GM afirma que seu novo câmbio de 10 marchas é mais rápido que o PDK da Porsche
Já adotado no Camaro ZL1, marca alega que sua transmissão é superior à famosa caixa alemã. E promete redução no consumo de combustível
Apresentado em março, o Chevrolet Camaro ZL1 foi o primeiro modelo a estrear a nova transmissão automática de 10 marchas, desenvolvida por uma parceria que envolve nada menos que a GM e sua arquirrival Ford. De acordo com a General Motors, essa caixa promete ser mais rápida dos que as transmissões automatizadas de dupla embreagem atuais de esportivos europeus, além de ser mais eficiente em consumo de combustível.
LEIA MAIS:
>> Chevrolet Camaro atualiza versão “track day” ZL1 com 649 cv
>> Nova Ford F-150 Raptor será mais leve, potente e ainda mais rápida
>> Qual a diferença entre câmbio automático e automatizado de dupla embreagem?
Pela primeira vez em um carro de produção, o câmbio de 10 marchas é totalmente novo e possui praticamente o mesmo tamanho do que caixas de seis e oito velocidades já utilizadas pela GM. Essa nova geração de transmissão tem como maior destaque a redução no consumo de combustível e o melhor aproveitamente de torque. Características como menor atrito e o uso de fluído de baixa viscosidade na transmissão também colaboram para melhorar o rendimento energético.
A GM salienta que sua transmissão automática com conversor de torque troca as primeiras quatro marchas até 36% mais rápido do que a automatizada de dupla embreagem PDK da Porsche. Outro fator de destaque é o uso de um sistema de controle novo, que permite calibrações de desempenho projetados para diferentes tipos de veículos. Além disso, as três últimas relações contam com função overdrive – medida que também colabora para conter o consumo e reduzir a rotação do propulsor.
Depois do Camaro ZL1, a GM vai oferecer a nova transmissão de 10 velocidades para mais oito modelos até 2018, que deve incluir não somente esportivos mas também os grandes SUVs do grupo. No começo de maio, a Ford (parceira de desenvolvimento) também já estreou o novo câmbio AT/10 na linha 2016 da picape F-150 Raptor.