Leasing operacional: vale a pena alugar um carro por um ano?
Novo modelo de locação de automóveis aposta na mudança de comportamento do "ter" para o "usar"
Alugar um carro por um ano ou mais era impensável pouco tempo atrás, pelo alto custo. Mas esse serviço começa a ganhar adeptos no Brasil. Esse modelo de negócio é conhecido como leasing operacional nos EUA, onde ele corresponde a mais de 50% das aquisições de um automóvel novo.
“Acredito que é uma questão de tempo para que o brasileiro acredite que é mais viável pagar para usar do que pagar para ter”, diz Osmar Pinho, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Leasing (Abel).
A pioneira em oferecer essa modalidade foi a Rodobens há oito anos. A maioria dos clientes é de empresas e ela já conta com 4.000 veículos locados por 24 ou 36 meses.
Agora o serviço está chegando às pessoas físicas, por meio de um programa de carro por assinatura recém-lançado pela Porto Seguro. “Há tempos que a aquisição de um veículo deixou de ser um investimento, sobretudo se calcularmos os juros de financiamento e a desvalorização. Tudo isso chega apoiado por uma nova consciência da sociedade sobre mobilidade urbana”, explica Marcelo Rosal, gerente da seguradora.
Nesse programa, o cliente escolhe contratar por 12 ou 24 meses. Na mensalidade, já estão inclusos IPVA, licenciamento, seguro e as revisões programadas – ou seja, não há custos de manutenção.
Deve-se levar em conta também que, ao quitar um carro, há o valor residual do automóvel mesmo após a depreciação. Por outro lado, considere que a diferença entre os gastos poderia ser utilizada como investimento para render dividendos rentáveis (diferente de um automóvel, que só desvaloriza com o tempo), ou para outras necessidades.
Baseado nesse argumento, muita gente que entende de finanças já virou adepto do leasing. “Fiz as contas dos meus gastos para comprar e manter um carro e vi que aderir a esse serviço é 20% mais barato no meu caso. Por isso, decidi vender o carro e entrar no leasing”, afirma o economista Eduardo Aquiles, 58 anos.
“Pago R$ 1.350 por mês para usar um HB20. Só preciso me preocupar em abastecê-lo”, diz Aquiles. Inicialmente, o serviço, que conta com 1.000 clientes, está disponível nas cidades do Rio e de São Paulo.
Nas tabelas abaixo, comparamos os custos de compra e posse de quatro modelos com os valores da assinatura anual do serviço, considerando uma compra à vista – em caso de financiamento, o custo é diluído, mas o valor final aumenta bastante.
Chevrolet Onix 1.0 LT
- 1 ano até 25.000 km = R$ 1.390 mensais
- 2 anos até 50.000 km = não há opção de 24 meses para o modelo
COMPRA | ASSINATURA | |
Compra do carro | R$ 44.890 | sem custo |
IPVA | R$ 1.820 | sem custo |
Seguro | R$ 2.275 | sem custo |
Depreciação | R$ 9.538 | sem custo |
Total | R$ 58.523 | R$ 16.680 ( 12 X R$ 1.390) |
Hyundai HB20S 1.0 Comfort
- 1 ano até 25.000 km = R$ 1.790 mensais
- 2 anos até 50.000 km = R$ 1.680 mensais
COMPRA | ASSINATURA | |
Compra do carro | R$ 50.065 | sem custo |
IPVA | R$ 1.802 | sem custo |
Seguro | R$ 2.252 | sem custo |
Depreciação | R$ 6.308 | sem custo |
Total |
R$ 60.427 | R$ 21.480 ( 12 X R$ 1.790) |
Toyota Etios 1.3 X
- 1 ano até 25.000 km = R$ 1.550 mensais
- 2 anos até 50.000 km = R$ 1.370 mensais
COMPRA | ASSINATURA | |
Compra do carro | R$ 45.990 | sem custo |
IPVA | R$ 1.780 | sem custo |
Seguro | R$ 2.225 | sem custo |
Depreciação | R$ 9.015 | sem custo |
Total | R$ 59.010 | R$ 18.600 ( 12 X R$ 1.550) |
Ford EcoSport 1.6 Freestyle
- 1 ano até 25.000 km = R$ 2.390 mensais
- 2 anos até 50.000 km = R$ 2.290 mensais
COMPRA | ASSINATURA | |
Compra do carro | R$ 77.900 | sem custo |
IPVA | R$ 3.116 | sem custo |
Seguro | R$ 3.895 | sem custo |
Depreciação | R$ 11.916 | sem custo |
Total | R$ 96.827 | R$ 28.680 ( 12 X R$ 2.390) |