Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

GM afirma que seu novo câmbio de 10 marchas é mais rápido que o PDK da Porsche

Já adotado no Camaro ZL1, marca alega que sua transmissão é superior à famosa caixa alemã. E promete redução no consumo de combustível

Por Diego Dias
Atualizado em 23 nov 2016, 21h07 - Publicado em 30 Maio 2016, 12h27

Transmissão GM AT10 marchas

Apresentado em março, o Chevrolet Camaro ZL1 foi o primeiro modelo a estrear a nova transmissão automática de 10 marchas, desenvolvida por uma parceria que envolve nada menos que a GM e sua arquirrival Ford. De acordo com a General Motors, essa caixa promete ser mais rápida dos que as transmissões automatizadas de dupla embreagem atuais de esportivos europeus, além de ser mais eficiente em consumo de combustível.

LEIA MAIS:

>> Chevrolet Camaro atualiza versão “track day” ZL1 com 649 cv

Continua após a publicidade

>> Nova Ford F-150 Raptor será mais leve, potente e ainda mais rápida

>> Qual a diferença entre câmbio automático e automatizado de dupla embreagem?

Pela primeira vez em um carro de produção, o câmbio de 10 marchas é totalmente novo e possui praticamente o mesmo tamanho do que caixas de seis e oito velocidades já utilizadas pela GM. Essa nova geração de transmissão tem como maior destaque a redução no consumo de combustível e o melhor aproveitamente de torque. Características como menor atrito e o uso de fluído de baixa viscosidade na transmissão também colaboram para melhorar o rendimento energético.

Continua após a publicidade

Transmissão GM AT10 marchas

A GM salienta que sua transmissão automática com conversor de torque troca as primeiras quatro marchas até 36% mais rápido do que a automatizada de dupla embreagem PDK da Porsche. Outro fator de destaque é o uso de um sistema de controle novo, que permite calibrações de desempenho projetados para diferentes tipos de veículos. Além disso, as três últimas relações contam com função overdrive – medida que também colabora para conter o consumo e reduzir a rotação do propulsor.

Chevrolet Camaro ZL1
Chevrolet Camaro ZL1 ()

Depois do Camaro ZL1, a GM vai oferecer a nova transmissão de 10 velocidades para mais oito modelos até 2018, que deve incluir não somente esportivos mas também os grandes SUVs do grupo. No começo de maio, a Ford (parceira de desenvolvimento) também já estreou o novo câmbio AT/10 na linha 2016 da picape F-150 Raptor.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou
ou ainda

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.