1° – Peugeot 208: 100,0
O 208 é um fenômeno em Os Eleitos. Campeão em 2015, ele não se classificou ao ficar de fora dos 45 mais vendidos no ano passado. Agora, volta à pesquisa em grande estilo, arrebatando o bicampeonato.
O francês superou a expectativa dos proprietários em nove quesitos, com destaque para o espaço do porta-malas (118,0), consumo rodoviário (106,8) e até mesmo espaço interno (104,9).
Reclamações? Preço das peças (89,0), nível de ruído (90,9) e durabilidade das peças (91,6).
Ano anterior: não participou
Os elogios:
- Porta-malas
- Espaço interno
- Consumo
As críticas:
- Custo das peças
- Nível de ruído
- Resistência das peças
Design excelente, confortável, econômico e com desempenho acima do esperado. O interior é um pouco ruidoso.
Jean Picolotto, Garibaldi (RS)
2° – Ford Fiesta: 94,9
Parece que o tempo não passa para os donos do Fiesta, vencedor entre os hatches compactos premium em 2016. O design (104,1) ainda é adorado, mesmo às vésperas de um facelift. Velocidade de arranque (103,2) e acesso aos comandos (102,1) também foram elogiados.
Porém, ele é caro de manter, como indicam as notas de preços de peças (79,9), preço de compra (82,1), valor de revenda (87,0) e seguro (87,7).
Pontuação no anterior: 96,7
3° – Renault Sandero: 94,7
O Sandero foi o melhor em apenas um quesito e o pior em oito. Seria um resultado desastroso se ele não ficasse na média – ou até acima dela – nas demais categorias.
Sobram elogios para o tamanho do porta-malas (107,3), design (102,6) e espaço interno (100,1). Entre os problemas, destacam-se nível de ruído (82,7) e preço das peças (85,6).
Pontuação no anterior: 95,5
4° VW Fox/CrossFox
Faltou muito pouco para o Fox desbancar o Sandero do terceiro lugar. Acesso aos comandos (105,9) e velocidade de arranque (104,2) foram as maiores notas do Fox – e da categoria também.
Espaço interno (101,4) foi outro item bem avaliado. Porém, preço de compra (80,4) e preço do seguro (85,2) tiveram as piores notas entre todos os hatches.
Pontuação no anterior: 95,6
Clique nos links abaixo para conferir os resultados de todas as categorias de Os Eleitos 2017:
- O grande campeão: Honda Civic
- Hatches compactos: VW Up!
- Picapes médias e picapes leves: Toyota Hilux e VW Saveiro
- Sedãs compactos: Nissan Versa
- Sedãs médios: Honda Civic
- SUVs: Nissan Kicks e Hyundai Creta
- Assistência técnica: Toyota
COMO SE MEDE A FELICIDADE DO DONO
Uma das razões que fazem Os Eleitos ser uma pesquisa diferente é seu critério de pontuação. Ele foi elaborado de maneira que se possam comparar modelos de segmentos distintos, analisando sempre o que o dono esperava e o que ele obteve depois da compra.
Em 2017, foram ouvidos 2.349 proprietários dos 45 automóveis mais vendidos no país – este último critério faz com que alguns modelos com vendas baixas não apareçam na pesquisa. Vale ressaltar: nenhuma das opiniões que você vê aqui retrata as avaliações dos jornalistas da QUATRO RODAS ou de nossos testes de pista. Entenda como a pesquisa funciona:
Satisfação / Expectativa = Índice de satisfação
- Índice acima de 100: o carro superou as expectativas.
- Índice em 100: satisfação corresponde exatamente à expectativa que o dono tinha antes da compra
- Índice entre 100 e 80: expectativa foi razoavelmente atendida.
- Índice abaixo de 80: o proprietário está insatisfeito.
Custos | preço de revenda / preço de compra / preço de seguro / preço das peças / consumo urbano / consumo rodoviário |
---|---|
Confiança na marca | ser um fabricante confiável |
Cobertura da rede | ser um fabricante com ampla rede de concessionárias |
Design / modelo | ser um projeto moderno / design do carro |
Desempenho | rapidez no arranque |
Segurança | estabilidade nas curvas / transmitir segurança / presença de itens de segurança |
Dirigibilidade | facilidade de ultrapassagem / oferecer boa visibilidade / facilidade de acesso aos comandos |
Conforto | acabamento interno / baixo nível de ruído / espaço interno / espaço do porta-malas / presença de equipamentos |
Manutenção | durabilidade / resistência das peças |