É tetra! Pela quarta vez a GM conquista o título desta categoria. Há duas novidades este ano: a picape passou por uma reestilização desde a última edição de Os Eleitos, e a Hilux (também com visual novo) conseguiu se classificar. A ordem do pódio repete o resultado de 2014, mas tanto a Chevrolet quanto a Toyota obtiveram avaliações mais altas. A S10 conseguiu 101,2, 98,8 e 98,6 pontos, em 2016, 2015 e 2014, respectivamente, e a Hilux obteve 97,6 em 2014. Já a Ranger evoluiu menos: tirou 97,2 em 2014, caiu para 95,9 em 2015 e voltou a 97 (2016).
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A S10 conquistou nove notas acima de 100. O espaço na caçamba é a maior: 105,6. O acesso aos comandos (104,2), tamanho da rede (103,5), visibilidade (102,3) e o nível de ruído (102,1) são outros destaques. A menor nota foi para consumo urbano (93,5) – porém, ainda assim melhor que a da Ranger, que tirou 90,5 no mesmo quesito.
Desempenho |
Estabilidade |
Consumo elevado |
Preço das peças |
Espaço interno |
“A picape é robusta, versátil e confortável. Atende às minhas necessidades e tem mecânica confiável” Wederson Lourenço Santana, 38, Jacareí (SP)
2º Toyota Hilux – 99,2
A renovação de estilo fez bem à nota geral da Hilux. No quesito design, foi de 95,2 (em 2014) para o atual 101,6 – porém, a nota ainda é inferior à da Ranger (103,3). O facelift também melhorou a percepção da modernidade do projeto (de 94,1 para 98,8). Seu maior destaque é o desempenho: conseguiu 102,5 em velocidade de arranque e 99,8 em capacidade de ultrapassagem. E permanece como referência em confiabilidade na marca: 99,6 pontos.
3º Ford Ranger – 97
Dos 23 quesitos analisados, a Ranger teve as piores notas em 19. Mas sejamos justos: não significa que essas avaliações sejam todas ruins. Com exceção de preços das peças (85,7), preço de compra (89,7), preço de seguro (90,7), consumo urbano (90,5) e rodoviário (90,8), as demais não foram críticas. A nota “vermelha” da caçamba foi um aceitável 101,1. Só duas notas foram as melhores do trio: design (103,3) e modernidade do projeto (102,7).