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A seguir, os melhores carros utilitários do Brasil. Eles estão separados em categorias: picapes leves, picapes médias, Vans de 12 lugares e com mais de 12 lugares, e furgão até 1 Ton e acima de 1 ton. Consideramos custos de peças, seguro e revisões:
Utilitários – Picapes leves
1º Fiat Strada Endurance CS – R$ 74.790
A pegada robusta segue na nova geração da picape mais vendida do país. Mesmo com o velho 1.4 Fire, a Strada continua pau para toda obra, com carga útil de 750 kg, baixo custo de manutenção e bom acerto de suspensão. A versão proletária sai de fábrica com ESP, ar e direção hidráulica.
2º VW Saveiro Robust CS – R$ 67.250
Como o próprio nome diz, a versão mais básica é voltada mesmo para o trabalho. A força é garantida pelo velho motor 1.6 EA111 com o ótimo câmbio manual de cinco marchas. E o preço atraente para frotistas se dá pela ausência de itens mínimos de conforto, como ar-condicionado.
3º Renault Duster Oroch Express 1.6 – R$ 92.225
A intermediária é outra que também tem imagem associada a trabalho, só que a cabine dupla confere versatilidade para ser usada para o lazer. Com motor 1.6 e dentro da lógica para transporte, esta versão de entrada é pouco equipada. Ar e vidros elétricos só como opcionais.
Utilitários – Picapes médias
1º Ford Ranger XL CS 2.2 D 4×4 MT – R$ 179.790
A Ranger é imbatível no custo/benefício entre as médias voltadas para o trabalho. Usa o valente motor 2.2 turbodiesel Duratorq, tem tração 4×4 e sai de fábrica com controles de estabilidade, tração e descidas, ar-condicionado, direção elétrica, regulagem de altura do volante e som com Bluetooth.
2º Toyota Hilux DSL CS 4×4 MT – R$ 195.290
–Picapeiro geralmente suspira pela Hilux, mesmo em sua versão mais básica. Além da boa reputação da marca e baixo custo de pós-venda, o modelo usa um robusto motor 2.8 turbodiesel de 204 cv e 42,8 kgfm e promete carregar até 1.190 kg com o câmbio manual de seis marchas.
3º Nissan Frontier S MT 4×4 – R$ 193.800
A Frontier se destaca por ter a conveniência da cabine dupla, bom acerto dinâmico e conjunto mecânico forte o suficiente para a labuta. O 2.3 de 160 cv ajuda na carga útil superior a 1 tonelada. Controles de estabilidade, tração, subidas e descidas, ar e vidros elétricos estão entre os equipamentos.
Utilitários – Vans até 12 lugares
1º MB Sprinter 416 T t a 3.665 mm – R$ 273.600
A Sprinter leva o bicampeonato na categoria com muitos méritos. É a van que tem a cesta de peças das mais competitivas da categoria e ainda se vale de um bom motor 2.2 turbodiesel com 146 cv. Além disso, é uma das com pegada mais confortável para o transporte de passageiros.
2º Peugeot Expert Minibus 10+ – R$ 187.990
A van da marca francesa se destaca nos detalhes, especialmente no que diz respeito a equipamentos. Oferece ESP, assistente de partida em rampas, ar-condicionado com saídas independentes no teto e encostos reclináveis em todos os bancos. Usa motor turbodiesel de 115 cv.
3º Citroën Jumpy 1.6 Minibus – R$ 187.990
Irmã da Expert, a Jumpy tem o mesmo conjunto mecânico, preço e custo de pós-venda. Assim como a boa lista de itens de série e a capacidade de 1.300 litros para bagagens com a última fila de bancos rebatida. A Peugeot é reconhecida por estar há mais tempo no mercado de comerciais.
Utilitários – Vans acima até 12 lugares
1º MB Sprinter 516 T t a 4.325 mm – R$ 284.400
A Mercedes-Benz faz barba e cabelo entre as vans. Com configuração 17+1, esta Sprinter tem mais de 4,30 m de entre-eixos e usa motor biturbo com 163 cv. Goza de boa reputação e de mecânica confiável, e pode receber, como opcional, a central multimídia interativa de última geração MBUX.
2º Renault Master Minibus E L3H2 – R$ 278.250
O custo de manutenção mais baixo do segmento ajudou a Master Minibus Executive a garantir o segundo lugar no pódio da categoria. O destaque para o conforto fica no ar com saídas por toda a cabine e nos bancos que reclinam até 29 graus. Porém, são só 16 lugares.
3º Fiat Ducato Minibus C 2.3 Diesel – R$ 225.890
A van de passageiros da marca italiana se manteve no pódio, mas perde a posição para a Master justamente pelo que cobra no pós-venda. Entre os destaques, a Ducato tem portas traseiras com ampla abertura, que facilita a colocação e retirada de bagagens. O motor é o 2.3 de 130 cv.
Utilitários – Furgão até 1.000 kg
1º Fiat Fiorino 1.4 Working 2p – R$ 82.990
Quando o assunto é carro pequeno e barato para transportar volumes e cargas, o Fiorino é quase imbatível. O furgãozinho da Fiat garante o tricampeonato com base em seu custo/benefício agressivo e graças à ampla rede de concessionárias da marca. Além da fama de ser robusto e ter fácil manutenção.
2º Peugeot Partner 1.6 – R$ 92.990
–Praticamente único rival do Fiorino, o Partner se destaca pela caçamba maior e sua capacidade de carga de 800 kg (contra 650 kg, do Fiat). E também pelo recheio, que inclui painel de instrumentos digital, ar, porta lateral deslizante, computador de bordo e chave com telecomando.
3º Fiat Fiorino 1.4 Endurance Evo – R$ 91.990
A linha da Fiat ocupa outro lugar no pódio desta categoria com a versão mais equipada de seu furgão Fiorino. O motor é o mesmo 1.4, porém a vida a bordo é aliviada por equipamentos como ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos e computador de bordo.
Utilitários – Furgão acima de 1.000 kg
1º MB Sprinter 516 5T ta 4.325 mm – R$ 230.600
O Sprinter maior assegura à Mercedes o bicampeonato na categoria de furgões – em 2020, o vencedor do Melhor Compra foi o Sprinter 415. Ganha no preço e no custo/benefício, já que tem plano de manutenção competitivo, conjunto mecânico robusto e boa lista de equipamentos.
2º Fiat Ducato Maximulti 2.3 Diesel – R$ 226.390
O Maximulti traz as mesmas virtudes que a variante Minibus, inclusive a porta traseira com abertura de 270 graus, uma beleza para carga e descarga. Ainda oferece equipamentos como alternador de 150 A, entrada USB no painel, parede divisória com janela, e vidros e travas elétricos.
3º Renault Master E. Vitré P. Conf. – R$ 238.090
O Master ganhou sobrenome pomposo e manteve a Renault no pódio da categoria. Com motor de 130 cv, esta variante tem compartimento de carga envidraçado e climatizado, e itens como ar-condicionado, desembaçador nos retrovisores, trio elétrico e carga útil de quase 1,6 tonelada.
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