A carroceria circulava em esteiras e trilhos aéreos dentro da fábrica (Reprodução/Internet)
Mais de 21,5 milhões de unidades do Volkswagen Fusca foram produzidas (sem grandes mudanças) entre 1938 e 2003. O projeto encomendado pelo governo alemão (liderado por Hitler) no início dos anos 1930 tinha a missão de ser simples, funcional, confiável e tão barato quanto uma motocicleta da época.
Tudo bem que o primeiro Volkswagen não conseguiu chegar no preço-alvo, mas cumpriu muito bem as outras exigências. E, claro, tudo isso se refletiu na forma como o Fusca era produzido.
Isso fica muito claro na série de fotos a seguir, feitas na fábrica da Volkswagen em Wolfsburg entre o final dos anos 1940 e meados dos anos 1950. A essa altura, a fábrica já havia sido reconstruída pelas forças de ocupação britânicas e devolvida ao governo alemão com a produção a todo vapor.
Vale dizer que em 1955 esta fábrica alcançou seu primeiro milhão de unidades do Fusca produzidas. E que outras 18 fábricas ao redor do mundo também produziram o mais simpático dos Volkswagen.
A chapa do teto era enorme e incluía as colunas frontais, traseiras e o vidro traseiro (Internet/Reprodução) O transporte das peças de estamparia era totalmente manual (Internet/Reprodução)
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O icônico capô após ser conformado na prensa (Internet/Reprodução) O processo de soldagem das partes da carroceria era totalmente artesanal (Internet/Reprodução) A retirada dos gabaritos da solta elétrica era na marreta (Internet/Reprodução) Hoje a aplicação de solda elétrica é automatizada em grande parte das fábricas (Internet/Reprodução)
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Camisas do motor: por ser refrigerado a ar, os cilindros eram peças separadas do bloco do motor (Internet/Reprodução) Carcaças do câmbio empilhadas (Internet/Reprodução) Câmbio parcialmente montado recebendo usinagem (Internet/Reprodução) Estoque de tambores de freio (Internet/Reprodução) Montagem da carroceria era feita em esteiras (Divulgação/Volkswagen)
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Não havia muitas máquinas para auxiliar na montagem (Divulgação/Volkswagen)–(Divulgação/Volkswagen) A lataria já era tratada para ferrugem (Internet/Reprodução)–(Internet/Reprodução) Correção de imperfeições da carroceria é manual até hoje, mas usa-se máquinas e há menos defeitos (Internet/Reprodução)
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Início do processo de pintura (Internet/Reprodução) Processo de instalação das lonas de freio (Internet/Reprodução) Suspensão dianteira do tipo braço arrastado recebendo componentes do freio, ainda a tambor (Internet/Reprodução) O momento em que a carroceria é unida ao chassi já com motor, câmbio e suspensões montados (Divulgação/Volkswagen)–(Divulgação/Volkswagen)
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Começa o processo de instalação do chicote elétrico (Divulgação/Volkswagen) Costureira faz a forração acarpetada do interior (reprodução/Internet) Colocação da forração do teto era um processo artesanal e demorado (Internet/Reprodução) As calotinhas com o brasão da cidade de Wolfsburg (Internet/Reprodução)–(Internet/Reprodução) Primeiro abastecimento antes de sair da fábrica (Internet/Reprodução)–(Divulgação/Volkswagen)–(Divulgação/Volkswagen) Os carros saiam da fábrica por uma rampa (Divulgação/Volkswagen) Marco das primeiras 10.000 unidades produzidas em 1946 (Divulgação/Volkswagen)
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