Vendas em maio: Mobi fica em 21º; Gol se recupera após facelift
Onix, único a ultrapassar a barreira das 10.000 unidades, permanece líder. Gol se recupera e já é 5º no acumulado do ano
O mercado automotivo brasileiro tem passado por uma verdadeira dança das cadeiras nos últimos meses. Isso se deve à instabilidade econômica enfrentada pelo país, que se confronta com a variedade de lançamentos. Quem permanece aparentemente intocável é o Onix. Líder há 10 meses consecutivos e carro mais vendido no Brasil em 2015, o Chevrolet fechou o mês de maio como o único modelo com mais de 10.000 unidades emplacadas — foram 10.896. A Fiat, em contrapartida, tem altos e baixos: Strada e Toro lideram o segmento das picapes, enquanto o novato Mobi ainda não convenceu.
Leia mais:
>> Toyota lidera pesquisa de satisfação no Brasil
Enquanto o Onix (mesmo prestes a ser reestilizado) caminha para, pela segunda vez, ser o carro mais vendido do Brasil, o HB20 sustenta a vice-liderança com 9.249 unidades emplacadas em maio. O terceiro colocado no mês foi o recém-renovado Gol, que confirma sua recuperação, com 6.914 exemplares vendidos.
Modelos como Corolla, HR-V e Renegade permanecem entre os 10 mais vendidos: em 5º, 8º e 10º, respectivamente. O estreante Mobi, apesar de marcar presença entre os 25 automóveis e comerciais leves mais emplacados, ainda não realizou o desejo da Fiat de ser o modelo mais vendido da marca. Em 21º lugar, com 2.407 unidades, o compacto ficou atrás do Up!, seu principal concorrente (em 16º lugar com 3.227 exemplares), além dos irmãos Palio, Siena, Strada e Toro.
Por falar nas picapes, elas são o grande trunfo da fabricante italiana, ficando em 1º e 2º lugar no ranking dos utilitários leves (11º e 14º no geral), respectivamente. Já a S10 volta ao ranking em 24º colocada com 2.094.
Posição | Modelo | Unidades |
---|---|---|
1º | Chevrolet Onix | 10.896 |
2º | Hyundai HB20 | 9.249 |
3º | Volkswagen Gol | 6.914 |
4º | Ford Ka | 6.358 |
5º | Toyota Corolla | 5.428 |
6º | Chevrolet Prisma | 5.356 |
7º | Fiat Palio | 5.290 |
8º | Honda HR-V | 5.162 |
9º | Renault Sandero | 4.756 |
10º | Jeep Renegade | 4.405 |
11º | Fiat Strada | 4.274 |
12º | Hyundai HB20S | 4.001 |
13º | Volkswagen Fox/CrossFox | 3.819 |
14º | Fiat Toro | 3.526 |
15º | Volkswagen Saveiro | 3.462 |
16º | Volkswagen Up! | 3.227 |
17º | Toyota Hilux | 2.926 |
18º | Fiat Siena | 2.883 |
19º | Toyota Etios Sedã | 2.510 |
20º | Toyota Etios | 2.436 |
21º | Fiat Mobi | 2.407 |
22º | Renault Duster | 2.326 |
23º | Honda Fit | 2.227 |
24º | Chevrolet S10 | 2.094 |
25º | Chevrolet Cobalt | 2.028 |
No acumulado do ano divulgado pela Fenabrave, o Onix abre mais de 10 mil unidades de vantagem para o HB20. O Ford Ka fica bem atrás, em terceiro, e a partir daí a disputa fica parelha. O Palio permanece em quarto, mas o destaque vai para o Gol, que subiu de 8° para 5° em apenas um mês, deixando para trás Corolla, HR-V e Prisma.
Posição | Modelo | Unidades |
---|---|---|
1º | Chevrolet Onix | 56.969 |
2º | Hyundai HB20 | 46.389 |
3º | Ford Ka | 28.760 |
4º | Fiat Palio | 27.628 |
5º | Volkswagen Gol | 26.547 |
6º | Toyota Corolla | 26.475 |
7º | Honda HR-V | 25.660 |
8º | Chevrolet Prisma | 25.639 |
9º | Fiat Strada | 23.637 |
10º | Volkswagen Fox/CrossFox | 22.617 |
11º | Jeep Renegade | 21.687 |
12º | Renault Sandero | 20.402 |
13º | Hyundai HB20S | 19.049 |
14º | Volkswagen Up! | 16.810 |
15º | Fiat Siena | 16.118 |
16º | Fiat Uno | 15.552 |
17º | Toyota Hilux | 14.197 |
18º | Toyota Etios | 13.423 |
19º | Fiat Toro | 11.703 |
20º | Honda Fit | 11.274 |
21º | Toyota Etios Sedã | 10.738 |
22º | Ford EcoSport | 10.370 |
23º | Volkswagen Voyage | 10.276 |
24º | Renault Duster | 9.487 |
25º | Chevrolet Cobalt | 9.191 |