1º Jeep Commander Limited 1.3 turbo – R$ 246.790
Você pode ver o Jeep Commander como um Compass de sete lugares ou com porta-malas maior (661 litros com a terceira fila rebatida contra 420 litros). A versão Limited tem sete airbags, piloto automático adaptativo, frenagem de emergência e assistente de faixa, além de instrumentos digitais.
2º Mitsubishi Eclipse Cross HPE-S – R$ 228.990
Montado no Brasil, o SUV médio tem motor 1.5 turbo (165 cv) e CVT com simulação de oito marchas, além de um pacote interessante, com teto panorâmico, bancos dianteiros elétricos, piloto automático adaptativo, sete airbags e assistente de faixa. Versão com tração integral custa R$ 11.000 mais cara.
3º Peugeot 3008 GT Pack THP – R$ 257.470
O preço não é convidativo, mas o Peugeot 3008 tem estilo diferente e mimos como massagem nos bancos dianteiros, GPS 3D, sistema de som Focal, leitor de placas, ACC e ADAS, e estacionamento automático. A mecânica é conhecida: o motor 1.6 THP com 165 cv e câmbio automático de seis marchas.
SUVs acima de R$ 270.000
1º Porsche Macan GTS – R$ 710.000
Dentro das devidas proporções, este é um SUV com motor do Audi RS4. Ou seja, um V6 2.9 biturbo de 440 cv que, junto com o rápido câmbio PDK de sete marchas, a direção comunicativa e a suspensão mais firme prova que, sim, é possível fazer um SUV esportivo de verdade que não parece pesado.
2º Land Rover Defender 130 X – R$ 899.850
O mais portentoso dos Defender vem ao Brasil apenas em sua versão mais luxuosa. Leva oito pessoas em seus 5,36 m, com acabamento de madeira, couro e magnésio. Seu seis-cilindros 3.0 diesel de 300 cv é híbrido leve 48 V e, para um carro de 2,6 t, é econômico: fez 12,4 km/l na estrada em nosso teste.
3º Porsche Cayenne Turbo GT – R$ 1.332.912
Recém-atualizado, o Cayenne mais poderoso (tem V8 4.0 de 659 cv) se igualou ao irmão Lamborghini Urus Performante com 0 a 100 km/h em 3,3 s, mesmo custando menos de um terço. Outras novidades são a suspensão pneumática com válvulas duplas e a segunda central multimídia dedicada ao carona.