Guia de Usados: Hyundai HB20
Bonito, confiável, barato de manter e bom de volante, o hatch nacional se destaca também pela garantia extensa e pelo pós-venda eficiente
O Hyundai HB20 já ganhou facelift e está prestes de ganhar uma nova geração, é hora de olhar para o seminovo. Afinal, poucos criaram tanto frisson quanto ele. Lançado em 2012 (já linha 2013), o hatch provocou uma corrida às lojas, que nunca parou: esteve entre os cinco mais vendidos nos últimos três anos.
É fácil entender seu sucesso: projeto atual, belo estilo e padrão de qualidade acima da média, criando assim um carro que agradou até aos mais exigentes. Para ajudar na aceitação dos usados, há a garantia de cinco anos sem limite de quilometragem. Por isso, o HB20 não esquenta vaga: basta anunciar que vende.
A versão básica Comfort já enche os olhos: ar, direção, airbags, Isofix, computador de bordo e alarme. Mas ela é preterida pelo mercado pela falta de travas e vidros elétricos. É por isso que a Comfort com pacote Style é a mais procurada: inclui ainda ABS, volante multifuncional com ajuste de altura e distância, espelhos elétricos, faróis de neblina, rodas de liga aro 14 e CD com MP3.
Sob o capô, um competente 3-cilindros 1.0 de 80/75 cv.Se você não abre mão de desempenho, leve a Comfort 1.6 16V, de 128/122 cv: ele acelerou no nosso teste de 0 a 100 km/h em 10 segundos. Rápido, ele já tem ABS de série: travas e vidros elétricos, alarme e desembaçador são do pacote Plus – há também a configuração Style e a opção de câmbio automático de quatro marchas.
A mais cara é a Premium (sempre 1.6), que ganha rodas aro 15, volante e manopla de couro, sensores de faróis e de ré e banco traseiro bipartido.
Em comum, todas as versões oferecem o mesmo padrão de construção e acabamento, dirigibilidade dócil e confortável (sem comprometer a estabilidade) e o bom porta-malas de 300 litros. Robusto, o HB20 resistiu bem ao nosso teste de Longa Duração, figurando entre os mais bem avaliados ao longo de 60 000 km.
Mas preste atenção no manual de revisões: todo usado deveria estar coberto pela garantia de cinco anos, detalhe importante num modelo que é atendido por uma rede conhecida pela qualidade do pós-venda.
ONDE O BICHO PEGA
Direção
Ruídos ao esterçar vêm da má fixação da airbag no interior do volante. A rede autorizada adotou medidas paliativas de lubrificação e fixação para solucionar o problema, que acaba retornando.
Amortecedores
Mesmo robusta, a suspensão do HB20 tem pouco curso, o que pode acarretar desgaste acentuado dos amortecedores. Fique atento a ruídos e oscilações excessivas da carroceria, que podem indicar o final de vida útil das peças.
Faróis
Podem embaçar por condensação de vapor ou infiltração de água. O primeiro é considerado normal pela rede, enquanto o segundo exige a troca, por falha de vedação ou trinca na peça. Lâmpadas fora de especificação podem agravar o defeito.
Câmbio automático
Veja se a alavanca corre perfeitamente pelo canal de seleção das marchas e se as trocas ocorrem de forma suave. Trancos ou retenção indevida de marchas indicam necessidade de resetar ou reprogramar o módulo.
Pintura
A seção Autodefesa da edição de abril de 2015 mostrou relatos de falhas na pintura, mesmo em garagens cobertas. Fique atento, pois não háuma solução oficial para o problema.
A VOZ DO DONO
Nome: Amauri Alves de Oliveira
Idade: 52 anos
Profissão: autônomo
Cidade: Joinville (SC)
O que eu adoro: “Sua dirigibilidade inspira confiança: o 1.6 16V tem fôlego de sobra e a estabilidade garante segurança sem sacrificar o conforto. Tem bom porta-malas, estilo arrojado, ótimo acabamento e é muito silencioso.”
O que eu odeio: “O espaço interno poderia ser melhor e o estofamento claro suja com facilidade. Também peca um pouco no consumo e na iluminação no porta-malas: o soquete está lá, mas a lâmpada foi suprimida.”
NÓS DISSEMOS
Outubro de 2012: “Com 3,90 m, o Hyundai empata com o Gol em comprimento (…) A Hyundai nunca escondeu que o HB seria um anti-Gol. Mas é bom que a concorrência se prepare, pois a primeira impressão é empolgante, permitindo ao compacto encarar inclusive rivais de categoria superior, como Sonic, New Fiesta e C3.”
2013 | 2014 | 2015 | |
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Comfort 1.0 12V | R$ 32.605 | R$ 34.121 | R$ 35.371 |
Comfort 1.6 16V | R$ 36.041 | R$ 39.608 | R$ 41.287 |
Comfort 1.6 16V Aut. | R$ 41.045 | R$ 43.261 | R$ 45.322 |
Premium 1.6 16V | R$ 39.707 | R$ 43.635 | R$ 45.672 |
Premium 1.6 16V Aut. | R$ 41.805 | R$ 46.521 | R$ 50.523 |
Original | Paralelo | |
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Para-choque (dianteiro) | R$ 628 | R$ 450 |
Farol (cada um) | R$ 434 | R$ 450 |
Retrovisor (cada um) | R$ 409 | R$ 400 |
Discos de freio (par) | R$ 225 | R$ 190 |
Pastilhas de freio (jogo) | R$ 216 | R$ 160 |
Kit de embreagem | R$ 526 | R$ 599 |
Amortecedores (os quatro) | R$ 878 | R$ 1.100 |
PENSE TAMBÉM EM UM…
Chevrolet Onix: Ele também cativou pelo estilo e pelos itens de série: o LS traz um 1.0 de 80/78 cv, mais direção hidráulica, airbag e ABS. O ar é opcional exclusivo do LT, que também traz o bom 1.4 (106/98 cv) e um automático de seis marchas. Mas o Onix tem 3 estrelas no Latin Ncap (contra 4 do HB20) e seu porta-malas é menor.