Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Guia do test-drive: descubra como o modelo escolhido se comporta

Após planejar todos os passos, chegou o momento de assumir o volante

Por Abril Branded Content
3 set 2018, 15h13
  • Seguir materia Seguindo materia
  • FIAT_MD_PAUTA3
    Na hora do teste, dirija como faz todos os dias (FCA Press/Divulgação)

    Chegou a hora do test-drive! Não tente se revelar bom piloto ou expert em tudo: dirija como faz todos os dias. Tire suas dúvidas e tenha consciência de que o vendedor sabe que você está em um carro com o qual não está acostumado.

    Deixe para testar som e conectividade depois. O silêncio a bordo é bom para avaliar o nível de ruído do motor, o isolamento acústico e o melhor momento para trocas de marcha. E também para verificar se é possível conversar em um tom de voz normal com o vendedor.

    Nos primeiros momentos, o ideal é prestar atenção na ergonomia da cabine e na visibilidade dianteira e dos retrovisores. Avalie o acesso aos comandos do carro. Quando se sentir mais confortável, tente manobras básicas de trânsito, como saídas rápidas de semáforo.

    Se o carro for manual, faça simulações de retomada de velocidade – sem mudar de marcha, deixe a velocidade diminuir, e depois acelere com algum vigor. Preste atenção nos pedais. Se o de embreagem tem curso longo ou curto, se é macio ou muito duro. E, claro, sem correr riscos, confira se o freio transmite confiança.

    Continua após a publicidade

    Se for um automático, preste muita atenção nas trocas, se são rápidas ou se são feitas corretamente em várias faixas de rotação. Se o câmbio for manual, teste as trocas de todas as marchas. A direção também merece atenção: é macia em manobras e firme em altas velocidades? O ar-condicionado mostra eficiência?

    Após saciar suas curiosidades, peça para estacionar o carro na volta à concessionária: analise se o porte do veículo deixa você confortável e, principalmente, avalie visibilidade e o quanto as rodas viram. É também uma chance de se habituar aos sensores de estacionamento (se houver) e até à câmera de ré, comum nos modelos mais sofisticados.

    Se o percurso não for suficiente para lhe dar confiança no negócio, peça mais uma voltinha, mas sem abusar da boa vontade do atendente. Em geral, o test-drive tem 2 quilômetros, mas pode mais que dobrar caso você demonstre real interesse nas funções do veículo e na conclusão do negócio.

    Continua após a publicidade

    Confira aqui o guia completo do test-drive perfeito.

    E, para saber mais sobre a campanha Melhor Direção e agendar um test-drive, clique aqui.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.