Honda HR-V: conheça todos os detalhes da Melhor Compra de 2023
Honda HR-V Touring supera até rivais maiores, sem deixar a desejar em mecânica, equipamentos e espaço interno
O Melhor Compra é muito mais do que um guia de compras. Ele também resume a experiência de nossa equipe com cada carro avaliado e testado nos últimos tempos dentro do atual contexto de mercado.
O primeiro trabalho é separar as opções em cada faixa de preço ou potência que definem as 29 categorias apuradas. Para reduzir cada categoria a pelo menos cinco carros, acontece uma mistura entre votação e debate na redação. Não se trata de mera escolha, pois consideramos nossos testes, alterações recentes na lista de equipamentos e a iminência de uma mudança na linha.
Depois apuramos custos de seguros, peças, revisões e a desvalorização de cada carro das principais categorias com nossos parceiros. Apenas com essas informações podemos pensar em definir a posição de cada um.
Custos são importantes, mas a nossa intenção não é escolher apenas os carros mais baratos. Para ser considerado a Melhor Compra de QUATRO RODAS, nossa experiência com o carro, aspectos como desempenho, conforto e itens de segurança de série também pesam na decisão. Eles passam a ter maior destaque nas listas de equipamentos de série.
Uma estratégia pragmática garantiu o Honda HR-V em primeiro lugar em duas categorias seguidas e muito estratégicas: SUVs até R$ 170.000 com o HR-V EXL 1.5 e SUVs até R$ 220.000 com o HR-V Touring, 1.5 turbo. Mas o grande campeão do Melhor Compra 2023 é o Honda HR-V Touring.
O curioso caso do SUV compacto que se destacou na faixa de preços dos médios. O conjunto do Honda HR-V Touring consegue equilibrar desempenho, conforto e eficiência por ser mais leve. O porta-malas não é grande, mas o espaço para os passageiros é o mesmo de rivais maiores.
O HR-V Touring anda como gente grande. O motor 1.5 turbo com injeção direta agora é flex e tem 177 cv e 24,5 kgfm, o que explica o 0-100 km/h em 8,9 segundos, melhor que o de qualquer SUV médio. Como ele é leve, sobra força do motor, que trabalha aliviado com o câmbio CVT, conseguindo consumo rodoviário melhor até que o da versão aspirada: 15,1 km/l, contra 14,4 km/l – na cidade, ele faz 11,1 km/l, contra 12,7 km/l da versão de 126 cv. Na hora de pagar uma revisão ou o prêmio do seguro, os valores são de carros compactos.
De fato, as dimensões do Honda HR-V não são grandes. Só tem 2,61 m de entre-eixos, quando um Jeep Compass tem 2,64 m, o Toyota Corolla Cross tem 2,65 m e o VW Taos tem 2,67 m, mas sua cabine consegue ser mais espaçosa e larga que a dos rivais médios. Quem sai perdendo nessa é o porta-malas, que só parece grande, porém tem 354 litros – é 83 litros menor que o do antigo HR-V.
O acabamento interno é bom, mas se o Honda não tem o painel todo macio como o do Jeep e o do Toyota, cobra menos que as respectivas versões topo de linha para ter ajuste elétrico para o banco do motorista, porta-malas elétrico, ar bizona e pacote de segurança completo. O HR-V só não pode continuar aumentando de preço até se igualar aos SUVs médios, pois isso acabaria com seu favoritismo.
Seu pacote de equipamentos é mais recheado que o do VW Taos Comfortline, campeão no ano passado e que não tem assistentes de segurança. Só a versão Touring tem banco do motorista com ajuste elétrico, rodas aro 17 diamantadas, porta-malas com abertura elétrica e fechamento por afastamento, e interior bicolor. Só ficou devendo o teto solar.
Custos do Honda HR-V Touring
Bolsa de Valores |
Peças |
Revisões |
Desvalorização – Seguro R$ 4.771 Rede 212 Equipamentos MUL, EST, ESP, AUT, ADAS, ACC, AB6 |
Amortecedores dianteiros R$ 1.997 Pastilhas de freio R$ 760 Kit de embreagem – Farol esquerdo R$ 3.964 Para-choque dianteiro R$ 1.158 Retrovisor esquerdo R$ 868 Total R$ 8.747 |
10.000 km R$ 400 20.000 km R$ 619 30.000 km R$ 798 40.000 km R$ 1.707 50.000 km R$ 686 60.000 km R$ 1.605 Total R$ 5.815 |
Todos os campeões da história do Melhor Compra
2002 | Toyota Corolla |
2003 | Ford EcoSport |
2004 | Honda Fit |
2005 | Honda Fit |
2006 | Honda Civic |
2007 | Honda Civic |
2008 | Honda Fit |
2009 | Renault Symbol e Hyundai Azera |
2010 | Renault Logan |
2011 | Renault Fluence |
2012 | Ford EcoSport |
2013 | Ford Fusion |
2014 | Renault Logan |
2015 | Honda HR-V |
2016 | Chevrolet Cruze |
2017 | Fiat Argo |
2018 | VW Tiguan |
2019 | VW T-Cross |
2020 | VW Nivus |
2021 | VW Taos |
2022 | Jeep Renegade |
2023 | Honda HR-V |