Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Melhor Compra 2021: veículos comerciais e utilitários

As indicações de QUATRO RODAS de utilitários divididos em picapes leves e médias, vans de 12 e acima de 12 lugares e furgões de 1000kg e mais de 1000kg

Por Fábio Black
Atualizado em 27 ago 2021, 17h45 - Publicado em 23 ago 2021, 17h40
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Todos os anos, QUATRO RODAS seleciona as melhores compras de cada segmento para você levar para casa o carro ideal. O premio Melhor Compra 2021 é uma ferramenta de informação poderosa para ajudar as pessoas a encarar, motorizadas, estes novos tempos.

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

    A seguir, os melhores carros utilitários do Brasil. Eles estão separados em categorias: picapes leves, picapes médias, Vans de 12 lugares e com mais de 12 lugares, e furgão até 1 Ton e acima de 1 ton. Consideramos custos de peças, seguro e revisões:

    Utilitários – Picapes leves

    Fiat Strada Endurance CS – R$ 74.790

    Fiat Strada Endurance CS
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    A pegada robusta segue na nova geração da picape mais vendida do país. Mesmo com o velho 1.4 Fire, a Strada continua pau para toda obra, com carga útil de 750 kg, baixo custo de manutenção e bom acerto de suspensão. A versão proletária sai de fábrica com ESP, ar e direção hidráulica.

     

    VW Saveiro Robust CS – R$ 67.250

    VW Saveiro Robust CS
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    Como o próprio nome diz, a versão mais básica é voltada mesmo para o trabalho. A força é garantida pelo velho motor 1.6 EA111 com o ótimo câmbio manual de cinco marchas. E o preço atraente para frotistas se dá pela ausência de itens mínimos de conforto, como ar-condicionado.

     

    Renault Duster Oroch Express 1.6 – R$ 92.225

    Renault D. Oroch Express 1.6
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    A intermediária é outra que também tem imagem associada a trabalho, só que a cabine dupla confere versatilidade para ser usada para o lazer. Com motor 1.6 e dentro da lógica para transporte, esta versão de entrada é pouco equipada. Ar e vidros elétricos só como opcionais.

    Continua após a publicidade

     

    Utilitários – Picapes médias

    Ford Ranger XL CS 2.2 D 4×4 MT – R$ 179.790

    Ford Ranger XL CS 2.2 D 4x4 MT

    A Ranger é imbatível no custo/benefício entre as médias voltadas para o trabalho. Usa o valente motor 2.2 turbodiesel Duratorq, tem tração 4×4 e sai de fábrica com controles de estabilidade, tração e descidas, ar-condicionado, direção elétrica, regulagem de altura do volante e som com Bluetooth.

     

    Toyota Hilux DSL CS 4×4 MT – R$ 195.290

    Toyota Hilux DSL CS 4x4 MT
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    Picapeiro geralmente suspira pela Hilux, mesmo em sua versão mais básica. Além da boa reputação da marca e baixo custo de pós-venda, o modelo usa um robusto motor 2.8 turbodiesel de 204 cv e 42,8 kgfm e promete carregar até 1.190 kg com o câmbio manual de seis marchas.

     

    Nissan Frontier S MT 4×4 – R$ 193.800

    Nissan Frontier S MT 4x4
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    A Frontier se destaca por ter a conveniência da cabine dupla, bom acerto dinâmico e conjunto mecânico forte o suficiente para a labuta. O 2.3 de 160 cv ajuda na carga útil superior a 1 tonelada. Controles de estabilidade, tração, subidas e descidas, ar e vidros elétricos estão entre os equipamentos.

     

    Utilitários – Vans até 12 lugares

    MB Sprinter 416 T t a 3.665 mm – R$ 273.600

    MB Sprinter 416 T t a 3.665 mm
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    A Sprinter leva o bicampeonato na categoria com muitos méritos. É a van que tem a cesta de peças das mais competitivas da categoria e ainda se vale de um bom motor 2.2 turbodiesel com 146 cv. Além disso, é uma das com pegada mais confortável para o transporte de passageiros.

    Continua após a publicidade

     

    Peugeot Expert Minibus 10+ – R$ 187.990

    Peugeot Expert Minibus 10+
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    A van da marca francesa se destaca nos detalhes, especialmente no que diz respeito a equipamentos. Oferece ESP, assistente de partida em rampas, ar-condicionado com saídas independentes no teto e encostos reclináveis em todos os bancos. Usa motor turbodiesel de 115 cv.

