Chevrolet Colorado ZH2: uma S10 a hidrogênio pronta para a guerra
Movida a célula de combustível, picape irmã da S10 será testada pelo exército dos Estados Unidos a partir de 2017
Irmã americana de nossa Chevrolet S10, a Colorado acaba de ganhar uma versão conceitual feita para ser utilizada pelo Exército americano. Batizada de ZH2, , trata-se de um modelo militar capaz de combinar baixo consumo de combustível (graças ao uso de hidrogênio) a uma alta capacidade off-road.
LEIA MAIS:
>> Chevrolet prepara versão esportiva da Colorado, irmã de nossa S10
>> Impressões: VBTP Guarani, o novo blindado brasileiro
>> Dez veículos militares projetados e construídos no Brasil
>> Novo blindado brasileiro quer assumir o posto de “caveirão”
Projetado pela Chevrolet em parceria com o exército dos Estados Unidos, a Colorado ZH2 teve o chassi reforçado e aumentado, ficando mais larga, alta e musculosa. A caçamba foi inteiramente carenada, com entradas de ar e um santantônio integrado
Além disso, os pneus são especiais e de um tamanho colossal. A suspensão também ganhou modificações para poder transpor qualquer obstáculo, como manda a regra de veículos militares.
O visual da Colorado ZH2, que parece ter saído de um filme pós-apocalíptico, conta com a camuflagem da U.S Army estilizada, além de faróis afilados, para-choques com ganchos para reboque, luzes de longo alcance e santantônio integrado à caçamba.
Em vez de ter um motor de grande deslocamento, como nos conhecidos Humvee, a picape adota um propulsor elétrico movido a célula de combustível (hidrogênio). Isso surgiu do desejo do exército americano testar a viabilidade do hidrogênio como combustível para veículos terrestres.
A célula de combustível é, resumidamente, um dispositivo que converte átomos de hidrogênio e de oxigênio em água, produzindo eletricidade durante o processo. A transmissão é automática e a tração, 4×4.
De acordo com a marca, há algumas vantagens ao utilizar esse tipo de combustível, como menor índice de ruídos em relação a motores a combustão (o que é importante em operações de alto risco), reduzido índice térmico, torque elevado em qualquer rotação e baixo consumo de combustível.
Além disso, há a possibilidade de fornecer eletricidade para terceiros através de geradores acoplados na caçamba e até água – o subproduto da reação química que gera eletricidade.
A marca não divulgou as especificações técnicas e dados de desempenho da picape, mas é certo que Colorado ZH2 será testada pelas forças armadas americanas a partir de 2017.