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Melhor Compra 2021: picapes compactas e médias a partir de R$ 85.000

As indicações de QUATRO RODAS na categoria picapes divididas me leves até R$ 90.000, acima de R$ 90.000, Picapes médias até R$ 200.000 e acima de R$ 200.000

Por Fábio Black
23 ago 2021, 17h40
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  • Todos os anos, QUATRO RODAS seleciona as melhores compras de cada segmento para você levar para casa o carro ideal. O premio Melhor Compra 2021 é uma ferramenta de informação poderosa para ajudar as pessoas a encarar, motorizadas, estes novos tempos.

    A seguir, as melhores picapes do Brasil. Eles estão separados em categorias: leves até R$ 90.000 e acima de R$ 90.000. Consideramos custos de peças, seguro e revisões.

    Picapes leves e intermediárias até R$ 90.000

    Fiat Strada Freedom CD – R$ 90.490

    Fiat Strada Freedom CD
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    Inteiramente renovada no ano passado, a Strada da segunda geração é o veículo mais vendido do país. A Freedom é a versão intermediária e traz boa parte dos itens disponíveis na topo de linha, Volcano. O modelo de cabine dupla tem airbags laterais (além dos frontais, obrigatórios), capota marítima, rodas de liga leve de 15” e ESP.

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    No início deste ano, ela ganhou sensor de obstáculos traseiro, que era opcional. Na lista de extras há somente o pacote Tech (R$ 3.300), que inclui central multimídia, câmera de ré, porta USB adicional e comandos de som no volante. O motor é o 1.3 aspirado de até 109 cv, e o câmbio manual tem cinco marchas.

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    Fiat Strada Freedom CS – R$ 84.990

    Fiat Strada Freedom CS
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    A versão Freedom ficou também com a segunda colocação na configuração de cabine simples (ou Plus, como prefere a Fiat). Ao contrário do modelo de quatro portas, neste caso os airbags laterais são opcionais (R$ 2.100). A cabine menor é compensada pela caçamba mais espaçosa e pela maior capacidade de carga (720 kg).

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    Fiat Strada Endurance CD – R$ 86.990

    Fiat Strada Endurance CD
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    A Strada Endurance emprega o velho 1.4 de 88 cv. E, em vez da direção elétrica das versões mais caras, ela tem sistema hidráulico. As rodas são de ferro, e muitos itens de conforto são opcionais, caso de som (R$ 1.750) e comandos elétricos para travas (portas e caçamba), vidros e tanque. O kit de embreagem eleva o custo da cesta de peças.

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    Picapes leves e intermediárias acima de R$ 90.000

    Fiat Toro Freedom T270 – R$ 133.990

    Fiat Toro Freedom T270
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    Da mesma forma como a Strada domina a faixa de picapes até R$ 90.000, a irmã quase toma conta agora. O quase se deve à Strada, que ainda mordeu a terceira posição. A Toro já corria praticamente sozinha entre as intermediárias (a Renault Oroch vende menos de 20% que o modelo da Fiat) e agora veio reestilizada e com novo motor 1.3 turbo flex de 185 cv, com câmbio automático de seis marchas.

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    A versão intermediária Freedom tem faróis de led, capota marítima, ar-condicionado bizona, quadro de instrumentos digital de 7” e central multimídia com tela de 8,4”. O espelhamento com Apple CarPlay e Android Auto é sem fio.

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    Fiat Toro Volcano T270 – R$ 147.590

    Fiat Toro Volcano T270
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Por cerca de R$ 13.000 a mais que a Freedom, a Volcano traz itens como bancos de couro e vinil (elétrico no lado do motorista), carregador de celular sem fio, airbag de joelhos para o motorista etc. Por R$ 3.000, dá para incluir multimídia com tela vertical de 10”, frenagem autônoma, alerta de mudança de faixa e assistente de farol alto.

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    Fiat Strada Volcano CD – R$ 95.590

    Fiat Strada Volcano CD
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    A versão mais cara da Strada vem bem recheada. A picape tem faróis de led, vidros elétricos nas quatro portas, multimídia com tela de 7” e conexão sem fio para Apple CarPlay e Android Auto (ela foi pioneira nesse item). O câmbio CVT deve chegar nos próximos meses, para fazer companhia ao motor 1.3.

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    Picapes médias até R$ 200.000

    Ford Ranger Black 2.0 D 4×2 AT – R$ 193.690

    Ford Ranger Black 2.0 D 4x2 AT
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    Como o nome sugere, o maior apelo da Ranger Black está no acabamento escurecido na grade, rodas (aro 18”), para-choques e estribos. Ela combina o motor 2.2 Duratorq a diesel de 160 cv com câmbio automático de seis marchas e tração apenas na traseira. A receita mistura ingredientes como santantônio e rack de teto da versão Limited com lanternas (escurecidas, claro) da Storm.

    Em termos de equipamentos, o modelo tem bancos de couro e quadro de instrumentos com duas telas laterais digitais de 4,2”. A central tem 8” e conectividade com CarPlay e Android Auto. Revisões e peças são muito mais em conta do que nas concorrentes S10 e L200.

