Todos os anos, QUATRO RODAS seleciona as melhores compras de cada segmento para você levar para casa o carro ideal. O premio Melhor Compra 2021 é uma ferramenta de informação poderosa para ajudar as pessoas a encarar, motorizadas, estes novos tempos.
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A seguir, os melhores carros aventureiros e os melhores SUVs novos até R$ 80.000 do Brasil. Consideramos custos de peças, seguro e revisões.
Carros novos até R$ 85.000
1º Chevrolet Onix Plus LTZ Turbo – R$ 82.290
A linha Onix foi um dos destaques do ano passado, com duas vitórias do sedã e uma do hatch. Neste ano, quem honra a gama é o três-volumes com um bicampeonato na categoria.
E em uma versão mais completa. ESP, assistente de partida em rampas, seis airbags, chave presencial, rodas de liga leve e central MyLink estão entre os itens de série. Isso tudo embalado por um motor turbo e por um preço mais barato.
Custo/benefício que serve para superar até o fato de perder feio no pós-venda, já que cobra mais caro peças e revisões. Em contrapartida, valorizou em um ano e seus donos têm gastos moderados com a apólice de seguro.
Bolsa de Valores
- Desvalorização: 3,04%
- Seguro: R$ 1.416
- Rede: 540
- Equipamentos: AR, DIR, VID, EST, AUT, ESP, MUL
Peças
- Amortecedores dianteiros: R$ 1.334
- Pastilhas de freio: R$ 579
- Kit de embreagem: –
- Farol esquerdo: R$ 2.078
- Para-choque dianteiro: R$ 603
- Retrovisor esquerdo: R$ 1.036
- Total: R$ 5.630
Revisões
- 10.000 km: R$ 424
- 20.000 km: R$ 744
- 30.000 km: R$ 632
- 40.000 km: R$ 812
- 50.000 km: R$ 608
- 60.000 km: R$ 744
- Total: R$ 3.964
2º Hyundai HB20S 1.6 V. Bluelink AT – R$ 84.390
O sedã da Hyundai pega mais um pódio, porém perde alguns pontinhos no conjunto mecânico. Não que o 1.6 de 128 cv de potência não tenha bom desempenho, mas a ausência de turbo e a eficiência regular jogam contra diante dos rivais mais eficientes. Pena, porque, no geral, é um carro que tem várias virtudes.
Bolsa de Valores
- Desvalorização: N/D
- Seguro: R$ 1.455
- Rede: 224
- Equipamentos: AR, DIR, VID, EST, AUT, ESP, MUL
Peças
- Amortecedores dianteiros: R$ 973
- Pastilhas de freio: R$ 288
- Kit de embreagem: –
- Farol esquerdo: R$ 1.059
- Para-choque dianteiro: R$ 666
- Retrovisor esquerdo: R$ 677
- Total: R$ 3.663
Revisões
- 10.000 km: R$ 288
- 20.000 km: R$ 565
- 30.000 km: R$ 566
- 40.000 km: R$ 738
- 50.000 km: R$ 535
- 60.000 km: R$ 720
- Total: R$ 3.412
3º Toyota Yaris Sedan XL Live Aut. – R$ 84.390
A reputação de marca que não dá problema, construída principalmente pelo irmão maior Corolla, ajuda o novato a repetir o terceiro lugar de 2020. E isso é reforçado pelo custo de revisões mais baixo da categoria e pela cesta de peças, que fica em patamar intermediário entre os concorrentes Onix e HB20S.
Bolsa de Valores
- Desvalorização: -14,90%
- Seguro: R$ 1.161
- Rede: 216
- Equipamentos: AR, DIR, VID, AUT, ESP
Peças
- Amortecedores dianteiros: R$ 1.031
- Pastilhas de freio: R$ 380
- Kit de embreagem: –
- Farol esquerdo: R$ 1.155
- Para-choque dianteiro: R$ 845
- Retrovisor esquerdo: R$ 678
- Total: R$ 4.089
Revisões
- 10.000 km: R$ 344
- 20.000 km: R$ 723
- 30.000 km: R$ 552
- 40.000 km: R$ 1.014
- 50.000 km: R$ 531
- 60.000 km: N/D
- Total: R$ 3.164
Carros novos até R$ 100.000
1º VW Virtus 200 TSI Comfortline AT – R$ 97.400
Na categoria na qual, no ano passado, ainda figuravam sedãs médios (o VW Jetta foi o vencedor!!!), o Virtus mantém o título em casa. Apesar de ter manutenção, revisão e seguros mais caros entre os finalistas, ele atrai pelo conjunto da obra.
O Virtus tem um dos melhores acertos dinâmicos da categoria, fama de robustez, além do motor turbo 1.0 com até 128/116 cv, bem entrosado com o câmbio automático de seis marchas. A versão Comfortline vem com o que se espera de um carro deste preço: ESP, controle de subidas, quatro airbags, ar, direção elétrica, trio e rodas de liga leve, e a linha 2022 ganhou a central VW Play com tela de 10”.
