Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Manutenção: só troque o que realmente for preciso

Pediram para substituir amortecedores ou pastilhas de freio numa determinada quilometragem? Saiba por que isso é errado

Por Gustavo Henrique Ruffo
Atualizado em 11 abr 2021, 00h40 - Publicado em 23 jun 2014, 22h42
sss
Na preventiva, troca-se a peça para garantir que não haja problemas no futuro. Já na preditiva, a troca é feita só quando a peça já apresentou um desgaste acima do aceitável (Reprodução/Internet)

O mecânico checa o hodômetro do carro, olha para a suspensão e decreta: “Doutor, chegou a hora de trocar os amortecedores. Já estão com 40.000 km”. Se você ouvir isso, caia fora e procure outra oficina.

Não é raro encontrar profissionais que gostam de substituir itens como pastilhas de freio ou embreagem numa quilometragem fixa, algo muitas vezes recomendado pelo fabricante da peça. Não caia nessa. Esses componentes fazem parte da manutenção preditiva do veículo, meio-termo entre a preventiva e a corretiva.

pastilha
Pastilhas de freio são componentes que fazem parte da manutenção preditiva do veículo (Silvio Gioia/Quatro Rodas)

Na preventiva, troca-se a peça num certo prazo, para garantir que não haja problemas no futuro, como é o caso do óleo. Na corretiva, ela é substituída quando quebra ou dá defeito, como uma lâmpada queimada.

Na preditiva, a troca é feita só quando a peça já apresentou um desgaste que reduziu sua eficiência num nível acima do aceitável. Para isso, ela precisa seguir um procedimento adequado.

“A manutenção preditiva é sempre feita a partir de uma análise prévia. Ou seja, é possível que o técnico, a partir de medições e visualizações dos componentes, possa definir pela substituição ou não”, explica o professor Ailton Fernandes, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) Ipiranga.

Continua após a publicidade

Se fosse seguir as indicações dos fornecedores das peças, o engenheiro de software Carlos Moreira Leite não teria levado a embreagem de seu VW Gol 1.0 1995 aos 192.000 km, como ele gosta de se orgulhar.

“Também vendi um Fiat Mille com 65.000 km rodados e cujos amortecedores ainda estavam em bom estado, contrariando a recomendação de alguns fabricantes de trocá-los a 30.000 ou 40.000 km”, diz ele.

Continua após a publicidade

O grande erro de o fornecedor indicar o prazo para a troca do componente é que seu desgaste varia muito conforme a condição de rodagem do automóvel.

Influencia nisso o estilo de direção do motorista (passar rápido em lombadas deteriora mais a suspensão e o pneu, por exemplo), a condição do piso (quanto mais buracos, menor a vida útil), a geografia do terreno (cidade com ladeiras consome mais embreagem e pneu) e o tipo de uso (no ciclo urbano, o freio dura menos).

buraco
O desgaste varia muito conforme a condição de rodagem do automóvel. Um buraco, por exemplo, deteriora mais a suspensão e o pneu (Reprodução/Youtube)

Portanto, a mesma peça num automóvel semelhante pode durar até 50% menos se o motorista e o local de uso forem diferentes.

O principal cuidado para evitar a troca indesejada é conferir o manual do proprietário, que em geral indica a peça que deve ser substituída no prazo especificado e aquela que deve ser vistoriada para depois o técnico decidir se vai trocá-la ou não.

Como nas concessionárias os mecânicos têm de seguir o manual, elas costumam respeitar mais o que é um item preventivo e um preditivo.

Continua após a publicidade

Porém, nas oficinas independentes ou autocenters, é preciso abrir mais o olho, pois a confusão é maior. A questão é saber sempre diferenciar uma da outra, para não ser enganado ao pagar a conta.

O que dizem os fabricantes das peças

Embreagem (disco e platô): 60.000 km
Pneus: 50.000 km
Amortecedores: 40.000 km
Cabos de vela: 40.000 km
Lonas de freio: 40.000 km
Discos de freio: 20.000 km
Pastilhas de freio: 10.000 km
Escapamento (tubulação): 2 anos

O que você deve fazer

Só substitua essas peças se necessário, quando chegarem ao fim de sua vida útil. Na prática, elas podem durar menos que o indicado pelo fabricante do componente ou até mais que o dobro, dependendo de como o automóvel foi usado.

Já os itens abaixo devem ser trocados sempre no prazo indicado no manual do proprietário, pois fazem parte da manutenção preventiva.

Continua após a publicidade
– Óleo
– Filtro de óleo
– Filtro de combustível
– Filtro de ar
– Filtro de ar-condicionado
– Velas de ignição
– Correia dentada
– Fluido dos freios
– Óleo de câmbio manual

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.