Ruídos no câmbio DSG de Jetta e Golf
Proprietários reclamam dos barulhos no funcionamento da transmissão de dupla embreagem da VW
Duas garrafas se chocando, engrenagens soltas, ferro batendo em ferro… a descrição varia conforme o entrevistado, mas o problema relatado é o mesmo: ruído metálico na transmissão DSG de dupla embreagem que equipa algumas unidades do Jetta e do novo Golf. “Andando em rua de paralelepípedos ou asfalto irregular, em baixa velocidade, o câmbio faz um barulho alto de peças soltas. Incomoda tanto que é perceptível até por quem está fora do carro”, diz o servidor público Paulo Henrique Candido de Melo, de Belo Horizonte (MG), dono de um Jetta 2.0 TSI 2012.
O ruído é tão conhecido dos proprietários de Jetta que já ganhou apelido próprio entres eles, como conta o advogado Tiago Tiso, de Três Pontas (MG). “Meu Jetta TSI sempre apresentou ‘o barulho de caixa de ferramentas’ no câmbio DSG. Já levei duas vezes à concessionária e não foi solucionado.”
Em quase todos os casos, o que eles ouvem da concessionária é que se trata de uma característica do modelo. Ligamos para dez autorizadas do Brasil todo e todas deram essa mesma resposta, com exceção de uma, de São Luís (MA), que ofereceu a opção de eliminar o ruído com uma atualização do software do câmbio, que alguns motoristas dizem não resolver o problema de vez. “Conheço essa atualização, que só ameniza o barulho. Mas me incluo entre aqueles que recusaram o procedimento porque disseram que pode haver uma perda de rendimento do motor”, diz Paulo Henrique.
Além do relato de 18 donos de Jetta, recebemos também seis reclamações de proprietários do novo Golf, que possui com o mesmo tipo de transmissão DSG, porém com sete marchas em vez das seis do Jetta. “As engrenagens batem de forma absurda quando passo por pisos irregulares. Na concessionária, os técnicos me disseram que é normal”, diz André Luis Vasconcelos, de Campinas (SP), dono de um Golf 1.4TSI 2014.
O POVO RECLAMA
“Esse barulho é normal num carrão desses? Foi o que dois vizinhos falaram ao me ver passar.” – Caio Zampoli Matias, empresário, São Paulo (SP), dono de um Jetta TSI 2011
“A autorizada fez atualizações que prometiam eliminar os ruídos no câmbio mas só conseguiram reduzi-los.” – Luis Henrique Castro, engenheiro civil, São Luiz (MA), dono de um Jetta TSI 2012
RESPOSTA
A Volks diz que já está disponível para o Jetta um novo software do câmbio que elimina esse ruído. No Golf 1.4, “cada caso deverá ser analisado pelo serviço técnico de uma concessionária”. A VW reitera “que esse ruído percebido em pisos irregulares e baixas velocidades não afeta a durabilidade do veículo nem a segurança”.
CONTE-NOS SEU PROBLEMA
Seu carro tem algum defeito de fabricação ou de projeto que o deixa irritado? Ouviu falar de problema que mereça um recall? Passou por uma situação em que seus direitos de consumidor foram violados? Então escreva para nós: 4rodas.abril@abril.com.br