verdade só virá na próxima geração, prevista para chegar em 2020.
![55](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/07/55.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Motorização
O motor 1.6 16V MSI não é bem novidade: já foi usado por Fox, Gol, Golf, Polo, SpaceCross, SpaceFox e Virtus no mercado brasileiro.
Com 120 cv de potência e 16,8 mkgf de torque, o fabricante garante que a modelo precisa de 10,1 segundos para chegar aos 100 km/h.
O câmbio automático de seis marchas tem opção de modo Sport e trocas manuais na alavanca ou por borboletas atrás do volante.
O consumo divulgado é de 11,1 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada com gasolina – 7,7 km/l e 9,6 km/l, respectivamente, com etanol.
Toyota Etios X 1.3 automático – R$ 53.810
![Comparativo Onix x Etios](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/04/qr-707-carro-compara-onix-etios-e1532723596265.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Se você procura um carro com câmbio automático convencional, não há nenhuma opção mais em conta do que o hatch feito em Sorocaba (SP).
De série há ar-condicionado, chave canivete, quadro de instrumentos digital, além de direção, retrovisores, vidros e travas elétricos.
![Comparativo Onix x Etios](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/04/qr-707-car-comp-onix-ethios-5106.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Itens opcionais
Não há opcional para o Etios e quem quiser incrementar a lista de equipamentos terá que apelar aos acessórios originais.
Nas concessionárias são oferecidos kits de alto-falantes, sensores de estacionamento, faróis de neblina, rádio e central multimídia.
Apesar dos preços de acessórios serem tabelados, a mão de obra não está inclusa no valor, o que pode variar conforme a revenda.
Segurança
Quando foi testado pelo Latin NCAP, em 2012, o menor modelo da Toyota conquistou quatro das cinco estrelas possíveis na prova.
Desde então, o Etios ganhou controles de tração e de estabilidade de série, assistente de partida em rampa e sistema de fixação Isofix.
![Comparativo Onix x Etios](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/04/qr-707-car-comp-onix-ethios-5211.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Motorização
O motor 1.3 16V ganhou duplo comando de válvulas variável em 2016 e saltou de 90 cv para 98 cv – mais que os 96 cv do 1.5 de até então.
Com 13,1 mkgf de torque, o propulsor é praticamente o mesmo usado pela opção de entrada do Yaris (mais caro, com 101 cv e 12,9 mkgf).
Já o câmbio automático de quatro marchas é um (realmente) velho conhecido: é o mesmo usado pelas duas últimas gerações do Corolla.
Na nossa pista, o hatch chegou aos 100 km/h em 14 segundos. Já o consumo com gasolina foi de 13,4 km/l na cidade e de 16,2 km/l na estrada.
Chevrolet Onix 1.4 Advantage – R$ 55.290
![Chevrolet Onix Advantage](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/02/01.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A versão automática mais barata do Onix – e, consequentemente, da Chevrolet – foi lançada no início deste ano sem mudanças mecânicas.
Por isso mesmo, as principais diferenças em relação as configurações mais caras estão na lista de equipamentos e também no visual.
De série há ar-condicionado, direção e banco do motorista com ajustes de altura, além de rádio com leitor de MP3 e conexão por Bluetooth.
Também estão inclusos de fábrica computador de bordo, chave canivete, bem como direção, retrovisores e vidros dianteiros elétricos.
![Chevrolet Onix Advantage](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/02/08.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Itens opcionais
Não nenhum item ou pacote de opcionais disponíveis para o Onix Advantage, comercializado em configuração única pelas concessionárias.
Quem quiser rodas de liga leve, sensores de estacionamento e faróis de neblina, por exemplo, terá que apelar para acessórios (ou aftermarket).
Segurança
Como não há nenhum opcional, não haverá nenhum Onix – independentemente do preço – com controles de estabilidade e de tração.
Entre os itens de segurança, há Isofix, monitoramento da pressão dos pneus, cintos de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes.
O modelo tirou nota zero nos testes do Latin NCAP e, após receber reforços estruturais, foi reavaliado pelo órgão com nota três de proteção.
![Chevrolet Onix Advantage e LT](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/02/onix1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Motorização
Cinco das sete versões do hatch comercializadas atualmente dividem o mesmo motor 1.4 8V flex com 106 cv de potência e 13,9 mkgf de torque.
O câmbio automático tem o mesmo número de marchas da opção manual (seis) com opções de trocas manuais só por botões na alavanca.
Na nossa pista, o modelo levou 13,2 s para atingir 100 km/h, com consumo de 12,9 km/l na cidade e 15,9 km/l na estrada, ambas com gasolina.