O segmento dos SUV permanece em festa. Entre os compactos, a agitação está até mais alta, com lançamentos programados até 2017. Não por menos, três estreantes em Os Eleitos tomaram os lugares mais altos do pódio.
LEIA MAIS:
>> Os Eleitos 2016: Picapes leves
>> Os Eleitos 2016: Assistência técnica
>> Os Eleitos 2016: Posto de combustível e lubrificante
A Hyundai, que no ano passado emplacou ix35 e Tucson, nem apareceu na foto. Duster perdeu duas posições e EcoSport manteve-se em quarto.No camarote da Honda, o HR-V é a estrela da vez. Os proprietários são quase fãs. Ele não ficou em último em nenhum critério de avaliação. Todo mundo está feliz com o design (102), capacidade de arranque (98,4), estabilidade (98,3) e consumo rodoviário (98,3). Entre as menores notas estão o preço de compra (88,8) e o nível de ruído (89,6) – reclamação compartilhada com o Fit.
Confiança na marca |
Consumo |
Espaço interno |
Preço de compra |
Nível de ruído |
“Um carro moderno, econômico e com belo design, além de ser de uma marca confiável.” Athos Ribeiro do Santos, 65, São José dos Campos (SP)
2º Jeep Renegade – 96,9
O jipinho está de parabéns: estreou em Os Eleitos com o segundo lugar, a apenas 0,2 ponto do HR-V. Elogios ao design (101,2), acesso aos comandos (101,6), à modernidade do projeto (98,9) e ao espaço interno (100,4). Mas a maior crítica foi para o porta-malas (83,1). Capacidade de ultrapassagem (92,1) e arranque (92,7) foram as piores notas do segmento e o consumo urbano (84,1) foi mal avaliado.
3º Chevrolet Tracker – 95,0
O Tracker não é novidade, nem o mais vendido entre os SUVs. Mas a versão LT aumentou sua presença nas ruas, o que o classificou a esta edição da pesquisa. Os proprietários não o amam, mas não têm críticas ferrenhas: apreciam o design (100), o acesso aos comandos (97,7) e a oferta de itens de segurança (97,4). Mas não curtem o preço das peças (86,3) e o consumo urbano (87,6).
4º Ford EcoSport – 94,7
No ano passado, o Eco ficou na lanterna do grupo e também na do ranking geral. Agora demonstra uma substancial reação (subiu 4,6 pontos), mas foi o suficiente apenas para permanecer no quarto lugar. Ele não foi o melhor em nenhum critério e só conseguiu um 100,5 em design. Os clientes apreciam o projeto moderno (98,7), mas não confiam no fabricante – a nota em confiabilidade foi (89,3).
5º Renault Duster – 93,8
De uma vitória em 2014 (com 97,5 pontos) à rabeira do segmento, os elogios se transformaram em alertas vermelhos: o Duster recebeu a pior avaliação em dez quesitos. Tirou 84,1 em preço das peças e 86,6 em acabamento interno. O preço alto fica ainda mais crítico com a nota baixa em durabilidade (88,3). Mas o Renault é o campeão da categoria em espaço interno (100,9) e porta-malas (103,9).