Bolsa de Valores
- Desvalorização: 4,57%
- Seguro: R$ 1.719
- Rede: 500
- Equipamentos: AR, DIR, VID, EST, AUT, ESP, MUL
Peças
- Amortecedores dianteiros: R$ 732
- Pastilhas de freio: R$ 319
- Kit de embreagem: –
- Farol esquerdo: R$ 1.899
- Para-choque dianteiro: R$ 905
- Retrovisor esquerdo: R$ 710
- Total: R$ 4.565
Revisões
- 10.000 km: R$ 614
- 20.000 km: R$ 678
- 30.000 km: R$ 604
- 40.000 km: R$ 1.168
- 50.000 km: R$ 604
- 60.000 km: R$ 678
- Total: R$ 4.346
2º Nissan Versa Advance CVT – R$ 96.190
A nova geração do sedã foi lançada no fim do ano passado completamente redesenhada, ganhando um estilo bem interessante e atual. Mas manteve o velho conhecido motor 1.6 do seu antecessor. No pós-venda, o Versa tem o custo de revisões mais barato do segmento, e também cobra menos que seus rivais nas peças e no seguro.
Bolsa de Valores
- Desvalorização: 3,29%
- Seguro: R$ 1.312
- Rede: 180
- Equipamentos: AR, DIR, VID, EST, AUT, ESP, MUL
Peças
- Amortecedores dianteiros: R$ 1.126
- Pastilhas de freio: R$ 324
- Kit de embreagem: –
- Farol esquerdo: R$ 1.071
- Para-choque dianteiro: R$ 756
- Retrovisor esquerdo: R$ 1.131
- Total: R$ 4.408
Revisões
- 10.000 km: R$ 281
- 20.000 km: R$ 617
- 30.000 km: R$ 423
- 40.000 km: R$ 617
- 50.000 km: R$ 423
- 60.000 km: R$ 610
- Total: R$ 2.971
3º Chevrolet Onix 1.0 T Premier 2 – R$ 89.980
O Onix fecha o pódio em sua variante mais completa e a única que oferece itens de auxílio ao motorista (neste segundo catálogo da versão Premier). Ele se vale de motor turbo eficiente, mas perde nos custos de pós-venda: revisões (até são mais em conta que as do Virtus), e peças (sua cesta é uma das mais dispendiosas da categoria).
Bolsa de Valores
- Desvalorização: 1,04%
- Seguro: R$ 1.539
- Rede: 540
- Equipamentos: AR, DIR, VID, EST, AUT, ESP, MUL
Peças
- Amortecedores dianteiros: R$ 1.1282
- Pastilhas de freio: R$ 557
- Kit de embreagem: –
- Farol esquerdo: R$ 2.344
- Para-choque dianteiro: R$ 578
- Retrovisor esquerdo: R$ 961
- Total: R$ 5.722
Revisões
- 10.000 km: R$ 424
- 20.000 km: R$ 744
- 30.000 km: R$ 632
- 40.000 km: R$ 812
- 50.000 km: R$ 608
- 60.000 km: R$ 744
- Total: R$ 3.964
COMO LER ESTE GUIA:
PREÇO – O valor utilizado como referência é sempre o que consta na tabela oficial divulgada pelo fabricante ou importador.
DESVALORIZAÇÃO – Calculada pela agência KBB Brasil, a taxa indica quanto um modelo zero-quilômetro perde (-) ou ganha valor em até 12 meses de uso.
SEGURO – As cotações são feitas pela TEx, fornecedora do Teleport, software de gestão e multicálculo para corretoras que contempla as maiores seguradoras do Brasil. O perfil QUATRO RODAS é de um homem casado, 35 anos, sem filhos, com garagem em casa e no trabalho, ambos em São Paulo. Os valores são para bônus zero e com franquia integral.
REDE – Número de autorizadas da marca informado pela fábrica.
EQUIPAMENTOS – Principais itens de série, indicados pelas siglas AR (ar-condicionado), DIR (direção hidráulica, elétrica ou eletro-hidráulica), VID (vidros elétricos), EST (sistema de auxílio de estacionamento, como sensores ou câmera de ré), AUT (câmbio automático ou automatizado), ESP (controle de estabilidade) e MUL (multimídia). Os itens airbag e ABS são de série, obrigatórios por lei.
PEÇAS – Cesta com os itens mais utilizados na manutenção do veículo e os mais comumente atingidos em pequenas colisões. Preços fornecidos pela Suiv (Sistema Unificado de Informações Veiculares).
REVISÕES – Valor das inspeções previstas no plano de manutenção pelo fabricante ou importador até os 60.000 km.
Quem é Quem – Os especialistas que colaboraram no melhor compra
Tex/Teleport – Empresa de soluções online para o
mercado segurador. Fornece as cotações de seguro
no Melhor Compra e nos testes de QUATRO RODAS.
KBB brasil – Criada em 1926 nos Estados Unidos,
a Kelley Blue Book utiliza como base de cálculo os
valores praticados regionalmente em nosso mercado. Parceira
da QUATRO RODAS no Prêmio Melhor Valor de Revenda.
SUIV (Sistema Unificado de Informações Veiculares) –
É uma empresa de consultoria automotiva, segurança
viária e sistemas automotivos (www.suiv.com.br).
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