     

    Citroën Jumpy 1.6 Minibus – R$ 187.990

    Citroën Jumpy 1.6 Minibus
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    Irmã da Expert, a Jumpy tem o mesmo conjunto mecânico, preço e custo de pós-venda. Assim como a boa lista de itens de série e a capacidade de 1.300 litros para bagagens com a última fila de bancos rebatida. A Peugeot é reconhecida por estar há mais tempo no mercado de comerciais.

     

    Utilitários – Vans acima até 12 lugares

    MB Sprinter 516 T t a 4.325 mm – R$ 284.400

    MB Sprinter 516 T t a 4.325 mm
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    A Mercedes-Benz faz barba e cabelo entre as vans. Com configuração 17+1, esta Sprinter tem mais de 4,30 m de entre-eixos e usa motor biturbo com 163 cv. Goza de boa reputação e de mecânica confiável, e pode receber, como opcional, a central multimídia interativa de última geração MBUX.

     

    Renault Master Minibus E L3H2 – R$ 278.250

    Renault Master Minibus E L3H2
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    O custo de manutenção mais baixo do segmento ajudou a Master Minibus Executive a garantir o segundo lugar no pódio da categoria. O destaque para o conforto fica no ar com saídas por toda a cabine e nos bancos que reclinam até 29 graus. Porém, são só 16 lugares.

     

    Fiat Ducato Minibus C 2.3 Diesel – R$ 225.890

    Fiat Ducato Minibus C 2.3 Diesel

    Continua após a publicidade

    A van de passageiros da marca italiana se manteve no pódio, mas perde a posição para a Master justamente pelo que cobra no pós-venda. Entre os destaques, a Ducato tem portas traseiras com ampla abertura, que facilita a colocação e retirada de bagagens. O motor é o 2.3 de 130 cv.

     

    Utilitários – Furgão até 1.000 kg

    Fiat Fiorino 1.4 Working 2p – R$ 82.990

    Fiat Fiorino 1.4 Working 2p
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    Quando o assunto é carro pequeno e barato para transportar volumes e cargas, o Fiorino é quase imbatível. O furgãozinho da Fiat garante o tricampeonato com base em seu custo/benefício agressivo e graças à ampla rede de concessionárias da marca. Além da fama de ser robusto e ter fácil manutenção.

     

    Peugeot Partner 1.6 – R$ 92.990

    Peugeot Partner 1.6
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    Praticamente único rival do Fiorino, o Partner se destaca pela caçamba maior e sua capacidade de carga de 800 kg (contra 650 kg, do Fiat). E também pelo recheio, que inclui painel de instrumentos digital, ar, porta lateral deslizante, computador de bordo e chave com telecomando.

     

    Fiat Fiorino 1.4 Endurance Evo – R$ 91.990

    Fiat Fiorino 1.4 Endurance Evo
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    A linha da Fiat ocupa outro lugar no pódio desta categoria com a versão mais equipada de seu furgão Fiorino. O motor é o mesmo 1.4, porém a vida a bordo é aliviada por equipamentos como ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos e computador de bordo.

     

    Utilitários – Furgão acima de 1.000 kg

    MB Sprinter 516 5T ta 4.325 mm – R$ 230.600

    MB Sprinter 516 5T ta 4.325 mm
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    O Sprinter maior assegura à Mercedes o bicampeonato na categoria de furgões – em 2020, o vencedor do Melhor Compra foi o Sprinter 415. Ganha no preço e no custo/benefício, já que tem plano de manutenção competitivo, conjunto mecânico robusto e boa lista de equipamentos.

    Continua após a publicidade

     

    Fiat Ducato Maximulti 2.3 Diesel – R$ 226.390

    Fiat Ducato Maximulti 2.3 Diesel

     

    O Maximulti traz as mesmas virtudes que a variante Minibus, inclusive a porta traseira com abertura de 270 graus, uma beleza para carga e descarga. Ainda oferece equipamentos como alternador de 150 A, entrada USB no painel, parede divisória com janela, e vidros e travas elétricos.

     

    Renault Master E. Vitré P. Conf. – R$ 238.090

    Renault Master E. Vitré P. Conf.

    O Master ganhou sobrenome pomposo e manteve a Renault no pódio da categoria. Com motor de 130 cv, esta variante tem compartimento de carga envidraçado e climatizado, e itens como ar-condicionado, desembaçador nos retrovisores, trio elétrico e carga útil de quase 1,6 tonelada.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

    Continua após a publicidade

    Capa quatro rodas 748 agosto 2021

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou
    ou ainda

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.