Guia de Usados: Chevrolet Prisma tem motor antigo, mas é suave e conectado
Bonito, bem equipado e fácil de manter, sedã não nega o parentesco com o irmão mais velho Onix, e também conquistou uma clientela fiel
![Prisma-LTZ-1.4,-modelo-2013-da-Chevrolet,-testado-pela-revista-Quatro-Rodas.](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/09/prisma-ltz-1-4-modelo-2013-da-chevrolet-testado-pela-revista-quatro-rodas-e1556825596370.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O Chevrolet Onix tornou-se líder isolado ao unir qualidades como estilo, conforto, rendimento e conteúdo acima da média. Baseado no Cobalt, o sedã tem um rodar suave e confortável que não compromete o comportamento dinâmico.
O entre-eixos de 2,52 metros resulta em espaço adequado para quatro adultos. O porta-malas tem 500 litros e o acabamento interno é de boa qualidade.
Todo Prisma da atual versão (pós-2013) traz sensor de ré, ABS com EBD, duplo airbag, direção hidráulica com regulagem de altura, painel digital, banco do motorista com ajuste de altura, abertura do porta-malas por controle remoto e vidros dianteiros elétricos.
Os motores 1.0 (80 cv) e 1.4 (106 cv) flex são antiquados, mas apresentam bons desempenho e consumo.
A versão mais procurada é a LT 1.4, que tem lanternas escuras, faróis com máscara negra e rodas de aço aro 15. Mas fique atento: nos primeiros modelos, o ar era opcional.
O consagrado sistema multimídia MyLink com tela de 7 polegadas sensível ao toque também era opcional da LT, mas de série na LTZ. Bem intuitivo, incorpora rádio, Bluetooth e tocador de áudios.
![Porta-malas-do-Prisma-LTZ-1.4,-modelo-2013-da-Chevrolet,-testado-pela-revista-Qu](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/09/porta-malas-do-prisma-ltz-1-4-modelo-2013-da-chevrolet-testado-pela-revista-qu.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Mais cara, a LTZ adiciona ar-condicionado, rodas aro 15 de liga, vidros traseiros elétricos, MyLink, faróis de neblina, espelhos elétricos e computador de bordo. A maior novidade do modelo 2014 foi o câmbio automático de seis marchas.
Em 2015, veio o volante multifuncional (revestido de couro na versão automática) e a equipada versão Advantage, com motor 1.0, aerofólio, rodas de liga aro 15, faróis de máscara negra, MyLink e volante multifuncional de couro.
Em 2016, adotou o motor 1.4 e piloto e câmbio automáticos.
Como o Onix, o Prisma desfruta de boa reputação entre os mecânicos, sem apresentar problema crônico nos últimos cinco anos. Bem projetado e construído, tornou-se um dos novos “cheques ao portador” no mercado de usados: basta anunciar que vende.
A linha 2017 recebeu motores reformulados, câmbio manual de seis marchas, direção elétrica e assistente OnStar. Todas as versões ganharam novos faróis, grade, para-choques e lanternas, menos a Joy, que manteve o visual anterior e não oferece o MyLink.
Preste atenção no histórico de manutenção e pesquise bem o preço de peças, que varia muito nas autorizadas. E é fácil achá-las no mercado paralelo, embora nem sempre com a mesma qualidade das originais.
Onde o bicho pega
![Interior-do-Prisma-LTZ-1.4,-modelo-2013-da-Chevrolet,-testado-pela-revista-Quatr](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/09/interior-do-prisma-ltz-1-4-modelo-2013-da-chevrolet-testado-pela-revista-quatr.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
DIREÇÃO HIDRÁULICA Vazamentos de fluido são causados por falhas nos retentores da caixa de direção, problema fácil de ser resolvido. Ruídos anormais ao esterçar o veículo geralmente indicam a presença de ar no sistema, que com o passar do tempo danifica a bomba hidráulica.
EMBREAGEM Mesmo com acionamento hidráulico, pode ocorrer o endurecimento do pedal, causado pelo desgaste precoce do atuador. Este componente custa em torno de R$ 280, mas a rede autorizada costuma substituir o conjunto no período de vigência da garantia.
CÂMBIO Notória pela confiabilidade, a transmissão automática de seis marchas pode apresentar problemas por mau uso ou negligência com cuidados básicos, como baixo nível do fluido. O reparo só pode ser feito por especialistas e raramente fica abaixo dos R$ 6.000.
RECALLS São cinco chamados nessa geração: falha na porca que fixa a bomba de combustível (modelos 2013 e 2014), problemas de fabricação no filtro de combustível (linha 2014 e 2015), defeito na solda do suporte do pedal de freio (2013), travamento insuficiente do cinto de segurança lateral esquerdo do banco traseiro (2015 e 2016) e curto-circuito na caixa de fusíveis (2017 a 2019).
Preço médio dos usados (Tabela Fipe)
Modelo | 2013 | 2014 | 2015 | 2016 | 2017 | 2018 |
---|---|---|---|---|---|---|
Advantage 1.0 8V | – | – | 39.312 | – | – | – |
LT 1.0 8V | 35.458 | 37.375 | 38.696 | 41.566 | 44.777 | – |
LT 1.4 8V | 37.264 | 38.555 | 42.284 | 46.650 | 48.281 | 50.010 |
LTZ 1.0 8V | 38.823 | 42.362 | 45.255 | 49.988 | 53.794 | 55.784 |
LTZ 1.0 8V AUTO | – | 44.625 | 46.660 | 53.133 | 57.941 | 59.898 |
Preço das peças
Peças | Original | Paralelo |
---|---|---|
Para-choque dianteiro | 786 | 480 |
Farol completo (cada um) | 846 | 599 |
Discos de freio (par dianteiro) | 189 | 115 |
Pastilhas de freio (par dianteiro) | 151 | 155 |
Amortecedores (jogo) | 1.398 | 1.020 |
Kit de embreagem | 823 | 300 |
A VOZ DO DONO
Nome: Soraya Gomes Cardim
Idade: 38 anos
profissão: advogada
Cidade: Santos (SP)
O que eu adoro: “O design tem personalidade, não se confunde com os rivais. Agrada muito pelo custo/benefício e alto rendimento mesmo com o ar-condicionado ligado. É silencioso e tem um ótimo porta-malas.”
O que eu odeio: “Suas linhas comprometem a funcionalidade: o vidro inclinado e a traseira altatornam a câmera de ré indispensável. E poderia ser mais espaçoso e ter maior vão livre, pois raspa a dianteira com facilidade.”
NÓS DISSEMOS
![QRODAS-687-47-ED](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/09/qrodas-687-47-ed.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
outubro de 2017: “A grande deficiência está na ergonomia, com comandos de difícil acesso e longe das mãos, como os botões do retrovisor elétrico (…) e do ar-condicionado, além da tela do MyLink muito baixa. A combinação do motor 1.4 e do câmbio de seis marchas não empolga, mas ajuda no consumo: registrou a média de 12,3 km/l em ciclo urbano.”
PENSE TAMBÉM EM UM…
![QR-706-AUTOMATICOS-TRATADAS-toyota-etios-ok.tif](https://gutenberg.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/09/qr-706-automaticos-tratadas-toyota-etios-ok-tif.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Toyota Etios. O estilo é polêmico, mas traz interior espaçoso e mecânica apurada. O porta-malas de 562 litros supera com folga o do Corolla. O motor 1.5 tem cabeçote 16V (e comando variável na linha 2017) e é notório pela confiabilidade, desempenho e economia. O rendimento não é comprometido pelo câmbio automático de quatro marchas.