Sedãs compactos: Prisma lidera vendas em 2016; Etios ganha posições
HB20S ultrapassa a linha Siena / Grand Siena, enquanto o sedã da Toyota parece finalmente emplacar
O segmento dos sedãs compactos sente os reflexos da crise na indústria automobilística: enquanto no primeiro semestre de 2015 foram registrados 35.044 emplacamentos, em 2016 esse número caiu para 26.667 unidades. O líder, como no ano passado, é o Chevrolet Prisma (31.164), que deve receber um facelift no final de julho, mas houve boas mudanças nas posições seguintes.
LEIA MAIS:
>> Segredo: Onix e Prisma terão facelift e novas versões
>> Os hatches e sedãs compactos mais rápidos no 0 a 100 km/h
>> Teste: a beleza interior do novo Toyota Etios 1.5 automático
Em segundo lugar aparece o Hyundai HB20S (22.979), que ultrapassou o Fiat Siena/Grand Siena (18.728). Em quarto lugar, outra novidade: o Toyota Etios sedã (13.720), que havia fechado 2015 apenas na 9ª colocação. A linha 2017 do Etios ganhou novidades como motor atualizado, câmbio automático e um novo painel digital, e, mesmo sem retoques no visual polêmico, vem registrando um crescimento nas vendas desde então.
Do lado negativo, quedas significativas foram registradas nas vendas do veterano Chevrolet Classic, que não deve ter sobrevida muito longa no mercado.
1 | Chevrolet Prisma | 31.164 |
---|---|---|
2 | Hyundai HB20S | 22.979 |
3 | Fiat Siena / Grand Siena | 18.728 |
4 | Toyota Etios sedã | 13.720 |
5 | Volkswagen Voyage | 12.132 |
6 | Chevrolet Cobalt | 11.037 |
7 | Ford Ka + | 10.368 |
8 | Renault Logan | 9.797 |
9 | Nissan Versa | 9.531 |
10 | Honda City | 8.395 |
11 | Chevrolet Classic | 8.295 |
12 | Ford New Fiesta | 1.253 |
13 | Lifan LF 530 | 412 |
14 | JAC J3 Turin | 270 |
A lista acima não divide o segmento entre os modelos de entrada e os mais sofisticados, por considerar que a amplitude de versões e preços de alguns modelos torna tal divisão incoerente (como no caso da linha Siena / Grand Siena, cujas vendas não são separadas pela FENABRAVE).
Entre os mais caros, chama a atenção os baixos números do Ford New Fiesta, com 1.253 emplacamentos registrados em 2016 contra 8.395 de seu principal concorrente, o Honda City, e 11.037 do Chevrolet Cobalt, recentemente atualizado, e que continua vendendo bem.