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    Chevrolet S10 2.8 D LS CD 4×4 – R$ 196.400

    Chevrolet S10 2.8 D LS CD 4x4
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    A única versão da S10 a diesel com cabine dupla abaixo de R$ 200.000 é a LS. Porém, nesse caso o câmbio é manual (seis marchas), e as rodas (18”) são de aço. Já a tração é 4×4, com reduzida. O motor 2.8 tem 200 cv. Nessa versão não há opção de multimídia, apenas rádio com Bluetooth e USB. O seguro é mais em conta do que o das rivais.

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    Mitsubishi L200 Triton Out. GLX – R$ 191.990

    Mitsubishi L200 Triton Out. GLX
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    Combina motor 2.4 a diesel de 190 cv com câmbio manual de seis marchas e tração 4×4, com reduzida. A picape, no entanto, tem apenas dois airbags frontais (seis na S10; sete na Ranger). Além disso, não há controles de tração e estabilidade (de série nas oponentes). Por fim, seguro, peças e revisões são bem mais caros.

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    Picapes médias acima de R$ 200.000

    Ford Ranger Limited 3.2 D 4×4 AT – R$ 279.990

    Ford Ranger Limited 3.2 D 4x4 AT
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    Entre seus destaques – incomuns em picapes – estão o sistema de permanência em faixa de rodagem, controle automático de velocidade adaptativo, frenagem autônoma, faróis de led com assistente de facho alto e sensores de estacionamento na frente e atrás. A central multimídia tem tela de 8” compatível com CarPlay e Android Auto, e há sete airbags.

    O banco do motorista é elétrico e o ar-condicionado tem dupla regulagem. O motor 3.2 Duratorq a diesel de 200 cv garante bom desempenho, junto com o câmbio automático de seis marchas e a tração 4×4. A cesta de peças (R$ 12.609) custa quase  metade da Amarok. As revisões têm custo intermediário (R$ 7.414). E o seguro custa menos da metade comparado ao da rival.

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    VW Amarok V6 Extreme AT – R$ 288.040

    VW Amarok V6 Extreme AT
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Tudo na Amarok é extremado, a começar pelo preço. Em troca, ela traz um 3.0 V6 a diesel de 258 cv (o mais potente da turma). Com o câmbio automático de oito marchas, ela vai a 100 km/h em 7,4 s. Embora seja bem equipada e confortável, não tem tanta tecnologia como a Ranger. Preços de peças, revisões e seguro assustam.

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    Toyota Hilux DSL AT SRX CD 4×4 – R$ 276.490

    Toyota Hilux DSL AT SRX CD 4x4
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    Ela passou por modificações no fim de 2020, que incluiu reestilização, mudança no motor (o 2.8 a diesel ganhou 15% de potência e foi a 204 cv) e aprimoramento em segurança, com o pacote denominado Toyota Safety Sense, composto de tecnologias de assistência à condução. O seguro é quase tão caro quanto o da Amarok.

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    COMO LER ESTE GUIA:

    Ficha Melhor Compra
    (Reprodução/Quatro Rodas)

    PREÇO – O valor utilizado como referência é sempre o que consta na tabela oficial divulgada pelo fabricante ou importador.

    DESVALORIZAÇÃO – Calculada pela agência KBB Brasil, a taxa indica quanto um modelo zero-quilômetro perde (-) ou ganha valor em até 12 meses de uso.

    SEGURO – As cotações são feitas pela TEx, fornecedora do Teleport, software de gestão e multicálculo para corretoras que contempla as maiores seguradoras do Brasil. O perfil QUATRO RODAS é de um homem casado, 35 anos, sem filhos, com garagem em casa e no trabalho, ambos em São Paulo. Os valores são para bônus zero e com franquia integral.

    REDE – Número de autorizadas da marca informado pela fábrica.

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    EQUIPAMENTOS – Principais itens de série, indicados pelas siglas AR (ar-condicionado), DIR (direção hidráulica, elétrica ou eletro-hidráulica), VID (vidros elétricos), EST (sistema de auxílio de estacionamento, como sensores ou câmera de ré), AUT (câmbio automático ou automatizado), ESP (controle de estabilidade) e MUL (multimídia). Os itens airbag e ABS são de série, obrigatórios por lei.

    PEÇAS – Cesta com os itens mais utilizados na manutenção do veículo e os mais comumente atingidos em pequenas colisões. Preços fornecidos pela Suiv (Sistema Unificado de Informações Veiculares).

    REVISÕES – Valor das inspeções previstas no plano de manutenção pelo fabricante ou importador até os 60.000 km.

    Quem é Quem – Os especialistas que colaboraram no melhor compra

    Tex/Teleport – Empresa de soluções online para o
    mercado segurador. Fornece as cotações de seguro
    no Melhor Compra e nos testes de QUATRO RODAS.

    KBB brasil – Criada em 1926 nos Estados Unidos,
    a Kelley Blue Book utiliza como base de cálculo os
    valores praticados regionalmente em nosso mercado. Parceira
    da QUATRO RODAS no Prêmio Melhor Valor de Revenda.

    SUIV (Sistema Unificado de Informações Veiculares)
    É uma empresa de consultoria automotiva, segurança
    viária e sistemas automotivos (www.suiv.com.br).

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    Capa quatro rodas 748 agosto 2021

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